A carta iniciada pela Faculdade de Direito da USP há alguns dias mobilizou a sociedade pela democracia. No dia 11 de agosto, várias manifestações em defesa do Estado Democrático de Direito aconteceram pelo país afora. Além disso, a carta conseguiu a assinatura de mais de 1 milhão de brasileir@s que concordavam com seu teor (eu entre elas).
O texto dessa carta é muito bonito, mas duas ausências são sentidas por quem o lê: os nomes de Jair Bolsonaro, grande responsável pela ameaça golpista denunciada na carta, e de Luiz Inácio Lula da Silva, único candidato pró-democracia com alguma chance de vencer Bolsonaro em mais um pleito polarizadíssimo.
O motivo dessas ausências, segundo os autores da carta, é que eles pretendiam evitar seu uso eleitoral e, ao mesmo tempo, queriam tentar angariar o máximo de apoio possível, de todas as frentes pela democracia, inclusive aquelas tradicionalmente antipetistas.
Agora foi divulgada mais uma carta, desta vez assinada por mais de 100 ex-reitores de universidades federais de todo o Brasil. E ela é mais clara em seu posicionamento: o nome de Lula é citado logo no título e em mais quatro momentos do texto, que o descreve como “única candidatura capaz de enfrentar e vencer as forças retrógradas e antidemocráticas e abrir uma nova etapa histórica de diálogo para o futuro democrático da nação”.
O nome de Bolsonaro não é citado, mas eles falam da “barbárie em curso”, dos “tempos sombrios” e do “retrocesso que estamos vivendo”, e exemplificam com o “avanço de forças antidemocráticas e do negacionismo contra a Saúde e a Ciência”, o “sufocamento orçamentário” na Educação e na Ciência, com “desmonte programado sem precedentes na história brasileira”, além de “perseguição ao pensamento livre, de censura por meio do controle ideológico e da intimidação”.
Entre os 124 ex-reitores que assinam este manifesto (número atualizado no fim da tarde desta terça-feira), estão cinco da UFMG, minha universidade de formação e do coração. Em ordem cronológica de suas gestões:
- Francisco César de Sá Barreto (1998-2002)
- Ana Lúcia Almeida Gazzola (2002-2006)
- Ronaldo Tadeu Pena (2006-2010)
- Clélio Campolina Diniz (2010-2014)
- Jaime A. Ramírez (2014-2018)
Mas temos ex-reitores de outras unidades também importantes pelo país afora, como UFPE, UFRJ, UnB, UFRGS, UFBA, UFOP e muitas outras.
Esta carta foi divulgada às 19h de segunda-feira (15), e entregue ao ex-presidente Lula durante um evento em que ele participava na USP – uma aula aberta com o tema, justamente, da “Universidade Pública e Democracia”.
Nesta quinta-feira (18), Lula estará aqui em Belo Horizonte para um novo ato pela democracia. Vai começar às 18h, na Praça da Estação. Já no sábado (20), o ato pela democracia vai acontecer às 11h, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo.
Lembrando que faltam apenas 46 dias para o primeiro turno das eleições, pessoal! Não dá mais para ficar em cima do muro: de que lado da história você está? Da democracia ou dos fãs da ditadura militar? Posicione-se!

Leia também:
- Mais uma vez, Jair Bolsonaro flerta com o nazismo
- Bolsonaro, pandemia e negacionismo: ‘Isso também vai passar’
- A gente já sabia: Sergio Moro parcial, Bolsonaro acuado e negacionistas calados
- ‘E daí?’, desdenha Bolsonaro: 20 capas de jornal e charges sobre as mortes por coronavírus e a reação do presidente
- EU AVISEI: 13 capas de jornais e 22 charges sobre Moro X Bolsonaro
- 20 charges sobre o nazismo e outros absurdos no governo Bolsonaro em 2020
- Uma profecia, à Allan Poe, do futuro que nos espera com Bolsonaro
- 25 charges sobre o discurso vergonhoso de Bolsonaro na ONU
- Noam Chomsky: Bolsonaro e Trump são piores que Hitler
- As barbaridades que Bolsonaro fala, seus três grupos de eleitores que aplaudem e, enquanto isso, um Brasil que afunda
- Em 1 mês de governo Jair Bolsonaro, pelo menos 40 retrocessos e absurdos; veja a lista
➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.
➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉
Descubra mais sobre blog da kikacastro
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Por que só ex-reitores? Bolsonaro conseguiu intimidar ao silêncio os atuais reitores?
CurtirCurtir