‘Anatomia de uma Queda’: um filme sobre justiça e verdade

Cena do filme 'Anatomia de uma Queda'
Cena do filme 'Anatomia de uma Queda'

Vale ver nos cinemas: Anatomia de uma Queda (Anatomie d’une chute)
2023 | 2h31 de duração | Classificação: 14 anos | nota 9

 

Sandra Voyter é uma escritora bem-sucedida, que já começa o filme “Anatomia de uma Queda” dando uma entrevista sobre seu trabalho. A conversa é interrompida pelo barulho ensurdecedor da música ouvida por seu marido, Samuel Maleski, que estava trabalhando no sótão. Pouco depois, o filho do casal, Daniel, de 11 anos, sai para passear com seu cão-guia, Snoop.

Quando Daniel volta, encontra o pai morto, caído e ensanguentado no chão cheio de neve.

Como o casal estava sozinho em casa na hora da morte, a polícia e, depois, a Justiça, tentam responder à dúvida que fica pairando no ar: foi suicídio ou assassinato?

Quando não há testemunhas, quando não há provas cabais de nada, quando tudo não passa de suposições, deduções ou hipóteses mais subjetivas que irrefutáveis, como podemos chegar a uma conclusão justa sobre um fato?

E é sobre isso este belíssimo filme. Um filme que discute os meandros da justiça, sempre girando em torno desse três personagens.

A maior parte da história se passa dentro de um tribunal de júri, em que vemos a suspeita ter a vida dissecada diante do público, olhada sob lupa, com detalhes íntimos expostos a todos, inclusive ao filho Daniel.

Milo Machado-Graner interpreta Daniel, um garoto de 11 anos quase cego que perde o pai e vê a mãe ser acusada de assassinato.
Milo Machado-Graner interpreta Daniel, um garoto de 11 anos quase cego que perde o pai e vê a mãe ser acusada de assassinato.

Este é um garoto sensível e inteligente, que tem baixa visão, decorrente de um acidente sofrido quando tinha 4 anos, e que se vê diante de um dilema moral, e com a dúvida avassaladora sobre a culpa ou inocência da mãe.

Só este roteiro original já merece todos os elogios. E levou: além da indicação ao Oscar, ao Bafta, ao César e às principais premiações da temporada, ele já venceu o Globo de Ouro.

O filme, vencedor do Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2023, também concorre a outras das principais categorias do Oscar: melhor direção de Justine Triet, melhor atuação da brilhante Sandra Hüller, que interpreta a protagonista da trama, melhor edição e melhor filme do ano.

A protagonista de 'Anatomia de uma Queda' já foi pensada para a atriz Sandra Hüller.
A protagonista de ‘Anatomia de uma Queda’ já foi pensada para a atriz Sandra Hüller.

Mais do que um episódio de “Law & Order”, que já entretém a gente e nos faz pensar, este “Anatomia de uma Queda” questiona todo o sistema de Justiça e a forma como as mulheres são julgadas e condenadas pela sociedade independentemente do que está em jogo. É um filme tenso do início ao fim, mas que flui rapidamente, nos mantendo em suspense a cada minuto.

No final, ficamos com algumas perguntas: qual é a confiabilidade de uma testemunha? Como diferenciar uma vida inteira de uma cena esquadrinhada ao acaso? Quem é vítima, quem é agressor? Como é possível chegar à verdade? (Existe verdade? Ou só narrativas?)

‘Anatomia de uma Queda’ foi indicado a 5 Oscars em 2024

E venceu este único em destaque:

  1. Melhor filme do ano
  2. Melhor direção (Justine Triet)
  3. Melhor roteiro original
  4. Melhor atriz principal (Sandra Hüller)
  5. Melhor edição

Assista ao trailer do filme ‘Anatomia de uma Queda’:

Você também vai se interessar:

➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.

➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉

Responda ao censo do Blog da KikaReceba novos posts de graça por emailfaceblogttblog

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1 e TV Globo, UOL, O Tempo etc), blogueira há 20 anos, amante dos livros, poeta, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Antirracista e antifascista.

Deixar um comentário