Vale ver no Disney Plus: PANTERA NEGRA e WAKANDA PARA SEMPRE
2018 e 2022 | 2h14 e 2h41 de duração | nota 8 para os dois
Em 2019, quando Pantera Negra recebeu 7 indicações ao Oscar, coloquei ele na minha tradicional listinha de filmes para ver antes da cerimônia – mas não vi. Na verdade, dentre os principais indicados naquele ano, foi o único que ficou para trás.
Motivo: não sou muito fã de filmes de super-heróis, não sei absolutamente nada sobre o universo da Marvel, então acabo ficando com preguiça. Quando assisto, acabo invariavelmente achando ruim, como aconteceu com os “filmes de fãs” Mad Max e Duna.
Nesse meio-tempo, conheci o trabalho do ator Chadwick Boseman, que faz o Pantera Negra no filme de 2018, e morreu logo depois de seu último trabalho, em A Voz Suprema do Blues. Baita ator, que já foi indicado ao Oscar e também premiado com o Globo de Ouro.
O primeiro filme levou três estatuetas do Oscar, por sua trilha sonora original, figurino e design de produção. Mas tinha concorrido até a melhor filme do ano.
Agora, a continuação Wakanda para Sempre voltou forte ao Oscar 2023, com cinco indicações: além da trilha sonora e figurino, entra no páreo com maquiagem, efeitos visuais e melhor atriz coadjuvante, com Angela Bassett, a rainha Ramonda.
Desta vez, não quis cometer o mesmo erro que quatro anos atrás, de deixar este filme para trás. Assisti logo aos dois de uma vez, pelo streaming Disney+.
E, diferentemente dos outros filmes para fãs que citei antes, me surpreendi positivamente com esses dois.
Não são feitos só para fãs entenderem e gostarem. São para todos. Os roteiros são inteligentes, claros, interessantes, mesmo se você nunca tiver visto nada do universo do Pantera Negra.
A estética também é muito interessante, e não à toa o filme levou prêmios por ela. Meio futurista e meio tribal. Trata-se de uma ficção científica mesclada a filme de guerra, e o lado “super-herói” da coisa nem é o principal.

Os atores são trunfos à parte. Além de Boseman, que é reverenciado nesta continuação, e de Angela, que foi até indicada ao Oscar, temos as três excelentes Lupita Nyong’o, Letitia Wright e Danai Gurira. E ainda Martin Freeman, que tem um toque cômico perto da imponência dos outros.
Eles interpretam personagens que sugam nossos olhares desde a sua aparência forte, seus trajes coloridos, mas também pelo inusitado de sua ferocidade ou pelo lado mágico de suas personalidades, como os tritões azuis que vivem numa cidade submersa e atacam multidões com seus cantos.
Pra mim é difícil separar um filme do outro. Os dois são bons, à sua maneira. Mas o primeiro é um filme muito mais de guerra e de crítica social, enquanto o segundo trafega mais de perto na ficção científica e na fantasia. Como vi os dois em sequência, é como se se complementassem bem. Nota 8 aos dois.
Acredito que “Wakanda para Sempre” tem muita chance de levar seus prêmios neste ano, que são, em maioria, mais técnicos. Já o prêmio de melhor atriz deve ficar com uma das duas concorrentes do filme “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo“, que arrasaram demais por lá. Se bem que ainda não vi nem “A Baleia” nem “Os Banshees de Inisherin”, então não posso opinar ainda.
Seja como for, Pantera Negra e sua Wakanda me surpreenderam por seu entretenimento de qualidade. Pela metáfora para nossa geopolítica real, com o vibranium fazendo as vezes do petróleo, e as ideologias por trás das ações diferentes de cada tipo de governante.
Que tenhamos mais T’Challa e Shuri em nossos próprios mundos. E menos do ódio de Killmonger e Namor.
‘Wakanda para sempre’ foi indicado a 5 Oscars em 2023 e venceu neste em destaque:
- Melhor atriz coadjuvante (Angela Bassett)
- Melhor figurino
- Melhor maquiagem
- Melhor canção original (“Lift me up”)
- Melhor efeito visual
Assista ao trailer dos dois filmes de Pantera Negra:
Leia também:
- Os 20 filmes mais importantes do Oscar 2019: resenhas e trailers
- Os 18 filmes mais importantes do Oscar 2023: resenhas e trailers
- Dicas de bons filmes escondidos em serviços de streaming
➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.
➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉
Descubra mais sobre blog da kikacastro
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.



Em quais dias voce posta?
CurtirCurtir
Oi Eduardo! Tento postar uma vez por dia, rs, mas como é um hobby, nem sempre consigo. Pelo menos 3 vezes por semana costuma ter post novo, viu? 😉 Nos fins de semana é mais raro. Se quiser você pode receber os posts por email, é só se cadastrar. Abração e volte sempre! 😀
CurtirCurtir