‘Material Poético’, de Alves: para ler com os olhos e os sentimentos

Capa do livro 'Material Poético', de Alves.

Em setembro, escrevi aqui sobre o livro “Material Poético“, do cartunista mineiro Evandro Alves, que estava ainda em pré-venda.

Passado algum tempo, recebi meu exemplar em casa e, há alguns dias, terminei a leitura.

Fui absorvendo devagarinho cada um dos quadrinhos.

E fiquei impressionada com a capacidade de Alves de transformar uma cena absolutamente corriqueira em uma memória afetiva instantânea.

Trecho do livro 'Material Poético', de Alves.
Trecho do livro ‘Material Poético’, de Alves.

Claro, isso não aconteceu com todas as cenas. “As mãozinhas quase de gente de um gambá”, por exemplo, não mexeram muito comigo. Mas “Beira de um fogão de lenha”, “Sol beijando a lagoa de manhã cedo” e “Nuvens passeando no chão de manhã” dispararam um gatilho de cenas e sensações que já vivi.

Embora o livro também contenha algumas cenas urbanas, o mineiro de Lagoa Santa explorou, principalmente, as paisagens do cerrado, na roça, no meio do mato, entre montanhas, árvores e aves de todos os tipos.

Como mestre em Geografia pela UFMG, o autor possui conhecimentos vastos sobre algumas das espécies e paisagens que ele descreve e que ilustra com alto nível de detalhamento. Mas este não é um livro didático – é, como bem diz o título, um “material poético”.

Ao contrário do que deduzi lá em setembro, ainda sem o livro em mãos, ao dizer que as legendas eram meramente descritivas, muitos dos textos curtinhos que acompanharam cada ilustração são pura poesia.

Trecho do livro 'Material Poético', de Alves.
Trecho do livro ‘Material Poético’, de Alves.

Mas foi a combinação do texto com as ilustrações prosaicas e, ao mesmo tempo, extremamente precisas, que criou essa capacidade mágica de despertar na gente, quadrinho a quadrinho, sensações perdidas no fundo de nossas memórias.

Da infância, de viagens para a roça, de passeios em família, de paisagens deslumbrantes das Minas Gerais.

Alves conseguiu a proeza de despertar esse encantamento em pessoas de gerações e realidades muito diferentes.

Por exemplo, em Ailton Krenak, o líder indígena, ambientalista, filósofo, poeta, escritor brasileiro e agora imortal da Academia Brasileira de Letras, que é quem escreve o texto de abertura da obra.

“Alves, assinando esse Material Poético, revela o dedicado trabalho de pesquisa e observação deste bioma do Cerrado com suas maravilhas e surpresas. Um olhar atento a aquilo que se convencionou “meio ambiente”, com a vida dos seres que formam outras humanidades”, escreveu Krenak.

Trecho do livro 'Material Poético', de Alves.
Trecho do livro ‘Material Poético’, de Alves.

Já o epílogo é assinado por Ciro Marcondes, que é doutor em Comunicação pela UnB, onde dá aulas, além de crítico e pesquisador de histórias em quadrinhos e cinema. Ele chamou Alves de “poeta dos quadrinhos” e escreveu:

“Alves trabalha a ideia de espanto diante de cada noção, imagem e visão possíveis para o mundo. (…) Alves usa seu conhecimento enciclopédico da natureza e do cerrado como base dos seus motivos e temas. Diversas coisas se repetem, como aliterações, ou belas reiterações: urubus, placas, sertanejos, estrelas, o céu, a Lua, o silêncio, lugar nenhum, o vazio.”

Eu me identifiquei com os dois. Este “Material Poético” é um belo livro, para ler com os olhos e com os sentimentos.

Capa do livro 'Material Poético', de Alves.Material Poético
Evandro Alves
Ed. Brasa
192 páginas
R$ 112,30 na Amazon ou R$ 109,90 na editora (preços consultados na data do post, sujeitos a alteração)

***

Mais dicas de bons livros em forma de quadrinhos:

Você também vai se interessar:

➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.

➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉

Canal do blog da kikacastro no WhatsAppReceba novos posts de graça por emailResponda ao censo do Blog da Kikafaceblogttblog


Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Avatar de Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, escritora, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1, TV Globo, O Tempo etc), blogueira há mais de 20 anos, amante dos livros, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Autora dos livros A Vaga é Sua (Publifolha, 2010) e (Con)vivências (edição de autor, 2025). Antirracista e antifascista.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo