Ir para conteúdo

Dicas para montar um portfólio online

arquivo

Aproveitei meu dia de folga hoje para finalmente montar meu portfólio online, que é algo que sempre recomendei para o pessoal do “Novo em Folha“.

Na verdade, não ficou bem como um portfólio, já que resolvi agregar o máximo possível de reportagens legais que fiz, para servir como um arquivo aqui para o blog, na seção recém-criada nessa abinha aí em cima. Separei nada menos que 211 trabalhos, coisa mais do que exagerada para um portfólio normal.

O processo de agrupar esse material me deu um baita trabalho, que poderia ter sido poupado se eu já soubesse o que vou dividir por aqui:

  1. O Issuu é o melhor site para fazer esse tipo de publicação. E olha que testei dezenas de ontem pra hoje. Fácil de usar, mas a versão gratuita tem limitações: só permite baixar até 20 documentos e, cada um, deve ter um limite máximo de 100 MB. Somando todas as reportagens que eu queria ter baixado, cheguei a 1,22 GB! Então tive um trabalho extra para cortar algumas, diminuir o tamanho de outras etc. Se você já montar seu portfólio pensando em algo focado e enxuto — como deve ser –, leve em consideração também o limite que você terá para fazer tudo num único documento.
  2. A melhor forma que encontrei de juntar várias páginas de PDF num documento só foi o programinha, levinho e facílimo, Gios. Você pode baixá-lo AQUI.
  3. Além de fazer o PDF, que tal atualizar seu currículo e criar uma conta no Linkedin? Não é só quando estamos à cata de emprego que devemos manter nossos perfis em redes sociais de trabalho atualizados. No caso de jornalistas, principalmente, isso é imprescindível. Mesmo querendo continuar no mesmo veículo em que estamos, é bom termos o “cartão de visitas” sempre em dia, inclusive para obtermos boas propostas de frilas no meio do caminho.

Aliás, acho que nunca sugeri isso aqui no blog, mas o livro “A Vaga é Sua“, que escrevi com a Ana Estela de Sousa Pinto, tira todas essas dúvidas que pairam sobre a cabeça de estudantes de jornalismo, principalmente. #ficaadica ;D

Cristina Moreno de Castro Ver tudo

Mineira de Beagá, jornalista, blogueira, poeta, blueseira, atleticana, otimista, aprendendo a ser mãe. Redes: www.facebook.com/blogdakikacastro, twitter.com/kikacastro www.goodreads.com/kikacastro. Mais blog: http://www.otempo.com.br/blogs/19.180341 e http://www.brasilpost.com.br/cristina-moreno-de-castro

2 comentários em “Dicas para montar um portfólio online Deixe um comentário

  1. Boa tarde. Existe algum problema de colocarmos em nosso portfolio matérias de jornais que não trabalhamos mais? Obrigado.

    Curtir

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: