Vale a pena atualizar posts antigos do blog?

Faxina, limpeza, organização, luva, produto de limpeza, cleaning, faxineira. Foto: JESHOOTS.COM / Unsplash
Por favor, faça uma faxina periódica no seu blog! Foto: JESHOOTS.COM / Unsplash

Da leva de posts que publiquei primeiro no LinkedIn e depois resolvi trazer para cá:

***

Vale a pena ficar atualizando posts antigos do seu blog ou do blog da sua empresa? Olha, pela minha experiência pessoal (blogueira há 20 anos e mantendo este mesmo blog há quase 13), posso dizer sem medo de errar: sim, vale.

Claro, não todos os posts – ou a gente não faria mais nada da vida, né? 😂😅 Mas alguns que geraram muito impacto quando foram publicados pela primeira vez e que continuam atraindo muitos leitores, principalmente via Google, é legal que estejam sempre atraentes e novinhos em folha para o leitor que chegar até lá pela primeira vez.

Podem funcionar inclusive como “cartão de visitas” para alguém querer conhecer melhor o restante do seu trabalho.

Em alguns posts faz ainda mais sentido esse tipo de atualização frequente – quando tratam de assuntos que estão sempre mudando. Por exemplo, um dos posts mais acessados no meu blog é o que reúne os melhores restaurantes com espaço kids grátis em BH.

Mas escrevi ele em 2020 e, logo depois, veio uma pandemia que deixou os bares e restaurantes fechados por meses, levando alguns até a fecharem as portas de vez. Tive que tirar muitos estabelecimentos da lista. Em compensação, acrescentei outros, à medida que fui conhecendo.

Outro exemplo é o post que fiz em janeiro deste ano, com dicas de bons filmes escondidos em serviços de streaming. Comecei com 50 filmes, em duas plataformas. Aos poucos, fui acrescentando títulos à lista.

Nesta semana fiz uma última atualização, tirei filmes que foram removidos, coloquei outros novos, e cheguei a um total de mais de 130 (CENTO E TRINTA! 😲) filmes, em quatro plataformas de streaming (NetflixPrime VideoDisney+ e Star+). Detalhe: TODOS eles já foram resenhados por mim no blog, ao longo dos anos 😌

A ideia desse post é ser um SERVIÇO ao leitor que tem um gosto para filmes parecido com o meu. Ele vai entrar lá, ver a dica, pode ler a resenha (sem spoilers!) para se inteirar melhor, e ir direto ao streaming buscar pelo título do filme, em vez de ficar caindo nas armadilhas das produções ruins que existem aos montes nas plataformas.

Agora, imagina o saco se eu não mantivesse esse post atualizado e toda hora a leitora fosse pesquisar na Netflix a partir da minha indicação e desse com os burros n’água, sem encontrar nenhum dos títulos por lá? Afinal, as plataformas estão sempre atualizando seus catálogos, inclusive porque os prazos dos contratos fechados para exibição dos filmes vão vencendo.

Então: SIM, se você tem um post que continua bombando mesmo depois de meses ou anos, mas que carece de atualização para fazer sentido ao leitor (e ao Google), deixe a preguiça de lado e reserve um tempo, de preferência periódico, para deixar sua publicação sempre tinindo! ✨ Ok? 😉

Você também vai gostar destes posts:

➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.

➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉

Receba novos posts de graça por emailResponda ao censo do Blog da Kikafaceblogttblog


Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Avatar de Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, escritora, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1, TV Globo, O Tempo etc), blogueira há mais de 20 anos, amante dos livros, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Autora dos livros A Vaga é Sua (Publifolha, 2010) e (Con)vivências (edição de autor, 2025). Antirracista e antifascista.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo