Como valorizar a vida: um trecho de ‘Um Drama na Malásia’

dramamalasia

Terminei no último fim de semana a leitura do segundo Somerset Maugham consecutivo: “Um Drama na Malásia”. É um livro muito bom, com todas aquelas pitadas filosóficas do autor, mas também com aventuras e personagens muito marcantes — um médico viciado em ópio, um marinheiro bandido, um jovem misterioso, um idealista que adora Shakespeare, um místico que idolatra Camões, um velho meio gagá e uma jovem beldade que não saberia disso na década de 1930, mas já era uma feminista.

Recomendo a leitura deixando como degustação uma frase dita pelo excelente Doutor Saunders, o personagem mais cínico, irônico e desapegado que já encontrei na literatura mundial:

“Nunca tive nenhuma simpatia pela atitude ascética. O homem sábio é aquele que combina os prazeres dos sentidos e os prazeres do espírito, de modo a aumentar a satisfação que cada um deles lhe proporciona. A coisa mais valiosa que a vida me ensinou foi olhar para o passado sem remorsos. A vida é curta, a natureza hostil, o homem ridículo. Mas a maior parte das desventuras tem suas compensações. Com um certo humor e uma boa quantidade de bom senso, qualquer homem poderá valorizar o bocadinho de vida que lhe toca.” (Páginas 152-153)

Concordam com ele? 😉

Um drama na Malásia (Original: The Narrow Corner, de 1932)
Somerset Maugham
Ed. Rio Gráfica
226 págs.
Achei a edição nova por R$ 33

Leia também:

faceblogttblogPague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!


Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Avatar de Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, escritora, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1, TV Globo, O Tempo etc), blogueira há mais de 20 anos, amante dos livros, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Autora dos livros A Vaga é Sua (Publifolha, 2010) e (Con)vivências (edição de autor, 2025). Antirracista e antifascista.

2 comments

  1. Posso estar enganado mas tem algo da filosofia budista ai….o meio termo, viva bem fisicamente e espiritualmente.Tento fazer isso, mas confesso que fico mais pelo lado físico rs.

    Curtir

Deixe um comentário

Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo