Uma Batalha Após a Outra: leia minha resenha e veja o trailer do filme

Leonardo DiCaprio no filme Uma Batalha Após a Outra.
Leonardo DiCaprio no filme Uma Batalha Após a Outra.

Vale a pena assistir: Uma Batalha Após a Outra (One Battle After Another)
2025 | 2h41 de duração | Classificação: 16 anos | nota 9

“Uma Batalha Após a Outra” nem bem estreou nos cinemas e já está sendo considerado um dos melhores filmes do ano (ou simplesmente o filme do ano), uma obra-prima, e um dos favoritos ao Oscar pelos críticos (ou mesmo o favorito).

Só fui descobrir isso depois de assistir, porque evito ler resenhas antes de ir ao cinema. Até as sinopses e os trailers eu tenho evitado, porque é impressionante como ninguém se importa em dar spoilers. E eu realmente detesto spoiler.

Pra mim, nada se compara à experiência de chegar a uma sala de cinema e ver diante de mim, literalmente, uma tela em branco.

É por isso que, ao escrever minhas resenhas aqui no blog, sempre tomo o cuidado de não dar nenhum spoiler. Vai que os leitores que chegam aqui têm as mesmas manias que eu, não é mesmo? 😉

Canal do blog da kikacastro no WhatsApp

Não sei se este é o melhor filme do ano e não faço ideia se é favorito ao Oscar, mas sem dúvida é um filmaço.

Estamos falando de mais uma sátira política. Mas, ao contrário de “Mickey 17“, outro filmaço que também faz críticas ao autoritarismo perverso, este é mais uma mescla de drama, thriller e ação e contém bem menos comédia.

Ou, pensando bem, a comédia é menos escancarada, embora também esteja ali. Por exemplo, nos trejeitos do “vilão”, o coronel Steven J. Lockjaw, vivido maravilhosamente por Sean Penn – que tem a mesma cara eterna de nojo que o vilão do outro filme (Mark Ruffalo).

Sean Penn no filme Uma Batalha Após a Outra.
Sean Penn no filme Uma Batalha Após a Outra.

Ou no “herói” anacrônico, vestido em um roupão na maior parte do filme, vivido pelo também sempre incrível Leonardo DiCaprio. É impossível não sorrir com o diálogo que gira em torno de uma senha passada 16 anos antes, e que o pai junkie esqueceu.

Leonardo DiCaprio no filme Uma Batalha Após a Outra.
Leonardo DiCaprio.

Bom, já deu pra ver que o elenco é de peso, né? Não tenho dúvidas de que pelo menos estas duas indicações ao Oscar estão garantidas. E ainda tem Benicio Del Toro e três mulheres que também estão FODAS: Teyana Taylor, Regina Hall e a novata Chase Infiniti.

Chase Infiniti no filme Uma Batalha Após a Outra.
Chase Infiniti.

(O diretor e roteirista Paul Thomas Anderson também garantiu uma pontinha para Alana Haim, sua musa em “Licorice Pizza“.)

Mas nem sempre elencos brilhantes são garantia de filmes bons, a gente sabe bem. O que segura as quase três horas deste filme é sua história eletrizante, cheia de suspense e tensão, que se condensa, na maior parte, no que acontece ao longo de um único dia.

Tem o tema político que já mencionei? Tem, sim, bastante. A crítica aos extremismos, ao racismo, à perseguição contra os imigrantes, ao pensamento de um certo grupo, muito parecido com o que hoje ocupa o poder nos Estados Unidos. Mas o filme não é sobre isso.

É também sobre paternidade, juventude e idealismo. E mais camadas de política: busca por um mundo melhor, polarização, desigualdade, o uso da máquina do Estado para fins pessoais etc.

A gente não pisca – não dá tempo. Nem vi o tempo passar. A cena de perseguição naquelas estradas ondulantes da Califórnia foi uma das melhores que já vi no cinema. É tensão pura. A trilha sonora é praticamente ininterrupta, um misto de jazz, rock e canções variadas.

Além disso, a história que dá base ao roteiro é simples. É fácil de entender cada uma das engrenagens da trama. E os personagens são fortes, marcantes, porque são todos como caricaturas. Como se representassem um grupo inteiro: os revolucionários ensandecidos, os fascistas escrotos, os playboys reacionários com camisa polo de marca, os homens velhos brancos participantes de um clube imbecil etc.

Teyana Taylor no filme Uma Batalha Após a Outra.
Teyana Taylor.

Ao fim e ao cabo, é um filme de ação que nos diverte. Daqueles que nos fazem sair da sala de cinema animados, com a cabeça fervendo e o coração ainda um pouco acelerado. (E com os olhos cheios de imagens impressionantes, que a filmagem em VistaVision garantiu.)

Se é o melhor do ano? Uma obra-prima? O favorito do Oscar? Não sei. Sempre achei Paul Thomas Anderson um pouco superestimado. Já vi neste ano outros filmes que me arrancaram uma nota 10, como o já citado Mickey 17 e o A Vida de Chuck. Mas eu não sou crítica de cinema. Sou apenas alguém que quer ter a experiência única de mergulhar em uma tela em branco – e não estragar essa experiência para ninguém.

Canal do blog da kikacastro no WhatsApp

Assista ao trailer de Uma Batalha Após a Outra:

Você também vai gostar destes filmes:

Como comprar o livro de crônicas (Con)vivências, de Cristina Moreno de Castro, do blog da kikacastro.

➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.

➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉

Canal do blog da kikacastro no WhatsAppReceba novos posts de graça por emailResponda ao censo do Blog da Kikafaceblogttblog


Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Avatar de Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, escritora, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1, TV Globo, O Tempo etc), blogueira há mais de 20 anos, amante dos livros, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Autora dos livros A Vaga é Sua (Publifolha, 2010) e (Con)vivências (edição de autor, 2025). Antirracista e antifascista.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo