- Texto escrito por Cristina Moreno de Castro
- Post publicado originalmente no meu LinkedIn
Eu faço spinning quatro vezes por semana. Mesmo lá da minha bike, um pouco distante da treinadora, deu pra perceber uma situação que me fez pensar um cadinho, entre uma pedalada e outra, e resolvi trazer pra cá.
Há alguns meses, eles começaram a contratar estagiários para o curso. O último deles parecia estar lá só de corpo presente, mas com a cabeça a quilômetros de distância. Mesmo para mim, uma mera aluna, era óbvio o desinteresse dele no estágio. Chegava, ficava parado num canto, fazendo NADA, durante toda a aula, ou pedia à professora para ocupar uma bike e ficar pedalando como os outros alunos.
Há poucos dias, vi que esse rapaz não estava mais lá. Se foi dispensado ou alocado para outro curso, não sei dizer. Sei que a nova estagiária é ÓTIMA e claramente interessada em aprender. Mesmo de longe, consigo ver que ela está atenta a tudo, faz mil perguntas à professora, tira dúvidas, pede pra ver o painel, pede pra mexer no controle, enfim, tá lá por inteiro.
Faz toda a diferença trabalhar com alguém do tipo do primeiro estagiário e alguém do tipo desta estagiária nova. Um é o cara que está lá só por obrigação, cumprindo tabela, não quer aprender, não quer evoluir, não está NEM AÍ. A outra é uma pessoa diferenciada, que demonstra interesse, tem entusiasmo, tem brilho nos olhos. Ah, como é bom ter alguém assim numa equipe…! 😍
E isso vale pra QUALQUER profissão, né?
Quando atuei em cargos de liderança no jornalismo, entre 2016 e 2024, tive que fazer alguns processos seletivos para contratar pessoas para as minhas equipes. E uma das características que eu mais valorizava era justamente o entusiasmo, o interesse real em estar ali, em fazer a diferença, em somar.
No caso dos estagiários e pessoas em início de carreira isso era ainda mais importante, porque eram pessoas sem experiência prévia, sem currículo, sem indicações. Então, o entusiasmo era um diferencial importante.
Vejam bem: eu vou ao spinning para praticar um exercício físico. Não estou lá nem trabalhando nem contratando ninguém. Nem sequer sou da área de educação física. E, mesmo assim, lá da minha bike, já ficou ÓBVIO e muito visível para mim que a estagiária atual é muito melhor que o anterior.
Se isso foi tão evidente para mim, uma mera aluna numa bike, imaginem para o profissional responsável por contratar e avaliar os estagiários? 💡
Pensem nisso, queridos jovens em início de carreira, queridas pessoas em busca de um estágio. Se você não tiver entusiasmo e brilho nos olhos nem nesta fase embrionária da vida profissional, é melhor partir pra outra de uma vez (e tudo bem também!) 🤷
Leia também:
- A infestação de escorpiões e nossa capacidade de tolerar o intolerável
- Jovens, não façam isso (uma reflexão para os estudantes em busca de estágio)
- 10 memórias de um ano terrível num emprego tóxico
- Pessoas em cargos de liderança estão EXAUSTAS
- Reflexões sobre trabalho, burnout e a importância do DESCANSO
- CLT ou PJ? Qual desses dois modelos de trabalho é melhor?
- 1 ano após pedir demissão: como mudei minha vida
- Precisamos repensar o WhatsApp no trabalho
➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.
➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉
Descubra mais sobre blog da kikacastro
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.





Interessante o tema da sua coluna ser estagiários!
Ontem, eu fui no monólogo da Diva Zezé Motta e sentei ao lado de uma mulher que também estava sozinha.
Ela disse que trabalhou na equipe do show do tenor Andrea Bocelli. A alegria dela foi ter na equipe um estagiário – que nunca participou de um show erudito -, com brilho nos olhos! O rapaz saiu encantado, agradecendo.
CurtirCurtir
É isso! O encantamento desse rapaz deve ter feito toda a diferença no trabalho da moça 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa