Agora os gays podem se casar no Brasil

bonecosbolonoiva

A questão, que vai resolver diversos entraves na vida dos homossexuais brasileiros, foi decidida por uma simples resolução do CNJ, o Conselho Nacional de Justiça, presidido por Joaquim Barbosa. Ainda pode ser questionada no Supremo Tribunal Federal, mas, até que isso ocorra, se é que vai ocorrer, todos os cartórios do país são obrigados a realizar o casamento civil ou a converter a união estável em certidão de casamento, quando solicitados pelos noivos, independentemente de sua sexualidade.

No que isso vai mudar sua vida? Provavelmente em nada, se você for heterossexual. Se for homossexual, vai poder adotar o estado civil de “casados”, fazer troca de sobrenome, garantir herança – enfim, ter um reconhecimento imediato, perante a Justiça, de sua união.

Trata-se de mais um avanço a se juntar ao comemorado por este blog em 2011. Uma dessas pequenas e lentas revoluções de costumes, que ficaram tanto tempo entravadas por conta de uma meia-dúzia de pessoas que se sentiam ofendidas com essa mudança, meio sem saber como argumentar a respeito.

O que mais me admirou foi a sacada de Barbosa, que resolveu um impasse histórico a partir de uma resolução simples, sem ter que esperar que o Congresso, dominado por bancadas conservadoras, alterasse o Código Civil (por favor, pessoas mais entendidas, fiquem à vontade para me corrigir se não for tão simples quanto parece).

Agora ainda falta as pessoas pararem de olhar torto para as mulheres que moram sozinhas, os casais que se juntam por um tempo antes de resolverem oficializar um relacionamento, aqueles que decidem não ter filhos, os que não seguem uma religião, os que não querem uma festa de casamento tradicional, os que pedem demissão de uma grande empresa para frilar, os homens que dançam balé, as mulheres que jogam futebol – enfim, todas essas pessoas corajosas, que existem aos montes, que entendem que o significado da palavra “liberdade” é tomar as próprias decisões, às vezes divergindo da sociedade ou sem o seu aval, em busca do que consideram ser “felicidade“.

Anúncios

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s