O melhor da Virada Cultural

A guitarra de Sérgio Dias em minha primeira Virada Cultural, em 2008.

Desde que cheguei a São Paulo, não perdi nenhuma Virada Cultural. Ali vi dois shows dos Mutantes e um dos Novos Baianos, duas das minhas bandas brasileiras favoritas. Também vi Buena Vista Social Club e Cesaria Evora. Ouvi a Gal Costa. O John Lord (Deep Purple) tocando com a orquestra de São Paulo. Geraldo Azevedo e os outros reproduzindo a “Cantoria”. A Big Brother and the Holding Company, que já tocou com Janis Joplin. E vários ótimos trios e quartetos de jazz e blues. Tudo geralmente acompanhada de grandes amigos, muitos mineiros em visita, e feito a pé, já que moro na região central da cidade.

Acho a ideia da Virada genial, apesar de suscetível a várias críticas, como a que um amigo fez no ano passado.

Neste ano eu já montei meu cardápio de atrações que gostaria de assistir. Eu digo “gostaria” porque ainda estou meio doente e porque já sou uma idosa, sem nenhum pique de virar a noite na rua, como já fiz tantas vezes.

Mas meu cardápio começa às 19h de hoje e termina à 1h, recomeçando de novo só às 12h de amanhã. Então, se tudo der certo e se o clima colaborar, conseguirei cumprir pelo menos parte dele. Dependo também de conseguir convencer os amigos a irem nas mesmas apresentações, porque é ruim ir sozinha e eles têm gostos musicais bem diferentes dos meus.

Mas aí está minha listinha dos melhores de 2012, para quem estiver sem inspiração de montar o próprio cardápio:

Sábado

  • 19h – McCoy Tyner Quartet, na praça da República
  • 21h30 – Lou Donaldson (saxofonista de jazz fodástico com 60 anos de carreira), ainda na praça da República
  • ou 21h – Mutantes, na São João (acho que vou preferir o Lou, porque já vi quatro ou cinco shows dos Mutantes na vida)
  • até 23h30 – Stand-up na Sé, onde haverá, entre outros, o ótimo Bruno Motta (lá vai ter stand-up direto, nas 24h, sem parar. Então pus esse horário pra encaixar mesmo).
  • 24h – Samba da Vela, de Santo Amaro, que dizem ser bem legal. No largo de São Francisco. Mas provavelmente vou pular este e voltar mais cedo…
  • Na volta pra casa, vou ver se a fila pra galinhada do Alex Atala, em Santa Cecília, estará viável.

Domingo

  • 12h – Titãs, na São João.
  • 14h – The Suman Brothers Band, excelente banda de blues, já fui a show deles! No Paissandu.
  • Aí vou ver se consigo encarar de novo as barraquinhas dos chefs da gastronomia em Santa Cecília.
  • E, se tiver pique, às 18h, vou ao Gilberto Gil, na praça Julio Prestes. Mas é provável que eu pule este também e volte pra casa umas 15h…

Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Avatar de Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, escritora, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1, TV Globo, O Tempo etc), blogueira há mais de 20 anos, amante dos livros, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Autora dos livros A Vaga é Sua (Publifolha, 2010) e (Con)vivências (edição de autor, 2025). Antirracista e antifascista.

2 comments

  1. ai até queria ir na virada, mas ando velha pra enfrentar a muvuca noturna, mas devo ir comer na sta cecília amanhã… quem sabe a gente encontra. bjs clara

    Curtir

    1. Pois é, eu também tou velha. Mas ontem minha programação foi velha e longe de muvucas: o palco de jazz estava com muita gente, mas “vazio”, muito tranquilo. E até o clima colaborou, porque foi a Virada mais quente que já vi na vida. O show do Lou Donaldson foi um dos melhores que vi nos últimos tempos! Vou colocar um vídeo aqui depois, se tiver ficado audível. Hoje, por outro lado, desisti de ir à Virada. Ontem foi suficiente rs. Vou almoçar na casa de uma amiga em vez de enfrentar as filas pra pegar comida nessas tendas.
      bjos

      Curtir

Deixe um comentário

Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo