Abri uma exceção para o projeto Chef em Casa, na última semana, e cozinhei com o Luiz uma receita que ele já conhecia, e adorava: o biscoito de polvilho com queijo.
A primeira vez que fizemos esta receita foi nas minhas férias, em março de 2021, no auge da pandemia.
Nem as praças de BH estavam abertas nessa época, que dirá clubes, cinemas ou restaurantes. Na segunda semana de férias, a “onda roxa” tinha fechado até as pousadinhas em todo o Estado, então também não adiantava fugir para o interior.
Sem opções de passeios, e o Luiz sem aulas, nem mesmo remotas, o que nos restou foi usar a imaginação dentro de casa. Cozinhar foi parte da programação.
Esta receita de biscoito de polvilho a gente descobriu na revista “Wine”, edição de fevereiro de 2021. Ela não é exatamente fácil, nem rápida e suja muuuuita vasilha, além de ter fugido ao propósito do Chef em Casa de o Luiz experimentar comidas novas.
Mas, olha: o resultado é uma delícia! Rende muito (de 30 a 40 biscoitos), e eles ficam gostosos demais. Então, de vez em quando, vale a pena! Anote aí.
Ingredientes
- 120 ml de óleo de soja
- 200 ml de água fria
- 250 gramas de polvilho azedo
- 1 colher (chá) de sal
- 1 xícara de queijo ralado (eu usei um queijo minas artesanal delicioso, mas pode ser parmesão também)
- 1 ovo
Modo de preparo
1. Deixe os ingredientes todos separados nas medidas certas, para facilitar, e o queijo já ralado. Ligue o forno a 200 graus para ir pré-aquecendo.

2. Ferva 150 ml da água. Em seguida, acrescente o óleo.
3. Desligue o fogo da panela e junte lá dentro, aos poucos, o polvilho, o queijo e o sal, mexendo até virar massa homogênea.

4. Leve a massa ainda quente para a batedeira e acrescente o ovo e, aos poucos, o restante da água, enquanto você bate até virar a consistência de um glacê.

5. Coloque essa massa num saco de confeiteiro ou, se não tiver (como eu), num saquinho plástico limpo, com um furinho na ponta. É meio difícil, a massa é muito grudenta, mas não desista!

6. Coloque papel-manteiga numa assadeira e vá espremendo o saquinho plástico nessa assadeira, formando biscoitos compridinhos ou na forma que preferir. Essa é a parte mais divertida pras crianças! 🙂

7. Coloque a assadeira (precisei de duas!) em forno pré-aquecido durante 15 a 20 minutos (no meu caso, que é um forno grande, tive que deixar por 30 minutos. Vale vigiar de perto).

Prontinho! Delicioso! Coma ainda quentinhos, de preferência com um cafezinho passado na hora 😉

Resultado:
- Luiz deu nota 9,5
- Eu dei nota 10.
- O pai dele, nota 8
Anotamos tudo no caderninho de receitas 😉 Semana que vem tem mais! Até a próxima =D
Veja como preparar também:
- Pão de queijo instantâneo no micro-ondas
- Brigadeirão de micro-ondas
- Biscoitos de chocolate assados
- Cozinhe em casa: 12 receitas de arroz, feijão, carnes diversas e vegetais simples, deliciosas e fáceis
- Mais receitas
- Mais posts sobre maternidade
➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.
➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉
Descubra mais sobre blog da kikacastro
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


