Conheça o trabalho de Grant Snider, que ganhou o mundo pela internet, e de Evandro Alves, que agora divulga seu Material Poético
Conheci o trabalho do Grant Snider, literalmente, navegando no Instagram. Nem me lembro mais quem compartilhou uma tirinha dele. Gostei, fui para o perfil do artista e fiquei viajando nas outras tirinhas.
São todas em inglês e muitas falam da realidade de quem mora em um país com neve ou um bairro só com casas, por exemplo. Uma realidade bem diferente da de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, que é a que eu conheço.
Mas, no geral, a maioria das tirinhas versam sobre temas universais. Como a beleza da natureza. A importância das pequenas pausas. A passagem do tempo. Sobre sermos capazes de experimentar o mundo e de estarmos abertos às maravilhas, mesmo em lugares ou momentos mais insuspeitos.
Gostei tanto dessas reflexões em forma de quadrinhos, quase sem palavras, que resolvi ir além e conhecer os livros de Grant, um pai de cinco filhos que vive no Kansas, Estados Unidos. Graças às possibilidades de descontos que a Amazon oferece, pude comprar a um preço acessível, mesmo sendo um livro de autor estrangeiro, sem edição ou tradução por aqui.
Chegou em uns três dias. Capa dura, livro grande, com papel grosso, desses feitos para durar para sempre. Deixei na cabeceira da minha cama e fui lendo devagarinho, um pouquinho a cada noite, degustando mesmo. Terminei há uns dias, mas sei que vou revisitá-lo.
Veja, a seguir, algumas páginas do livro, divulgadas pela editora:
Uma coisa que gostei também, não sei se deu para perceber pelas historinhas acima, é que nem tudo é ultraprofundo ou sério. Tem muito humor também, inclusive com a tentativa do autor de atingir esse estado de contemplação que ele defende.
Também é interessante que as ilustrações são autoexplicativas e mesmo quem não sabe muito de inglês consegue entender o que está sendo dito ali – embora, é claro, o conhecimento da língua ajude a perceber todas as intenções, inclusive humorísticas, das tirinhas.
O manifesto da atenção
Logo no começo, o autor faz um manifesto, que acaba se tornando os capítulos do livro, guiando todas as páginas. A seguir, uma tradução livre que fiz desse manifesto, que eu não me importaria de adotar em minha vida:
- Eu vou prestar atenção ao que está à minha frente.
- Eu vou criar espaços livres em cada dia.
- Eu vou fazer uma coisa de cada vez.
- Eu vou colocar meus pensamentos no papel.
- Eu vou sair de casa, independentemente do tempo lá fora.
- Eu não terei medo de me entediar.
- Eu vou experimentar o mundo com meu corpo e mente.
- Eu vou encontrar beleza em todos os dias.
- Eu vou me manter aberto às maravilhas do mundo.
Para ler de graça: Incidental Comics
Enfim, é um livro que recomendo. Já vi que o ilustrador tem outros dois livros e está para lançar mais dois. Quem sabe eu não compre algum deles também?
Mas, quem não quiser ou puder gastar dinheiro comprando, já pode aproveitar o que é divulgado lá no Instagram ou no site do autor, o Incidental Comics.
Veja abaixo algumas tirinhas que vi nesse ótimo site (clique sobre qualquer uma para ver todas em tamanho maior):
Para ler em português: Material Poético
Não encontrei nenhuma editora brasileira que tenha traduzido as obras de Grant Snider para o português.
Mas recentemente descobri que o cartunista mineiro Evandro Alves está fazendo um livro com uma pegada bem parecida, o Material Poético, que já está em pré-venda. Além de ser em português, ele tem o cenário e um roteiro mais brasileiro, com direito até a flor de mandacaru e casinha de marimbondo.
Veja 8 tirinhas divulgadas por ele até agora (clique sobre qualquer uma para ver todas em tamanho maior):
A diferença em relação ao trabalho do norte-americano é que as tirinhas do Alves, ou pelo menos essas já divulgadas, são mais sobre paisagens do cerrado, cenas do cotidiano. As legendas são praticamente só descritivas, do tipo “pra cego ver”.
Snider também trabalha com paisagens, mas por meio de reflexões mais abstratas, e legendas que tentam fazer pensar um pouco além do visível.
Mas o livro de Alves despertou minha curiosidade e acho que pode ser bem prazeroso passar pelo material poético dele. Por isso, já garanti meu exemplar 😉
Quer comprar um desses livros?
The Art of Living
Grant Snider
Ed. Abrams
144 páginas
R$ 77,25 na Amazon (capa dura)
Material Poético
Evandro Alves
Ed. Brasa
176 páginas
R$ 87,90 na pré-venda
Mais dicas de bons livros em forma de quadrinhos:
- Confinada, de Leandro Assis e Triscila Oliveira
- Só dói quando eu rio, de Ziraldo
- Persépolis, de Marjane Satrapi
- Blues, de Robert Crumb
- Teocrasília, de Denis Mello
Você também vai se interessar:
- Carol Cospe Fogo (1983-2023): veja 50 charges deste talento de BH
- Livro Amêndoas, ilustrado por Ing Lee
- Mais posts com dicas literárias
- Mais posts com charges e HQs
➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.
➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉
Descubra mais sobre blog da kikacastro
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.























