Nem todo negro no restaurante é o garçom

garcom

O título do post é para provocar mesmo.

Mas, por mais óbvia que seja a constatação, por incrível que pareça, é comum as pessoas verem um negro “dando sopa” em um restaurante e já irem pedindo um chopp ou uma cadeira. (Ou verem uma negra num clube e acharem que é a babá da filhinha da madame.)

Quem conta como funciona essa “confusão”, num texto irretocável, é o jornalista Vinicius Luiz, em um post publicado ontem em seu blog.

Comentei lá:

“O que me irrita é ainda haver a insistência de que não há racismo no Brasil. De que o que pega por aqui são questão meramente econômicas: a renda mais baixa explica uma qualidade de ensino pior que explica menos pobres nas universidades públicas, por exemplo. Até explica, mas não só. O racismo que existe no Brasil prega, mesmo que silenciosamente, que os negros ocupem apenas cargos ou profissões ou bancos de escola que pagam menos ou têm menos prestígio social. E, quando um negro assume a presidência do STF, uns aplaudem pelo tardio da coisa e outros muitos pela raridade. Mas há os que aplaudem por educação ou obrigação, disfarçando o racismo que persiste no Brasil.

Eu escrevo muito sobre isso no meu blog, mas é bem melhor ler do ponto de vista de quem sofre com isso na pele, como você. A grosseria do tom de voz com que o sujeito te abordou no bar (ou que imprimi a ele, ao ler seu texto) nos leva a outra questão ainda: como essas pessoas que trabalham com serviços são maltratadas. Já falei sobre isso também. Obrigada pelo post.”

Enfim, CLIQUEM AQUI para ler o post de Vinicius na íntegra – e ajudem a compartilhar. O Brasil precisa aprender a se olhar no espelho, antes tarde do que nunca.

***

Leiam também:

P.S. Quem me conhece sabe como adoro os garçons e fico amiga deles de cara (tipo este e estes). Quem souber ler o post vai entender que a questão não tem nada a ver com a profissão de garçom propriamente dita. Seria desnecessário eu pôr este “P.S.” aqui, mas sei como funciona a internet…

Anúncios

2 comentários sobre “Nem todo negro no restaurante é o garçom

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s