Texto escrito por Beto Trajano:
Tem dias em que você está distraído, vagando pela vida, e, de repente, uma surpresa boa aparece bem na sua frente. Foi o que me aconteceu ontem ao participar do “I Ciclo de diálogos e interfaces dos estudos radiofônicos”.
A surpresa mais que positiva foi assistir à aula do professor Dennis Oliveira: Racismo Estrutural e Perspectivas Decoloniais. Na exposição certeira do professor, pesquisador e ativista, ele apresentou diversas facetas do racismo na sociedade.
Vou destacar aqui a questão do racismo na mídia. Você já percebeu qual é o foco principal das notícias sobre a temática do racismo? O professor sim. E fez uma pesquisa sobre isto. Veja o que ele identificou, que transcrevi da aula:
“Há um deslocamento da questão do racismo na mídia, eu apresentei um trabalho sobre isto. É o seguinte. Eu analisei o portal g1, durante um mês, em junho de 2023. Ele [o portal] publicou 271 matérias sobre racismo, nove por dia. É muita coisa. Só que, quando você analisa estes dados, a maior parte das matérias são matérias de preconceito pontual, preconceito que aconteceu numa loja, no shopping, numa escola, a pessoa reclama, denuncia… Mas você não tem a presença do movimento social de negros no noticiário, não aparece. Aparece a denúncia pontual, iniciativas do 3º setor, educação, de compliance de empresas, agora a luta do movimento negro não aparece. E aí, veja que interessante, você está retirando o debate do racismo da agenda política. É como se o movimento negro, como movimento social, movimento de atores coletivos negros, não tivesse nada a dizer enquanto sujeito coletivo na agenda política. No g1 não aparece, no UOL não aparece. É bem interessante isto”.

- Leia também: Um manual de redação antirracista para jornalistas
O professor ainda fez um alerta importante quando destacou que o Ministério da Igualdade Racial só aparece no noticiário em notícias negativas, como a de uma assessora que se envolveu em polêmica em um jogo de futebol e a denúncia de assédio sexual contra o ex-ministro Sílvio Almeida.
“Fora isto ele é ausente. É como se o combate ao racismo dependesse apenas de iniciativas individuais e não de ações políticas. O racismo está sendo constituído na mídia desta forma. Eu acho que este debate deve pautar um pouco nossas reflexões da discussão racismo e mídia”, finalizou.
📌 Para conhecer mais sobre o trabalho do professor Dennis, acesse o site dele. Lá tem, inclusive, um curso sobre racismo estrutural.

A imagem que ilustra este post é um print da aula, que foi mediada pelas professoras e amigas Nair Prata e Sônia Caldas Pessoa, com as dicas de autores que ele recomendou.
Muito importante, professor Dennis Oliveira! A luta é constante!
Mais posts sobre antirracismo:
- Consciência Negra: os melhores filmes sobre antirracismo
- Dia da Consciência Negra: minha seleção de livros
- Racismo algorítmico: precisamos falar sobre ele (e combatê-lo)
- As 7 bandeiras que todos deveriam defender
- ‘Pequeno Manual Antirracista’, de Djamila Ribeiro: um livro poderoso
- Desabafo de uma mulher negra mãe de uma criança branca
- ‘O Sol é Para Todos’: um lado da perversidade do racismo
- ‘Dois Estranhos’: quando isso tudo vai mudar?
- ‘Não existe racismo no Brasil’. 18 evidências de que existe, sim
- Obrigada por sua resistência, Valéria Santos!
- A eugenia branca no Brasil
- Brasil tem extermínio de negros, inclusive institucional
- Filmes e livros que todo bolsonarista deveria ver e ler
➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Beto Trajano, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.
➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉
Descubra mais sobre blog da kikacastro
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.



