Receitas para fazer com crianças: bolinho de espinafre

Bolinhos de espinafre prontos.
Hummmm....! Delícia!

Hoje vou inaugurar esta nova série do blog, “Receitas para fazer com crianças“, por um motivo bem nobre: comecei ontem a cozinhar com meu filho.

Minha ideia é que seja uma atividade que nós dois vamos fazer toda quarta-feira à noite, tipo nosso Masterchef particular. Expliquei tudo para ele, que ficou animadíssimo, e foi quem batizou de “Chef em Casa“.

Caderno onde está escrito CHEF EM CASA e tem desenho de uma mulher e uma criança, de mãos dadas.
Luiz batizou nosso programa de “Chef em Casa” e fez esta capa para o caderno de receitas, com um desenho que ele fez de mim e dele, de mãos dadas.

Peguei um caderno com capa dos Beatles que eu tinha ainda sem usar, ele fez uma capa bonita para nosso Chef em Casa, criou um índice e inauguramos com a primeira receita, de bolinho de espinafre, que escolhi por ser uma comidinha que minha mãe sempre fazia lá em casa quando eu era criança, e eu adorava.

Caderno de receita. Índice. Item 1: bolinho de espinafre. Tudo escrito com letra de criança.
Luiz criou o índice com a letrinha de criança dele e o jeito de escrever dele também.

Antes de falar sobre a receita em si, vou só explicar por que eu resolvi cozinhar com meu filho.

Tentando ajudar meu filho a comer melhor

O Luiz é uma criança incrível, tem um zilhão de qualidades, mas tem uma enorme dificuldade de comer. Ele não aceita comer quase nada! Aos quase 7 anos de idade, ele come, basicamente: vitamina de banana com leite, aveia e mel no café, arroz, feijão, ovo e frango no almoço, pão com manteiga e presunto, leite e chocolate no fim do dia. E macarrão, batata, pizza, açaí, enfim, poucas coisas mais.

De um modo geral, sua alimentação é até saudável, apesar de ter pouca variedade. Não toma refrigerante, por exemplo. Quase não come nada frito. O suco é sempre 100% fruta.

Mas come zero salada, zero legumes, zero verduras. Nada verde. E morre de medo de experimentar coisas novas.

Já tentamos de tudo, mas é uma luta.

Fora nosso receio de que isso impacte na saúde e no crescimento do Luiz, ainda tem o desgaste natural que isso está gerando. O almoço virou uma hora do dia terrível, de constantes discussões. É péssimo tanto pra ele quanto pra gente.

Ontem foi um desses dias de almoço horrível, que terminou em tristeza para todos os lados. Enquanto eu lavava as vasilhas pensando em desistir, deixar pra lá, parar de tentar inventar soluções, acabei tendo esta última ideia do Chef em Casa.

Minha ideia é que, de uma maneira divertida e envolvida em carinho, meu pequeno:

  • se aproxime mais dos alimentos,
  • veja como as refeições dão trabalho de fazer
  • e se interesse mais em experimentar coisas novas.

Como, por exemplo, o espinafre, que é uma verdura, mas pode ter uma cara diferente com o bolinho.

Acho que isso pode tanto desenvolver o paladar dele quanto o gosto pelo próprio ritual da refeição. Quem sabe, comendo uma coisa nova por semana, ele não chegue ao fim do ano gostando mais de comida e nossos almoços então fiquem mais leves?

Enquanto isso, vamos preenchendo aquele caderno com capa dos Beatles de memória afetiva…

P.S. Eu não sei cozinhar, nem gosto de cozinhar, e meu próprio paladar está longe de ser muito sofisticado. Então a experiência será um esforço grande e um aprendizado para mim também. Espero ser recompensada com bons resultados…

Anote a receita de bolinho de espinafre!

Agora, vamos finalmente à receita! Esta receita abaixo é um mix de coisas que encontrei na internet + o que minha mãe me ensinou por telefone + o que aprendi fazendo.

Ingredientes:

  • Um maço de espinafre completo
  • Três ovos
  • 1,5 xícara de farinha de trigo
  • Meia cebola picadinha ou cebolinha (ou pode fazer sem, se seu filho tiver muita resistência)
  • Sal a gosto
Maço de espinafre
Usei o maço completo do espinafre, inclusive o talo.

Modo de preparo:

#1 Lave o espinafre e pique ele em pedacinhos pequenos. Aproveite inclusive o talo, que também é nutritivo (e assim você evita desperdício de comida, né?)

#2 Coloque o espinafre cortado em uma panela com água fervente e deixe por uns 3 minutos.

#3 Retire o espinafre depois desse tempo, deixe ele escorrer e esfriar um pouco, e depois misture ele com todos os demais ingredientes, em uma tigela. Cuidado para não exagerar no sal, hein!

Mistura para fazer bolinho de espinafre.
Minha primeira mistura ficou assim. Depois acabei colocando mais um ovo e um pouco mais de farinha, até chegar à quantia que coloquei no post.

#4 Misture bem. A massa final não vai ficar dura nem vai ficar muito coesa, por causa das folhas. Isso é normal.

#5 Pegue a massa com uma colher de arroz, para ficar como um bolinho, e coloque numa frigideira com óleo de girassol quente. Na minha frigideira coube quatro bolinhos de cada vez.

Quatro bolinhos de espinafre sendo fritos na frigideira
Coube quatro bolinhos na minha frigideira, de cada vez.

#6 Frite bem os bolinhos, lembrando de virá-los de tempos em tempos, e depois os coloque numa bandeja forrada com papel-toalha, para ajudar a retirar o excesso de óleo.

Bolinhos de espinafre sendo fritos na frigideira
Em poucos minutinhos estão todos fritos! Gosto deles mais douradinhos assim.

#7 Depois que esfriar, é só comer! Fica uma delícia! O meio é mais macio, mas as pontinhas ficam super crocantes 😉

Bolinhos de espinafre prontos.
Hummmm….! Delícia!

Minha receita ontem rendeu uns 15 bolinhos, aproveitando bem o espinafre, inclusive boa parte do talo.

Resultado:

O Luiz deu nota 7,5 e eu dei nota 9 para o resultado, e anotamos no caderno. Depois ele custou a comer tudo e baixou a nota para 5,5. (Respira fundo, Cris, é um processo…)

Caderno com anotação de receita de espinafre
Anotei como faz a receita e o Luiz colocou as notas no pé da página.

De toda forma, ele ainda amou o Chef em Casa! Me agradeceu mil vezes, pediu pra gente repetir toda semana e até pra fazermos mais de uma vez por semana. Disse que semana que vem vai comer tudo do próximo prato. E deu pra ver que ele curtiu o momento especial juntos e a aventura de experimentar o espinafre. Hoje de manhã estava até fazendo vídeo no meu celular com filtro de cozinheiro:

Luiz, menino de 6 anos, com filtro de chef de cozinha, em frame de vídeo.
No vídeo ele falava com sotaque italiano: “Mama mia!” heheheh

Semana que vem tem mais! Até a próxima =D

 

Leia também:

➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.

➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉

Responda ao censo do Blog da Kikafaceblogttblog

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1 e TV Globo, UOL, O Tempo etc), blogueira há 20 anos, amante dos livros, poeta, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Antirracista e antifascista.

2 comentários

Deixar um comentário