Detector de mentiras desconstrói pronunciamento de Temer

Texto escrito por José de Souza Castro:
Michel Temer gastou no sábado 12 minutos para tentar se defender da denúncia da Procuradoria Geral da República que se baseou na delação de Joesley Batista, dono JBS e da marca Friboi. No domingo, um laudo técnico da Truster Brasil (Tecnologia em análise de voz) afirmou que o Presidente da República “parece ter conhecimento de que não existe manipulação no áudio divulgado” e que “sabe que não continuará à frente do governo”.
O laudo assinado por Mauro J. Nadvorny – “Perito em Veracidade” – pode ser lido aqui. A Truster Brasil, com sede em Porto Alegre, é representante oficial da Nemesysco. Esta, conforme a Wikipedia, é uma empresa israelense que vende programas de análise de voz, comercializados para prevenção de fraude, entre outros propósitos, e que têm sido usados por companhias de seguro, call centers, bancos e aeroportos.
A Nemesysco precisa ainda provar que sua tecnologia não se sustenta numa pseudociência.
Temer tem muito a agradecer por essa ressalva. Pois, a ser verdade o que diz o laudo, o presidente da República não estava sendo verdadeiro, no seu pronunciamento de sábado, “quando afirma que o áudio estaria sendo impugnado por conta das mais de cinquenta edições realizadas e não tem certeza de que o áudio tenta macular sua reputação e invalidar o país”. Ainda, que não está sendo verdadeiro quando afirma:
- Não acreditar que Joesley Batista teria segurado juízes.
- Que continuará à frente do governo.
- Que não deu aval para a compra do silêncio de Eduardo Cunha e que esta anuência não existe na gravação.
Além disso, muito provavelmente não está sendo verdadeiro, quando afirma:
- Que a gravação foi manipulada e adulterada com objetivos subterrâneos.
- Que Joesley cometeu o crime perfeito e que a notícia foi seguramente vazada por gente ligada ao grupo que antes de entregar a gravação comprou um bilhão de dólares.
- Que Joesley obteve empréstimos bilionários nos dois últimos governos para avançar seus negócios enganando os brasileiros e que agora esteja morando nos EUA.
- Que por conta das reclamações de Joesley com relação às instituições, esta seria a prova de que seu governo não estava aberto para ele, e que pelo não atendimento aos pleitos dele não se sustentaria a acusação de corrupção passiva contra si.
- Que está acabando com os velhos tempos das facilidades para os oportunistas.
- Que indicou uma outra pessoa para ouvir suas auguras. (Está sendo verdadeiro quando afirma que não existe crime nesta atitude. Porém, observa o perito, a pessoa a quem Temer se refere “é alguém de sua confiança e intimidade. Não se trata de qualquer pessoa como ele tenta dar a entender e por conta disso a tecnologia aponta uma inverdade na situação. Sim, não existe crime em indicar uma terceira pessoa para escutar outra, mas neste caso a tecnologia mostra existir uma intenção em apontar esta pessoa que ele não menciona pelo nome”.)
- Que tem crença nas instituições brasileiras.
- Que houve uma montagem na gravação para criar um flagrante. (“Está sendo verdadeiro quando afirma que ouve (Sic) um grande planejamento para obtenção do áudio”).
O laudo aponta outras duas situações em que Michel Temer foi verdadeiro: quando afirma que seu governo tem rumo; e quando diz que Joesley especulou contra a moeda nacional.
Na conclusão geral, o perito afirma que Michel Temer não mantém mais uma boa relação com Eduardo Cunha. E que, apesar das insinuações do presidente e de seu aparente desprezo por Joesley, “sabe que as reclamações do empresário com relação a algumas instituições de seu governo não têm relação alguma com as conclusões a que chega com relação aos possíveis crimes cometidos pelo Presidente da República. Tampouco que isso seria a prova cabal do não cometimento destes crimes. É uma relação que ele sabe que simplesmente não se sustenta. O Sr. Presidente da República não acredita nas instituições brasileiras e sabe que não continuará à frente do governo”.
É isso aí. Não vou defender o laudo técnico da Truster Brasil, pois não conheço a tecnologia utilizada – e nem cabe a mim contestá-lo. Não me chamo Michel Temer… Ufa!
Leia também:
- Aécio Neves e o que não se lia na imprensa mineira até recentemente sobre ele (um e-book para baixar gratuitamente na Biblioteca do Blog)
- A linguagem imprópria de Aécio na conversa com o dono da Friboi
Categorias

Cristina Moreno de Castro Ver tudo
Mineira de Beagá, jornalista, blogueira, poeta, blueseira, atleticana, otimista, aprendendo a ser mãe. Redes: www.facebook.com/blogdakikacastro, twitter.com/kikacastro www.goodreads.com/kikacastro. Mais blog: http://www.otempo.com.br/blogs/19.180341 e http://www.brasilpost.com.br/cristina-moreno-de-castro