O Agente Secreto: leia minha resenha e veja o trailer do filme

Wagner Moura está impecável em O Agente Secreto.
Wagner Moura está impecável em O Agente Secreto.

Vale ver no cinema: O Agente Secreto
2025 | 2h38 de duração | Classificação: 16 anos | nota 9

É meio inevitável comparar “O Agente Secreto” com “Ainda Estou Aqui“. Não só por abordarem o período da ditadura militar no Brasil, mas também pelo elenco estrelado e pelo sucesso que fizeram no exterior.

Enquanto o filme de Walter Salles foi indicado a três categorias do Oscar e levou uma estatueta para casa (a primeira do Brasil no prêmio!), além de Fernanda Torres ter ganhado um Globo de Ouro por sua atuação (e mais uma penca de prêmios), o filme de Kleber Mendonça Filho levou quatro prêmios em Cannes (de cinco indicações) – incluindo de melhor diretor e melhor ator para Wagner Moura – e tem boas chances de ganhar até mais de uma indicação no Oscar.

Elenco do filme O Agente Secreto no Festival de Cannes. Foto: Festival de Cannes / Instagram
Elenco do filme O Agente Secreto no Festival de Cannes. Foto: Festival de Cannes / Instagram

Apesar das semelhanças, os dois filmes são muito diferentes, em vários aspectos.

A começar pelo gênero. “Ainda Estou Aqui” é um drama biográfico, baseado nas memórias do escritor Marcelo Rubens Paiva, sobre acontecimentos históricos reais, como a tortura e assassinato de seu pai, o ex-deputado Rubens Paiva, pelo governo militar, e a batalha subsequente de sua mãe, Eunice Paiva.

Canal do blog da kikacastro no WhatsApp

Já “O Agente Secreto” é uma ficção, do começo ao fim, ainda que inspirada por vários acontecimentos reais:

  • O personagem interpretado por Wagner Moura é um professor acossado pela ditadura militar, que precisa se esconder para se proteger e proteger o filho. Vários tiveram que fazer o mesmo durante o regime, ainda mais naquele auge da truculência, após o AI-5, em que se passa a história.
  • Ele se vê obrigado a usar um nome falso, assim como várias pessoas que também estão com medo dos agentes da ditadura. Isso também existiu no Brasil.
  • Embora seja traído por algumas pessoas corrompidas pelo caminho (como o sujeito que entrega seu endereço), ele também recebe apoio de uma verdadeira rede de solidariedade. Isso também existiu na História.
  • A Perna Cabeluda é uma lenda real que existe em Pernambuco, e realmente foi tema de reportagens de jornal, como mostra o filme (e esta ótima reportagem da Piauí a respeito).
  • Tem até uma menção ao mais recente “caso Miguel” (menino de 5 anos que morreu após cair de um prédio no Recife, em 2020, após ser deixado sozinho no elevador pela ex-patroa de sua mãe).

“O Agente Secreto” nem mesmo é um drama. É muito mais um thriller, um misto de ação, suspense e até uma pitada de terror fantástico, na cena da Perna Cabeluda.

A produção é caprichadíssima, com direito a dezenas de Fuscas e outros carros dos anos 70, as atuações são maravilhosas (com destaque óbvio para Wagner Moura, que faz um personagem complexo e interessante), o roteiro é excelente justamente por abordar a tensão da ditadura militar de um jeito diferente de tudo o que já foi feito no Brasil, até com uma certa ironia (que eles chamam de “pirraça”).

Tânia Maria faz um papel não muito grande no filme, mas está incrível.
Tânia Maria faz um papel não muito grande no filme, mas está incrível.

A cena inicial, por exemplo, do personagem de Moura tentando abastecer o carro enquanto dois policiais pés-de-chinelo tentam arrancar uma propina dele, já mostra o ouro que veremos nas mais de duas horas seguintes.

Veremos toda a corrupção entranhada em vários níveis (dos guardinhas da esquina aos chefões de estatais como a Eletrobras), que a ditadura propiciou, toda a violência escancarada e a negligência diante dos absurdos, toda a altivez do personagem principal que, nas palavras do ator, é “um homem que resolve manter-se fiel aos seus valores, quando tudo o que tá ao redor dele diz o contrário”.

Eu não gostaria de dizer mais, porque acho que uma das melhores coisas que fiz foi ter ido ao cinema sem ter lido muito sobre o filme antes. A história nos é entregue aos pedacinhos, devagarinho, com muito suspense. A gente demora um bom tempo até entender o quadro completo de quem é o protagonista, o que ele faz em Recife e por que todos estão se sentindo tão ameaçados. E é isso que torna este filme tão brilhante. Por isso, convido você a ir ao cinema desinformad@ e se surpreender na mesma medida que eu 😉

Só tirei um pontinho da minha nota porque não gostei do fim. Até entendi a intenção do diretor* e roteirista Kleber Mendonça Filho, mas achei que quebrou o ritmo da história de um jeito meio brochante. Mesmo assim, é uma parte pequena que não compromete o todo. E o todo é simples: “O Agente Secreto” é um filme excelente, que merece ser visto e aplaudido pelo mundo afora. E que venha mais um Oscar! 😀

Assista ao trailer do filme O Agente Secreto:

* Contém spoiler: pra mim, a intenção do diretor com esse fim foi mostrar que o Brasil atual não dá a mínima para sua história e para o que aconteceu na ditadura militar, mesmo ela sendo relativamente recente. Aliás, o Brasil atual não liga nem pro que aconteceu outro dia mesmo, na pandemia, quando outro filhote de ditador ocupava o poder…

Você também vai gostar destes posts:

➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.

➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉

Canal do blog da kikacastro no WhatsAppReceba novos posts de graça por emailResponda ao censo do Blog da Kikafaceblogttblog


Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Avatar de Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, escritora, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1, TV Globo, O Tempo etc), blogueira há mais de 20 anos, amante dos livros, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Autora dos livros A Vaga é Sua (Publifolha, 2010) e (Con)vivências (edição de autor, 2025). Antirracista e antifascista.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo