Enquanto eu lia “A Casa do Céu”, especialmente as páginas mais finais, só me pegava pensando: “Como ela saiu dessa? Espero, de verdade, que hoje esteja bem”. Eu sabia que Amanda Lindhout, a autora, tinha sobrevivido ao sequestro na Somália — afinal, ela tinha que estar bem, inclusive psicologicamente, para conseguir escrever este livro, cinco… Continuar lendo ‘A Casa do Céu’: otimismo e fé são ferramentas de sobrevivência
Categoria: Livros
Gosto deles. E sempre que ler um que valha a pena, recomendarei aqui.
A hora e a vez dos estudantes na defesa da democracia
Texto escrito por José de Souza Castro: Ana Rita Trajano, sogra de minha filha Cris, emprestou-me um livro escrito pelo jornalista Américo Antunes: “Nós, que amamos a revolução”. Uma viagem ao passado recente – final dos anos 1970, quando o Brasil começava a ter esperança de vencer a ditadura e retomar o árduo caminho da democracia… Continuar lendo A hora e a vez dos estudantes na defesa da democracia
Dois narradores, duas épocas, um livro poderoso e comovente
Uma narradora com 100 anos de idade, que mora em um asilo/hospício há pelo menos 70 anos. E resolve escrever secretamente sobre sua vida e sobre o que levou a esse confinamento. Apesar de tão idosa, ela é extremamente lúcida, inteligente, saudável, do tipo que não precisa nem de óculos para ler. Sua narrativa é… Continuar lendo Dois narradores, duas épocas, um livro poderoso e comovente
Livro de um aposentado feliz
Texto escrito por José de Souza Castro: Conheço um brasileiro de 73 anos de idade feliz com sua aposentadoria. Ele se chama Wellington Abranches de Oliveira Barros. A felicidade transparece em seu 17º livro, “Dúvidas e Dívidas”. Pelo menos 12 desses livros foram escritos depois que se aposentou aos 60 anos e aprendeu que “o… Continuar lendo Livro de um aposentado feliz
A gente se acostuma a se acostumar (com Marina Colasanti)
Tenho passado os últimos dias meio cabisbaixa. Dias, semanas, não sei bem. Acho que já transpareci isso por aqui. Pensando em coisas mais ou menos assim: “A gente se acostuma a desistir dos nossos sonhos. A gente se acostuma a viver como uma máquina. A gente se acostuma a se conter. A gente se acostuma… Continuar lendo A gente se acostuma a se acostumar (com Marina Colasanti)
60 músicas de Rita Lee comentadas por ela própria
Todo mundo já escreveu sobre a autobiografia de Rita Lee, eu acho. Há os que a amaram (como eu!) e os que a odiaram, geralmente o pessoal que achou que ela foi injusta com os Mutantes, etc e tal. Paciência, não vou entrar nesse mérito. O que me parece incontestável, seja de qual time você… Continuar lendo 60 músicas de Rita Lee comentadas por ela própria