‘Eu e o Universo’: uma série que nos estimula a amar a ciência

A série 'Eu e o Universo' (Brainchild) ensina crianças – e adultos – a amarem e se divertirem com a ciência!
A série 'Eu e o Universo' (Brainchild) ensina crianças – e adultos – a amarem e se divertirem com a ciência!

Vale a pena assistir na Netflix: Eu e o Universo (Brainchild)
2018 | 13 episódios, com 22 a 25 min. cada | nota 10

Recentemente assisti a uma série INCRÍVEL junto com o Luiz. Apesar de ela estar classificada como 10 anos na Netflix, não vi nenhum motivo para que ele, aos 8, não pudesse assistir. E ele AMOU.

Mas acho que eu amei mais ainda, hehe.

É uma série curta, com infelizmente apenas uma temporada, totalizando 13 episódios de vinte e poucos minutos cada.

Neles, aprendemos sobre CIÊNCIA! Tem coisa mais legal que ciência? Tem: eles explicam sobre o mundo de uma maneira fácil de entender, cheia de curiosidade, e muito lúdica, nos estimulando a fazer testes do outro lado da tela.

A ótima apresentadora Sahana Srinivasan pergunta se é mais seguro comer em cima de uma tábua de carne, um laptop ou uma tampa de privada.
No episódio sobre germes, a ótima apresentadora Sahana Srinivasan pergunta se é mais seguro comer em cima de uma tábua de carne, um laptop ou uma tampa de privada.

Os temas abordados são os seguintes:

  1. Redes sociais (fala sobre por que elas nos viciam tanto e aborda o cyberbulling)
  2. Germes (fala sobre os vários tipos de micróbios que existem, que alguns são bons e outros ruins, e como combater os ruins)
  3. Super-heróis (fala sobre superpoderes que todos nós possuímos, como superforça, superaudição e supervisão – e a gente testa e fica de queixo caído!)
  4. Sonhos (explora o universo dos sonhos, o que podem significar, quais os mais comuns, e sobre os estágios do sono e como melhorar a qualidade dele)
  5. Espaço (fala sobre o universo, as galáxias, os astros e estrelas, e nossa insignificância nisso tudo)
  6. Emoções (fala sobre os sentimentos, como nojo, raiva e alegria, e por que são contagiosos)
  7. Motivação (fala sobre como podemos nos estimular e fazer coisas que não queremos)
  8. Oceanos (fala sobre as camadas do oceano e as criaturas bizarras que vivem no misterioso mar)
  9. Pensamentos (explica como os pensamentos são formados, como podemos pensar mais rápido e mais racionalmente)
  10. Forças ocultas (fala sobre a gravidade, o magnetismo, a eletricidade e outras forças invisíveis que tornam nossa vida possível)
  11. Criatividade (mostra como a criatividade acontece, o que podemos fazer para ampliar nossa imaginação e se crianças são mais ou menos criativas que adultos – e por quê)
  12. Memórias (fala como as lembranças são formadas e dá dicas para nos tornarmos menos esquecidos)
  13. Idade (o último episódio, chamado de Supere os Pais, é um jogo em que pais e filhos são desafiados a fazer várias tarefas. Mas também é uma forma de mostrar quais as vantagens e desvantagens do envelhecimento para determinadas habilidades).
Cena do episódio 'Supere os Pais', de Brainchild.
Cena do episódio ‘Supere os Pais’, de Brainchild.

É tudo muitíssimo interessante e divertido! Um programa lúdico, mas também didático, que nos mostra como o cérebro é um instrumento poderoso que possuímos, e que podemos estimular de várias formas.

Bom seria se todas as crianças assistissem a programas como este, que incentiva o amor pela ciência, nestes tempos tão obscuros em que vivemos, de negacionismo, terraplanismo e antivacinas.

E melhor ainda se a Netflix resolvesse criar novas temporadas para seu Brainchild. Ainda há muito o que explorar neste mundão, pessoal! Que tal convidar a apresentadora (ótima, por sinal) Sahana Srinivasan e a divulgadora científica Alie Ward para a segunda temporada, que pode tratar, por exemplo, de temas como alergias, vacinas, mudanças climáticas, videogames, aprendizado de idiomas, primeira infância, puberdade, hormônios, demência, efeitos dos esportes no corpo, jogos de raciocínio, vícios, alimentos, nascimento, envelhecimento, vida no deserto, Floresta Amazônica, Antártida… são inúmeras as possibilidades!

A cientista Alie Ward, que aparece em todos os episódios da série 'Eu e o Universo'
A cientista Alie Ward, que aparece em todos os episódios da série ‘Eu e o Universo’

Enquanto isso, não deixem de assistir a esta ótima primeira temporada da série, de preferência junto a seus filhos! 😉

Assista ao trailer de ‘Eu e o Universo’:

 

Você também vai gostar destes posts:

➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.

➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉

Canal do blog da kikacastro no WhatsAppReceba novos posts de graça por emailResponda ao censo do Blog da Kikafaceblogttblog

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1 e TV Globo, UOL, O Tempo etc), blogueira há 20 anos, amante dos livros, poeta, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Antirracista e antifascista.

Deixar um comentário