- Texto escrito por Cristina Moreno de Castro
Como prometi na semana passada, hoje começo mais um resgate de uma série de vídeos que gravei em 2010 para o blog Novo em Folha, da “Folha de S.Paulo”, desta vez sobre os bastidores de uma redação de jornal.
É possível e até esperado, é claro, que algumas práticas tenham mudado nesses 15 anos. Mas acredito que o principal ainda esteja valendo. Seja como for, fica como uma curiosidade e memória do jornalismo, para qualquer um que tenha interesse nesse assunto, especialmente os estudantes de jornalismo e colegas.
Vou começar com o vídeo que gravei com Marcelo Sakate, que era pauteiro do caderno de Economia da “Folha”, contando como é o trabalho de um pauteiro de jornal.
Vale dizer que esta é uma função em extinção nos jornais, mas ainda existe nos veículos de maior porte. O que acontece é que, se antes os jornalistas tinham cargos bem definidos e delimitados, hoje estão assumindo cada vez mais funções, equilibrando pratinhos que antes eram compartilhados por duas, três, até quatro pessoas diferentes. É o sucateamento da profissão.
Mas essa rotina trazida por Sakate no vídeo ainda é comum aos jornalistas que chegam mais cedo, pauteiros ou não, que têm que definir quais serão os investimentos de cobertura do dia. Isso num jornal impresso, já que a rotina de um portal de notícias é muito menos planejada e muito mais voltada para apagar incêndios à medida que aparecem.
Sem mais delongas, assista ao vídeo sobre o trabalho do pauteiro:
Quem é Marcelo Sakate?
Marcelo Sakate começou a carreira cobrindo Esporte (na Gazeta Esportiva e Lance!), mas acabou migrando para Economia durante os oito anos em que trabalhou na “Folha“.
De lá, ele passou pela revista Veja (9 anos como repórter sênior de economia), C6 Bank (editor do site de finanças 6 Minutos por 1 ano), CNN Brasil por 5 meses, revista Exame (editor por quase 2 anos) e, desde maio de 2022, é editor-chefe da Bloomberg Línea no Brasil.
Próximo episódio: como um repórter define sua pauta
Esta série que começo a resgatar hoje terá, ao todo, 13 vídeos. Vou trazer um novo episódio toda terça-feira, terminando em meados de dezembro.

O próximo será sobre como um repórter define sua pauta, que vai trazer uma entrevista com Ana Paula Sousa, que era repórter da Ilustrada, Evandro Spinelli, que era repórter de Cotidiano, Sílvia Freire, que era repórter da Agência Folha, Vinícius Dominichelli, que era repórter do Agora, e Rodrigo Mattos, que era repórter de Esporte.
Até lá! 😀
Você também vai gostar destes posts:
- Livro Sucursal das Incertezas, de José de Souza Castro, ganha versão impressa e nova cara digital
- A entrevista mais difícil que o jornalista James Cimino já fez
- Um manual de redação antirracista para jornalistas
- O jornalismo mudou. Para melhor ou pior?
- O jornalismo como conheci está com os dias contados
- Um estudo sobre a sobrevivência do jornalismo
- Reflexão aos leitores e fazedores de jornais
- Jornalistas agora têm que lutar contra fake news, coronavírus e o fascismo
- As dicas de 37 grandes jornalistas para quem está começando na profissão
- Uma homenagem às mulheres que fizeram a diferença na minha carreira
➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.
➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉
Descubra mais sobre blog da kikacastro
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.




