Vale a pena assistir: A Vida de Chuck (The Life of Chuck)
2024 | 1h51 de duração | Classificação: 12 anos | nota 10
- Texto escrito por Cristina Moreno de Castro
Quando começou a tocar a bela canção “The Parting Glass“, com a voz delicada de Gregory Alan Isakov, eu ainda estava impactada pelo filme “A Vida de Chuck“. Os créditos já estavam começando a subir, mas eu ainda reverberava em minha cabeça tudo o que eu tinha visto, e a fala poderosa do protagonista, logo depois de uma terrível descoberta, em que ele diz:
“I will live my life until my life runs out. I am wonderful, I deserve to be wonderful and I contain multitudes.” (“Viverei a minha vida até que ela se esgote. Sou maravilhoso, mereço ser maravilhoso e contenho multidões”).
Na verdade, como nos mostra este filme inspirado em um conto de Stephen King, todos contemos não apenas multidões, mas um universo inteiro dentro de nós. “Tudo o que você já amou, tudo o que você vê, cada ano que você vive, esse mundo vai ficar maior e mais brilhante e mais detalhado e complexo. Vai ser um universo”, descreve uma professora de Chuck.

Fazia tempo que eu não saía de uma sala de cinema tão pensativa e introspectiva. Pensei sobre todos esses universos interiores que compõem nossas vidas, cada uma delas, e as tornam tão sublimes e maravilhosas. Pensei em como alguns momentos especiais, alguns poucos mesmo, às vezes prosaicos até, fazem uma vida toda valer a pena. Mas pensei também, é claro, na morte.
Este filme aborda, de maneira bem filosófica, esses temas tão complexos e grandiosos. Nossa insignificância diante da história e do tamanho do universo. E, paradoxalmente, a grandiosidade de cada uma de nossas vidas. E sobre como sempre podemos escolher vivê-las de forma maravilhosa, sendo maravilhosos, em vez de escolher sucumbir diante da morte, das doenças, das dores e tristezas.
Dançar, em vez de chorar. Tudo é, afinal, uma questão de escolha.
Porque até em meio à pureza fria da matemática existe a mágica da poesia. Porque, se até as estrelas são números e contas, elas também podem ser cadentes.
Não se assustem: toda essa reflexão nos é entregue em forma de um roteiro bastante simples e didático, cheio de boas histórias, dividido em três partes, contadas de trás pra frente.
Começamos pelo terceiro ato, que tem ares de filme de terror com ficção científica. O mundo está acabando, e é impressionante como esse fim se dá. Impressionante também é a atuação de Chiwetel Ejiofor, o personagem mais importante neste momento.

Depois seguimos para o segundo ato, quando Chuck dança em praça pública, em um dos momentos mais memoráveis de sua vida (e também do filme), interpretado brilhantemente por Tom Hiddleston, o Chuck de 39 anos.
E concluímos com o primeiro ato, em que Tom vai crescendo, e é interpretado por outros três atores, que fazem ele aos 7 (Cody Flanagan, filho do diretor Mike Flanagan), aos 11 (Benjamin Pajak) e aos 17 anos (Jacob Tremblay). Embora eu adore Tremblay desde que era o garotinho em “O Quarto de Jack” (2015), neste filme é Pajak que me encanta, com seu sorriso e seu ritmo.
Na verdade, todo o personagem Chuck é daquele tipo que nos cativa do início ao fim, em todas as fases de sua vida, e por quem torcemos o tempo todo. É uma pessoa otimista, alegre – verdadeiramente maravilhosa.
Terminei de assistir a este filme desejando ardentemente me tornar mais como Chuck. E desejando a todos ao meu redor, como na música: Good night and joy be with you all!
Assista ao trailer de A Vida de Chuck:
Você também vai gostar destes posts:
- Um dos discursos maravilhosos de Carl Sagan
- ‘Tempo NÃO é dinheiro. Tempo é o tecido da nossa vida’
- ‘Não Olhe para Cima’: o fim da humanidade, real ou metafórico
- ‘Eu e o Universo’: uma série que nos estimula a amar a ciência
➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.
➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉
Descubra mais sobre blog da kikacastro
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.




