15 passeios para as férias de julho com as crianças em BH

Passeios para as férias de julho com as crianças em BH. Fotos: blog da kikacastro / arquivo
Passeios para as férias de julho com as crianças em BH. Fotos: blog da kikacastro / arquivo
  • Texto atualizado em 26.7.2024

Meu filhote Luiz entra em férias escolares hoje – assim como uma porção de crianças.

Infelizmente não vou acompanhá-lo nesta jornada de descanso, porque entrei há apenas seis meses em um trabalho novo. Mas sem dúvida vou pensar em maneiras de divertir meu pequeno, toda vez que as brechas da rotina me permitirem.

Afinal, ninguém merece passar 20 dias em frente a uma televisão (embora, sim, existam programas legais para assistir também).

Pensando nisso, reuni neste post algumas ideias de passeios legais para fazer com as crianças nestas férias de julho. Anote aí!

15 passeios em BH para fazer com as crianças nestas férias de julho

1- Ir ao CCBB ver a exposição gratuita Mundo Zira, sobre a obra infantil de Ziraldo

É uma mostra altamente interativa, o que faz com que as crianças possam brincar e se divertir, mas também desperta os “maluquinhos” adormecidos dentro de nós. Além disso, é um trabalho bonito, muito colorido, em alguns momentos meio futurista, em outras tantos, muito poético. Saiba mais sobre a exposição e veja várias fotos.

Exposição Mundo Zira, no CCBB, em homenagem ao Ziraldo. Foto: CMC / blog da kikacastro
Exposição Mundo Zira, no CCBB, em homenagem ao Ziraldo. Foto: CMC / blog da kikacastro

2- Ver a exposição gratuita e interativa Pimpa

A Casa Fiat está recebendo uma exposição bem legal para as crianças, desde as pequenininhas: Pimpa, uma cachorrinha famosa na Itália. A mostra é interativa, com vários jogos, área para as crianças desenharem, cenários coloridos etc. E é gratuita. Vale a pena dar um pulo lá, pertinho da Praça da Liberdade, com as crianças da família 🙂 Mais informações.

Um dos cenários da mostra Pimpa, na Casa Fiat. Foto: CMC / blog da kikacastro
Um dos cenários da mostra Pimpa, na Casa Fiat. Foto: CMC / blog da kikacastro

3- Ir ao cinema ver “Divertida Mente 2”

Este filme, assim como o anterior, aborda uma miríade de assuntos complexos: o crescimento, o amadurecimento, o autoconhecimento, a autoafirmação, a construção da identidade, a construção das convicções pessoais, a amizade, o medo de rejeição, a solidão, a insegurança, além do funcionamento do cérebro, das memórias e dos sonhos. Eu ri, gargalhei, me emocionei, chorei. De novo. Leia a resenha completa e veja o trailer deste filme.

Os personagens do filme Divertida Mente 2: Tédio, Vergonha, Inveja, Ansiedade, Alegria, Nojo, Raiva, Medo e Tristeza.
Os personagens do filme Divertida Mente 2: Tédio, Vergonha, Inveja, Ansiedade, Alegria, Nojo, Raiva, Medo e Tristeza.

4- Ir conhecer a melhor biblioteca de BH e escolher até cinco livros de graça para pegar emprestado

Meu filhote Luiz já pegou emprestado todos os livros disponíveis do Ziraldo, já leu a coleção quase toda da Casa na Árvore, os livros dos Detetives do Prédio Azul, já leu Ruth Rocha, Tatiana Belinky, Maurício de Sousa, Roald Dahl (está neste momento mesmo com a Fantástica Fábrica de Chocolate), e muitos outros. O que não falta são livros bons por lá – para as crianças e os adultos! Saiba mais sobre esta biblioteca maravilhosa e gratuita.

Luiz e três primos (todos frequentadores assíduos) lendo na melhor biblioteca de Belo Horizonte. Foto: acervo pessoal / blog da kikacastro
Luiz e três primos (todos frequentadores assíduos) lendo na melhor biblioteca de Belo Horizonte. Foto: acervo pessoal / blog da kikacastro

5- Ir a um parque de diversões

Recentemente, fui com o Luiz a um parque itinerante que estava no Expominas, e que já deve ter saído de lá. Era uma quarta à noite, tivemos pouco tempo para brincar, mas foi uma delícia! Ele ficou em êxtase! E nem custou muito caro. Além desses parques e circos que às vezes aparecem pela cidade, temos o Parque Guanabara, bem fixo perto da Lagoa da Pampulha, e sempre uma diversão garantida para as crianças pequenas e as grandes 😉 Saiba mais sobre o Parque Guanabara e veja fotos.

Roda gigante do Parque Guanabara

6- Ir ao zoológico

Já que estamos falando sobre a Pampulha, um passeio bacana por lá é o zoo de BH. Lá é um lugar muito arborizado, cheio de sombras, com muito verde, ótimos espaços para piquenique, muitos food trucks com comidas e tudo muito agradável. Veja o post que escrevi na minha última ida até lá, com 3 dicas para aproveitar melhor o passeio.

Os elefantes do zoo de BH
Os elefantes do zoo de BH. Foto: CMC

7- Passear de triciclo no entorno da lagoa da Pampulha

Fechando as dicas relacionadas à Pampulha, queria sugerir o passeio de triciclo. Quando fizemos, foi muuuuuito gostoso! O Luiz ficou sentado na cadeirinha na frente, enquanto eu e o Beto pedalamos atrás, durante uma hora, admirando aquela paisagem belíssima do nosso cartão postal de BH. Todos adoramos! Depois, ao devolver a bike, ainda paramos para tomar uma água de coco geladinha e comer um pastel. Saiba mais sobre este passeio ao redor da lagoa.

Passeio de triciclo na orla da lagoa da Pampulha é delicioso!
Passeio de triciclo na orla da lagoa da Pampulha é delicioso!

8- Ir a algum dos vários parques maravilhosos de BH

Fiz um post inteirinho dedicado aos passeios em parques de Belo Horizonte, que sugiro a leitura com calma, e que sirva de inspiração para estas férias de julho. Ainda mais aproveitando que é um período sem chuvas e que, neste ano, está super quente, não tem coisa melhor do que um programa em meio a muito verde! Meu destaque vai para o Parque Municipal, que, além de muito verde e das lagoas, tem também muitos brinquedos no parquinho e no parque de diversões.

Lagoa no Parque Municipal de BH
Um dos lagos dentro do Parque Municipal. Foto: CMC

9- Ir ao Mercado Central de BH

Em setembro, o mercadão vai completar 95 anos, e segue sendo um dos passeios mais interessantes de Belo Horizonte. É um lugar onde se encontra de tudo um pouco (inclusive vários brinquedos tradicionais) e onde se come muito bem. O Luiz sempre se diverte quando vai para lá. Saiba quais são as melhores lojas para você comprar queijos, doces e outras delícias no Mercado Central de BH.

Dona Zelinha é atenciosa com os clientes e vende melhores queijos e doces do Mercado Central de BH. Foto: Beto Trajano.
Dona Zelinha é atenciosa com os clientes e vende melhores queijos e doces do Mercado Central de BH. Foto: Beto Trajano.

10- Ver a exposição a céu aberto do CURA

Já que falei sobre um passeio no centro de BH, esta é uma boa oportunidade de levar seu filho para andar a pé pelas ruas da cidade e, de quebra, conhecer algumas obras de arte bonitas como os painéis gigantes do CURA, o Circuito Urbano de Arte. Veja algumas fotos e localizações dessas obras de arte urbana.

Fotos de quatro painéis do CURA, em prédios no Centro de BH. Crédito: CMC / blog da kikacastro
Fotos de quatro painéis do CURA, em prédios no Centro de BH. Crédito: CMC / blog da kikacastro

11- Ir a algum museu legal com a meninada

Museus também trazem experiências enriquecedoras, e as crianças sempre adoram! Minhas duas dicas principais são o Museu de Ciências Naturais da PUC Minas (ainda mais se for uma criança que ama dinossauros, como o Luiz!) e o Museu das Minas e do Metal, que também é muito interessante. Veja mais museus de Belo Horizonte.

12- Ir a Inhotim

Já faz mais de dez anos desde que estive em Inhotim pela última vez, então confesso que não sei como está. Mas não deve ter mudado tanto assim: é um enorme espaço a céu aberto, com muito verde, muito lugar pras crianças correrem e muitas obras de arte (impossíveis de conhecer numa única visita). Então é uma boa pedida para ir com as crianças, principalmente com a família inteira junta.

Inhotim. Foto: CMC

13- Ir a Ouro Preto (nem que seja de bate-volta)

Ouro Preto fica a apenas uma hora e meia de BH. Dá para ir só passar o dia, numa boa. Dá pra ir de carro, van turística ou ônibus. E, chegando lá, o que não falta é coisa pra fazer: andar de trem, ver igrejas históricas, museus, feiras de artesanato, ir a restaurantes deliciosos e vários outros passeios incríveis. Ouro Preto é apaixonante, e ótima pedida para as férias! Veja uma dica de hospedagem e uma de refeição em Ouro Preto.

Ouro Preto, patrimônio da humanidade ❤

14- Ir a uma luderia

Aqui em casa a gente ama jogos de cartas e de tabuleiro. Além de jogar com os que temos, também adoramos jogar em luderias, como o Funtasy (que já fechou), o LudoCafé BH e o Comdado, que conhecemos recentemente. Trata-se de um passeio divertido para a família toda: que tal chamar os primos e passar uma tarde agradável de sábado – ou uma noite de quarta-feira – jogando longe das telas? 😉 Neste post eu trago dicas de restaurantes com espaço kids gratuito e falo mais sobre a LudoCafé.

Luiz e eu, perto de uma prateleira de jogos do LudoCafé BH, na primeira vez que fomos lá, em 2024. Foto: arquivo pessoal/ blog da kikacastro
Luiz e eu, perto de uma prateleira de jogos do LudoCafé BH, na primeira vez que fomos lá, em 2024. Foto: arquivo pessoal/ blog da kikacastro

15- Ir ao Parque Estadual da Serra da Rola-Moça

Mirante no Parque Estadual Serra do Rola-Moça. Foto: CMC / blog da kikacastro
Eu e Luiz no mirante no Parque Estadual Serra do Rola-Moça. Foto: CMC / blog da kikacastro

Estivemos lá no último domingo e foi uma delícia! E pensar que um lugar tão bonito fica tão pertinho da gente. Saindo da Savassi, está a apenas 25 km de distância. A principal atração é a vista exuberante: são vários mirantes, dos quais podemos ver as serras e as cidades de Belo Horizonte, Brumadinho, Nova Lima e Ibirité. Incluímos no passeio uma ida a Casa Branca, distrito de Brumadinho cheio de restaurantes gostosos (almoçamos no ótimo Abóbora, observados pelos miquinhos e cercados por natureza). Mais informações sobre o Parque da Serra do Rola-Moça.

A seguir, uma galeria de fotos:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Você também vai gostar destes posts:

➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.

➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉

Canal do blog da kikacastro no WhatsAppReceba novos posts de graça por emailResponda ao censo do Blog da Kikafaceblogttblog


Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Avatar de Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, escritora, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1, TV Globo, O Tempo etc), blogueira há mais de 20 anos, amante dos livros, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Autora dos livros A Vaga é Sua (Publifolha, 2010) e (Con)vivências (edição de autor, 2025). Antirracista e antifascista.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo