Racismo na mídia: uma aula do professor Dennis Oliveira

Print de tela da aula com Dennis de Oliveira.
Print de tela da aula com Dennis de Oliveira.

Texto escrito por Beto Trajano:

Tem dias em que você está distraído, vagando pela vida, e, de repente, uma surpresa boa aparece bem na sua frente. Foi o que me aconteceu ontem ao participar do “I Ciclo de diálogos e interfaces dos estudos radiofônicos”.

A surpresa mais que positiva foi assistir à aula do professor Dennis Oliveira: Racismo Estrutural e Perspectivas Decoloniais. Na exposição certeira do professor, pesquisador e ativista, ele apresentou diversas facetas do racismo na sociedade.

Vou destacar aqui a questão do racismo na mídia. Você já percebeu qual é o foco principal das notícias sobre a temática do racismo? O professor sim. E fez uma pesquisa sobre isto. Veja o que ele identificou, que transcrevi da aula:

“Há um deslocamento da questão do racismo na mídia, eu apresentei um trabalho sobre isto. É o seguinte. Eu analisei o portal g1, durante um mês, em junho de 2023. Ele [o portal] publicou 271 matérias sobre racismo, nove por dia. É muita coisa. Só que, quando você analisa estes dados, a maior parte das matérias são matérias de preconceito pontual, preconceito que aconteceu numa loja, no shopping, numa escola, a pessoa reclama, denuncia… Mas você não tem a presença do movimento social de negros no noticiário, não aparece. Aparece a denúncia pontual, iniciativas do 3º setor, educação, de compliance de empresas, agora a luta do movimento negro não aparece. E aí, veja que interessante, você está retirando o debate do racismo da agenda política. É como se o movimento negro, como movimento social, movimento de atores coletivos negros, não tivesse nada a dizer enquanto sujeito coletivo na agenda política. No g1 não aparece, no UOL não aparece. É bem interessante isto”.

Algumas reportagens sobre racismo publicadas em junho de 2023 pelo portal g1, que aparecem na primeira página de busca do Google (consulta feita em 20.11.2024).
Algumas reportagens sobre racismo publicadas em junho de 2023 pelo portal g1, que aparecem na primeira página de busca do Google (consulta feita em 20.11.2024).

O professor ainda fez um alerta importante quando destacou que o Ministério da Igualdade Racial só aparece no noticiário em notícias negativas, como a de uma assessora que se envolveu em polêmica em um jogo de futebol e a denúncia de assédio sexual contra o ex-ministro Sílvio Almeida.

“Fora isto ele é ausente. É como se o combate ao racismo dependesse apenas de iniciativas individuais e não de ações políticas. O racismo está sendo constituído na mídia desta forma. Eu acho que este debate deve pautar um pouco nossas reflexões da discussão racismo e mídia”, finalizou.

📌 Para conhecer mais sobre o trabalho do professor Dennis, acesse o site dele. Lá tem, inclusive, um curso sobre racismo estrutural.

Uma foto do professor, pesquisador e ativista Dennis Oliveira, divulgada em seu site.
Uma foto do professor, pesquisador e ativista Dennis Oliveira, divulgada em seu site.

A imagem que ilustra este post é um print da aula, que foi mediada pelas professoras e amigas Nair Prata e Sônia Caldas Pessoa, com as dicas de autores que ele recomendou.

Muito importante, professor Dennis Oliveira! A luta é constante!

Mais posts sobre antirracismo:

➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Beto Trajano, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.

 

➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉

Canal do blog da kikacastro no WhatsAppReceba novos posts de graça por emailResponda ao censo do Blog da Kikafaceblogttblog


Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Avatar de Humberto Trajano

Por Humberto Trajano

Jornalista e gestor de Comunicação com passagens pelo Governo de Minas, Prefeitura de Belo Horizonte e Rede Globo. Especialista em jornalismo digital multimídia e em processos criativos pela PUC-MG e mestrando em Comunicação Social na UFOP. Mineiro de Belo Horizonte.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo