Como valorizar a vida: um trecho de ‘Um Drama na Malásia’

dramamalasia

Terminei no último fim de semana a leitura do segundo Somerset Maugham consecutivo: “Um Drama na Malásia”. É um livro muito bom, com todas aquelas pitadas filosóficas do autor, mas também com aventuras e personagens muito marcantes — um médico viciado em ópio, um marinheiro bandido, um jovem misterioso, um idealista que adora Shakespeare, um místico que idolatra Camões, um velho meio gagá e uma jovem beldade que não saberia disso na década de 1930, mas já era uma feminista.

Recomendo a leitura deixando como degustação uma frase dita pelo excelente Doutor Saunders, o personagem mais cínico, irônico e desapegado que já encontrei na literatura mundial:

“Nunca tive nenhuma simpatia pela atitude ascética. O homem sábio é aquele que combina os prazeres dos sentidos e os prazeres do espírito, de modo a aumentar a satisfação que cada um deles lhe proporciona. A coisa mais valiosa que a vida me ensinou foi olhar para o passado sem remorsos. A vida é curta, a natureza hostil, o homem ridículo. Mas a maior parte das desventuras tem suas compensações. Com um certo humor e uma boa quantidade de bom senso, qualquer homem poderá valorizar o bocadinho de vida que lhe toca.” (Páginas 152-153)

Concordam com ele? 😉

Um drama na Malásia (Original: The Narrow Corner, de 1932)
Somerset Maugham
Ed. Rio Gráfica
226 págs.
Achei a edição nova por R$ 33

Leia também:

faceblogttblogPague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

Anúncios

2 comentários sobre “Como valorizar a vida: um trecho de ‘Um Drama na Malásia’

  1. Posso estar enganado mas tem algo da filosofia budista ai….o meio termo, viva bem fisicamente e espiritualmente.Tento fazer isso, mas confesso que fico mais pelo lado físico rs.

    Curtir

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s