Quando escrevi o post reunindo os melhores livros de histórias em quadrinhos que já li depois de adulta, eu estava em plena leitura de “Verões Felizes“. Inspiradíssima, portanto.
Tinha pegado na melhor biblioteca de Belo Horizonte os três volumes dessa série lançados pela editora Sesi-SP entre 2015 e 2018: Rumo ao Sul, A Calanque e Senhorita Estérel. Fiquei encantada com as aventuras da família belga Faldérault, roteirizadas pelo belga Zidrou (psudônimo de Benoît Drousie) e com ilustrações (lindas) do espanhol Jordi Lafebre.
Nessas histórias, fiquei conhecendo o ilustrador Pierre (Pif), sua mulher Madô, e os quatro filhos do casal, Julilinda, Nicole, Louis e Pepete. Uma família parecida com muitas outras, com seus desentendimentos, momentos de alegria, de tristeza, amadurecimentos.
Em todos os livros, o período retratado é sempre o mesmo: as férias de verão. Esta é uma família aventureira, que gosta de acampar em meio à natureza, e nos divertimos muito junto com eles. Mas nem sempre tudo corre na paz e alegria das férias. Há os imprevistos, de todos os tipos.
Uma coisa bem legal desse livro é que não acontece nada de muito surreal, muito inverossímil, próprio da literatura de ficção. É como se estivéssemos lendo um livro de memórias, com os imprevistos corriqueiros de qualquer vidinha nossa, mesmo aqui no Brasil, a vários quilômetros de distância.
Isso nos aproxima ainda mais dos personagens, gera uma identificação muito grande com eles, como se fôssemos parte daquela família e estivéssemos apertados no mesmo Renault 4L vermelho, rumo ao sol do Sul da França.
Outra coisa bacana é o aspecto nostálgico de tudo, já que a história se passa entre 1962 e 1980. É bom navegar por algumas páginas de um mundo ainda sem smartphones, inteligência artificial e redes sociais.
Depois que li aqueles três volumes da série, fiquei tão curiosa e apaixonada pela história que fui pesquisar mais a fundo. E descobri que a editora Pipoca & Nanquim lançou no ano passado uma edição integral da série, que reunia não só os três livros já lançados anos antes, mas também outros três, que ainda eram inéditos no Brasil.
Não resisti e comprei. Recebi um livrão de 340 páginas coloridas, “impressas em papel couchê de alta gramatura”, em formato grande (23 x 31 cm) e com “capa dura com verniz localizado”, conforme a descrição da editora. Um livro lindo, lindo.
Já passeei por suas páginas várias vezes desde que ele chegou, inclusive relendo as três histórias que já tinha pegado na biblioteca, e segui me encantando em todas elas.
A gente vai desvendando as minúcias da família Faldérault a cada história, agora em ordem cronológica, vendo as crianças nascerem, os sonhos do casal mudando ou se adaptando à força. Uma coisa, porém, nunca muda: a capacidade dos personagens de aproveitar os pequenos prazeres da vida. De fazer dos piores limões as mais deliciosas limonadas.
Que sejamos um pouco mais como eles em nossas próprias vidas, e saibamos sempre buscar, entusiasmados, o sol, assim que qualquer oportunidade surgir.
Verões Felizes – edição integral
Zidrou & Jordi Lafebre
Ed. Pipoca & Nanquim
340 páginas
R$ 108,20 na Amazon e R$ 189,90 no site da editora (preço consultado na data do post, sujeito a alteração)
Mais dicas de bons livros em forma de quadrinhos:
- Material Poético, de Alves
- The Arte of Living, de Grant Snider
- Sunny – O Lado Bom da Vida, de Jennifer L. Holm e Matthew Holm
- Sabrina, de Nick Drnaso
- Confinada, de Leandro Assis e Triscila Oliveira
- Só dói quando eu rio, de Ziraldo
- Persépolis, de Marjane Satrapi
- Blues, de Robert Crumb
- Teocrasília, de Denis Mello
Você também vai se interessar:
- Carol Cospe Fogo (1983-2023): veja 50 charges deste talento de BH
- Livro Amêndoas, ilustrado por Ing Lee
- Mais posts com dicas literárias
- Mais posts com charges e HQs
➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.
➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉
Descubra mais sobre blog da kikacastro
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.




Boa dica. Me interessei nessas histórias. Há tempos que não leio histórias em quadrinhos.
CurtirCurtir
Vou te emprestar, acho que vai adorar!!!
CurtirCurtir