Desenhos musicais

Estão vendo este livro aí? É sensacional.

Robert Crumb é um dos melhores desenhistas que tem por aí. O sujeito consegue fazer detalhes de expressões faciais, contrastes e sombras só com o preto e branco, sem nenhuma gradaçãozinha de cinza pra ajudar. Consegue fazer tanto o retrato perfeito de uma figura quanto a caricatura mais infantilizada de alguém. É ótimo no traço, enfim.

Pra melhorar, o cara é um pesquisador. Fuça em livros, em notícias e mergulha nos assuntos que lhe interessa como um verdadeiro historiador. Isso se traduz na redação das histórias.

Pra melhorar mais ainda, seu tema de paixão é o blues. Ele simplesmente adora aquela música negra dos anos 30 pra antes. O blues elétrico não serve, tem que ser aquele rural, acústico, só na base do violão e da gaitinha e da voz ritmada de algum negão do sul dos Estados Unidos, ou de Chicago.

E o resultado é esse livro maravilhoso, que ganhei de presente da turminha de amigos que fiz aqui em São Paulo que eu intitulo como “turma do blues”, reproduzindo o nome que dava ao grupo de Beagá que serviu de ponte para conhecer o grupo daqui, num festival de gaita de Campinas, em 2008.

Se você gosta de blues e de desenhos, sirva-se com gosto. Ao som do Charley Patton.

Por falar nele, terminemos esta segunda-feira braba assim:

(O desenho que aparece no vídeo é o retrato perfeito de Patton, feito pelo Crumb.)

Anúncios

13 comentários sobre “Desenhos musicais

  1. Cris; fiquei felizão de ver esse post. Eu gosto muito mesmo do Crumb. Gosto demais de quadrinhos, sobretudo os independentes, e o Crumb é o papa dos quadrinhos underground. Tem uma carreira mega produtiva com genialidades que começaram nos anos 60. Os quadrinhos dele estão bem inseridos no contexto da contracultura americana, que nasceu naquela época. Ele desenhava em San Francisco e vivia um pouco do movimento hippie, mas até disso era era deslocado… Tenho uma porção de livros ótimos dele, mas esse ainda não li. Nas livrarias tem muitos desses de capa dura, e são caros. Eu compro aos poucos, hehehe. E me chama qq dia pra turma do blues!

    Curtir

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s