‘Sunny – O Lado Bom da Vida’: uma lição para crianças e adultos

As cores do livro 'Sunny - O Lado bom da Vida' são de Lark Pien.
As cores do livro 'Sunny - O Lado bom da Vida' são de Lark Pien.

Dia desses fui com o Luiz à melhor biblioteca de Belo Horizonte e ele escolheu este livro para ler: “Sunny – O Lado Bom da Vida“. Começou a leitura quase imediatamente, devorando cada página com os olhos, e terminou poucos minutos depois. “Gostou, filho?” “Gostei, mas o final é triste.”

Fiquei curiosa e impressionada com a velocidade com que ele leu um livro de mais de 200 páginas, ainda que fosse uma história em quadrinhos. Por isso, fui ler também. E descobri que, embora estivesse na prateleira da literatura infanto-juvenil, esta obra dos irmãos Jennifer L. Holm e Matthew Holm não é necessariamente voltada para crianças.

O livro é autobiográfico, inspirado em uma experiência difícil que os irmãos viveram quando eram crianças. Se não quiser nenhum spoiler, pule os próximos dois parágrafos.

Na história, a menina Sunny, de 10 anos, sofre com o mesmo problema que os autores: o abuso de drogas por alguém da família deles. No caso dela, seu irmão mais velho. Mas, como dizem os autores em uma nota no fim da obra: “Quando alguém da sua família luta contra a dependência de drogas, a família inteira também luta“.

Eles também escreveram: “Quando crianças, éramos apenas espectadores desse comportamento que, mesmo assim, afetou todo o nosso mundo. Fez com que nos sentíssemos envergonhados, assustados e tristes. (…) Escrevemos este livro para que jovens leitores que estejam passando pelo mesmo problema não se sintam envergonhados, como nós nos sentimos“.

Sunny é enviada para a Flórida, para passar o verão com o avô em um lar de idosos. Um lugar cheio de velhinhos, bem diferente do que espera uma criança em férias. Mas ela faz um amigo e vai vivendo uma rotina diferente, em que descobre um universo de heróis dos quadrinhos, jacarés assustadores, gatinhos fujões, pãezinhos na bolsa, sofás-cama barulhentos e outra porção de coisas que podem ser irritantes, entediantes ou realmente encantadoras.

O livro mescla esse presente na Flórida com o passado recente na Pensilvânia, e vai costurando os dois períodos, para que a gente entenda o que levou Sunny até essas férias com o avô.

Assim como ela, vamos descobrindo como olhar esse lado bom da vida – uma frase que seu avô solta e que, sem dúvida, marcará sua vida toda, e até sua personalidade.

A vida nem sempre é fácil, crianças, mas pode ser boa. (E o final, na verdade, nem é triste…).

 

Capa do livro 'Sunny - O Lado Bom da Vida'Sunny – O Lado Bom da Vida
Jennifer L. Holm e Matthew Holm
Ed. SESI-SP
224 páginas
R$ 42 na Amazon (preço consultado na data do post, sujeito a alteração)

Mais dicas de bons livros em forma de quadrinhos:

Você também vai se interessar:

➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.

➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉

Canal do blog da kikacastro no WhatsAppReceba novos posts de graça por emailResponda ao censo do Blog da Kikafaceblogttblog


Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Avatar de Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, escritora, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1, TV Globo, O Tempo etc), blogueira há mais de 20 anos, amante dos livros, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Autora dos livros A Vaga é Sua (Publifolha, 2010) e (Con)vivências (edição de autor, 2025). Antirracista e antifascista.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo