A Vida de Chuck: leia minha resenha e veja o trailer do filme

Cena do filme A Vida de Chuck.
Cena do filme A Vida de Chuck.

Vale a pena assistir: A Vida de Chuck (The Life of Chuck)
2024 | 1h51 de duração | Classificação: 12 anos | nota 10

Quando começou a tocar a bela canção “The Parting Glass“, com a voz delicada de Gregory Alan Isakov, eu ainda estava impactada pelo filme “A Vida de Chuck“. Os créditos já estavam começando a subir, mas eu ainda reverberava em minha cabeça tudo o que eu tinha visto, e a fala poderosa do protagonista, logo depois de uma terrível descoberta, em que ele diz:

“I will live my life until my life runs out. I am wonderful, I deserve to be wonderful and I contain multitudes.” (“Viverei a minha vida até que ela se esgote. Sou maravilhoso, mereço ser maravilhoso e contenho multidões”).

Na verdade, como nos mostra este filme inspirado em um conto de Stephen King, todos contemos não apenas multidões, mas um universo inteiro dentro de nós. “Tudo o que você já amou, tudo o que você vê, cada ano que você vive, esse mundo vai ficar maior e mais brilhante e mais detalhado e complexo. Vai ser um universo”, descreve uma professora de Chuck.

Cena do filme A Vida de Chuck.
Cena do filme A Vida de Chuck.

Fazia tempo que eu não saía de uma sala de cinema tão pensativa e introspectiva. Pensei sobre todos esses universos interiores que compõem nossas vidas, cada uma delas, e as tornam tão sublimes e maravilhosas. Pensei em como alguns momentos especiais, alguns poucos mesmo, às vezes prosaicos até, fazem uma vida toda valer a pena. Mas pensei também, é claro, na morte.

Este filme aborda, de maneira bem filosófica, esses temas tão complexos e grandiosos. Nossa insignificância diante da história e do tamanho do universo. E, paradoxalmente, a grandiosidade de cada uma de nossas vidas. E sobre como sempre podemos escolher vivê-las de forma maravilhosa, sendo maravilhosos, em vez de escolher sucumbir diante da morte, das doenças, das dores e tristezas.

Dançar, em vez de chorar. Tudo é, afinal, uma questão de escolha.

Porque até em meio à pureza fria da matemática existe a mágica da poesia. Porque, se até as estrelas são números e contas, elas também podem ser cadentes.

Canal do blog da kikacastro no WhatsApp

Não se assustem: toda essa reflexão nos é entregue em forma de um roteiro bastante simples e didático, cheio de boas histórias, dividido em três partes, contadas de trás pra frente.

Começamos pelo terceiro ato, que tem ares de filme de terror com ficção científica. O mundo está acabando, e é impressionante como esse fim se dá. Impressionante também é a atuação de Chiwetel Ejiofor, o personagem mais importante neste momento.

Chiwetel Ejiofor no filme A Vida de Chuck.
Chiwetel Ejiofor no filme A Vida de Chuck.

Depois seguimos para o segundo ato, quando Chuck dança em praça pública, em um dos momentos mais memoráveis de sua vida (e também do filme), interpretado brilhantemente por Tom Hiddleston, o Chuck de 39 anos.

E concluímos com o primeiro ato, em que Tom vai crescendo, e é interpretado por outros três atores, que fazem ele aos 7 (Cody Flanagan, filho do diretor Mike Flanagan), aos 11 (Benjamin Pajak) e aos 17 anos (Jacob Tremblay). Embora eu adore Tremblay desde que era o garotinho em “O Quarto de Jack” (2015), neste filme é Pajak que me encanta, com seu sorriso e seu ritmo.

Na verdade, todo o personagem Chuck é daquele tipo que nos cativa do início ao fim, em todas as fases de sua vida, e por quem torcemos o tempo todo. É uma pessoa otimista, alegre – verdadeiramente maravilhosa.

Terminei de assistir a este filme desejando ardentemente me tornar mais como Chuck. E desejando a todos ao meu redor, como na música: Good night and joy be with you all!

Assista ao trailer de A Vida de Chuck:

 

Você também vai gostar destes posts:

Como comprar o livro de crônicas (Con)vivências, de Cristina Moreno de Castro, do blog da kikacastro.

➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.

➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉

Canal do blog da kikacastro no WhatsAppReceba novos posts de graça por emailResponda ao censo do Blog da Kikafaceblogttblog


Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Avatar de Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, escritora, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1, TV Globo, O Tempo etc), blogueira há mais de 20 anos, amante dos livros, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Autora dos livros A Vaga é Sua (Publifolha, 2010) e (Con)vivências (edição de autor, 2025). Antirracista e antifascista.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo