Já que ontem fiz uma verdadeira exaltação a Belo Horizonte, hoje vou trazer uma pequena piada-homenagem a nosso lindo sotaque (modéstia à parte!). Encontrei neste Facebook AQUI:
A verdade é que aqui a gente fala “biscoito” mesmo, pelo menos em Beagá. Mas “trem” serve pra qualquer coisa, então, inclusive, por que não, para os biscoitos 😉
(Bolacha é só aquela coisa que a gente dá na cara de alguém muito folgado 😛 )
Os dois termos constam no Dicionário atualizado de paulistanês, com tradução direta do mineirês, que publiquei aqui no blog em 2011, com muita ajuda dos leitores. Não viu ainda? CLIQUE AQUI e bom aprendizado! 😉
Naquela mesma época, fiz um Manual de Guerra aos mineiros que acabaram de chegar a São Paulo. Imagino que muita coisa tenha mudado desde então, mas acho que algumas dicas ainda podem ser úteis até hoje. Se conhece alguém que está de mudança para a Terra Cinza, compartilhe com ele ou ela!
Não vou detalhar mais nada sobre nosso querido sotaque, porque acho que o assunto merece muito mais que um post, talvez uma coleção de enciclopédias completa, com 60 volumes. Só uma coisinha que não posso deixar de comentar: NINGUÉM FALA “BELZONTE” POR AQUI!!!!!!! N-I-N-G-U-É-M! PAREM COM ISSO!!!! É FEIO!!! E IRREAL!!!!
Feito o desabafo aos gritos, dou o toque cordial aos forasteiros: é muito mais comum a gente chamar Beagá de Beagá. Ou o “Belorizontch”, se quisermos usar a palavra completa. MAS NUNCA BELZONTE!!!!!!
Publico este post no finalzinho das férias escolares e queria compartilhar por aqui que, embora a cidade tenha se esvaziado bastante, nós também recebemos muitos turistas, e acho que esse movimento de visitantes está cada vez maior 🙂 Vejo pela quantidade enorme de pessoas que chegaram ao blog em busca do Guia Turístico de Belo Horizonte com 90 dicas de passeio. Uma coisa é certa: há muito o que fazer e muito sotaque bonito para se ouvir por aqui 😀
Espero que os turistas de outros Estados e cidades tenham se divertido e aproveitado bastante. Quem quiser enviar um relato de como foi a experiência de passear por BH, ou alguma história legal que tenha vivido aqui, pode me mandar por email e eu terei prazer em publicar aqui no blog.
Leia também:
- Post de uma mineira bairrista
- O bom e o ruim de Minas
- Manual de guerra aos mineiros que acabaram de chegar a SP
- Dicionário atualizado de paulistanês com tradução direta do mineirês
- Guia turístico de Belo Horizonte com 90 dicas de passeio
- Que tal passar as férias em BH?
Descubra mais sobre blog da kikacastro
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.




Ufa, finalmente alguém para dizer que não existe “belzonte” em Belo Horizonte!
Sempre que digo que sou de BH alguém vem com “ah, belzonte, né?” e eu fico com cara de tacho…
Abraços para você e Luiz.
CurtirCurtir
Ninguém merece, né!
CurtirCurtir