O sotaque de Beagá e os turistas que nos visitam com suas bolachas

Já que ontem fiz uma verdadeira exaltação a Belo Horizonte, hoje vou trazer uma pequena piada-homenagem a nosso lindo sotaque (modéstia à parte!). Encontrei neste Facebook AQUI:

biscoito

 

A verdade é que aqui a gente fala “biscoito” mesmo, pelo menos em Beagá. Mas “trem” serve pra qualquer coisa, então, inclusive, por que não, para os biscoitos 😉

(Bolacha é só aquela coisa que a gente dá na cara de alguém muito folgado 😛 )

Os dois termos constam no Dicionário atualizado de paulistanês, com tradução direta do mineirês, que publiquei aqui no blog em 2011, com muita ajuda dos leitores. Não viu ainda? CLIQUE AQUI e bom aprendizado! 😉

Naquela mesma época, fiz um Manual de Guerra aos mineiros que acabaram de chegar a São Paulo. Imagino que muita coisa tenha mudado desde então, mas acho que algumas dicas ainda podem ser úteis até hoje. Se conhece alguém que está de mudança para a Terra Cinza, compartilhe com ele ou ela!

Não vou detalhar mais nada sobre nosso querido sotaque, porque acho que o assunto merece muito mais que um post, talvez uma coleção de enciclopédias completa, com 60 volumes. Só uma coisinha que não posso deixar de comentar: NINGUÉM FALA “BELZONTE” POR AQUI!!!!!!! N-I-N-G-U-É-M! PAREM COM ISSO!!!! É FEIO!!! E IRREAL!!!!

Feito o desabafo aos gritos, dou o toque cordial aos forasteiros: é muito mais comum a gente chamar Beagá de Beagá. Ou o “Belorizontch”, se quisermos usar a palavra completa. MAS NUNCA BELZONTE!!!!!!

Publico este post no finalzinho das férias escolares e queria compartilhar por aqui que, embora a cidade tenha se esvaziado bastante, nós também recebemos muitos turistas, e acho que esse movimento de visitantes está cada vez maior 🙂 Vejo pela quantidade enorme de pessoas que chegaram ao blog em busca do Guia Turístico de Belo Horizonte com 90 dicas de passeio. Uma coisa é certa: há muito o que fazer e muito sotaque bonito para se ouvir por aqui 😀

Espero que os turistas de outros Estados e cidades tenham se divertido e aproveitado bastante. Quem quiser enviar um relato de como foi a experiência de passear por BH, ou alguma história legal que tenha vivido aqui, pode me mandar por email e eu terei prazer em publicar aqui no blog.

Leia também:

faceblogttblogPague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

Anúncios

2 comentários sobre “O sotaque de Beagá e os turistas que nos visitam com suas bolachas

  1. Ufa, finalmente alguém para dizer que não existe “belzonte” em Belo Horizonte!
    Sempre que digo que sou de BH alguém vem com “ah, belzonte, né?” e eu fico com cara de tacho…
    Abraços para você e Luiz.

    Curtir

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s