- Texto escrito por Cristina Moreno de Castro
Continuo hoje meu resgate de uma série de vídeos que gravei em 2010 para o blog Novo em Folha, da “Folha de S.Paulo”, desta vez sobre os bastidores de uma redação de jornal. Hoje mostro como é o trabalho da ombudsman.
Na verdade, quando peguei este vídeo na pastinha onde mantenho tudo guardado, fiquei espantada o encontrar apenas uns 40 segundos de imagem, mostrando rapidamente uma tela de computador, sem áudio, sem nem mostrar o rosto da Suzana Singer, que ocupava o cargo na época.
Fiquei sem entender o que tinha acontecido (claro que eu não me lembraria em detalhes de coisas de 15 anos atrás…), até que fui olhar se achava o registro disso no maravilhoso Web Archive. E lá está o post de 22/06/2010 explicando:
“Cheguei a filmar a ombudsman SUZANA SINGER, mas, por algum problema técnico, o vídeo ficou sem áudio! Por isso, e para não tomar mais tempo dela do que o necessário, pedi que ela respondesse às principais dúvidas, que seguem abaixo.”

Foi até bom que, graças a esse bug, descobri que outros dois episódios da série não foram respondidos como vídeos, mas sim com textos, por isso eu não tinha guardado na minha pastinha. Mas, graças ao Web Archive, poderei reproduzir esses episódios aqui também, deixando a série com os originais 15 episódios – e não 13, como eu vinha dizendo 😀
Como era a rotina de Suzana Singer como ombudsman da Folha de S.Paulo
Agora vamos às respostas da Suzana Singer, dadas para mim (ou melhor, para os leitores do blog Novo em Folha), em 2010:
Principais tarefas
“Fazer uma crítica interna diária, que todos os jornalistas da Folha recebem, atender os leitores e escrever uma coluna semanal, publicada aos domingos no jornal.”
Rotina de trabalho
“Gasto pelo menos três horas para ler a Folha e os principais concorrentes, mais uma hora para redigir a crítica interna. À tarde e no começo da noite, respondo todas as mensagens enviadas ao ombudsman. Na sexta-feira, preciso escrever a coluna semanal e, na segunda, tenho que dar conta das edições de fim-de-semana. É muito puxado.”

Contato dos leitores
“A grande maioria manda email, mas ainda há telefonemas e algumas cartas. A triagem é feita pela Rosângela, minha secretária, que está há anos nessa função, conhece todos os trâmites e é gentilíssima com os leitores.
Tive a ideia da seção do Leitor Real [na crítica interna] para captar as opiniões de quem não procura o jornal para reclamar – a maioria. É um termômetro dos assuntos e seções que mais despertam a atenção de quem nos lê. O Lucas, que é auxiliar, seleciona os leitores com base em uma lista que a Circulação manda e faz os primeiros contatos. Depois a Anna Carolina, que era trainee e está comigo por alguns meses, liga para eles diariamente.”
Retorno da Redação
“Recebo as réplicas à crítica interna através da Secretaria de Redação. Em geral minhas sugestões costumam ser acatadas pela Redação, mas depende da avaliação dos editores e da Secretaria de Redação.”
Problemas mais frequentes no jornal
“Tem aparecido vários tipos de problema, tenho tentado destacar um tema por dia e dedico às questões recorrentes pequenas seções na crítica interna: “A Arte de Fazer Títulos” (muitos títulos do jornal são ruins), “Cada Coisa em Seu Lugar” (notícias de uma editoria publicadas em outra), “Didatismo”, “Erramos” etc.”
Maiores dificuldades
“A solidão – estou acostumada a trabalhar em equipes grandes –, a falta de clareza de leitores na hora de exporem suas ideias, a necessidade de opinar a todo instante e o excesso de trabalho.”
Relembre quem já foi ombudsman da Folha de S.Paulo:
- Alexandra Moraes – a atual
- José Henrique Mariante – de 2021 a 2024
- Flavia Lima – de 2019 a 2021
- Paula Cesarino Costa – de 2016 a 2019
- Vera Guimarães Martins – de 2014 a 2016
- suzana singer – de 2010 a 2014 (minha favorita nos meus tempos de Folha! Criou um blog interno pra gente participar das críticas, foi muito inovadora)
- Carlos Eduardo Lins da Silva – de 2008 a 2010
- Mario Magalhães – de 2007 a 2008
- Marcelo Beraba – de 2004 a 2007
- bernardo Ajzenberg – de 2001 a 2004
- Renata Lo Prete – de 1998 a 2001
- Marcelo Leite – de 1994 a 1997
- Júnia Nogueira de Sá – de 1993 a 1994
- Mario Vitor Santos – de 1991 a 1993 e em 1997
- Caio Tulio Costa – de 1989 a 1991 (foi o primeiro ombudsman da Folha e também, segundo o jornal, o primeiro da imprensa brasileira).
Próximo episódio: como é o dia da repórter que cobre o Lula?
Na época, a repórter que cobria o presidente da República era Simone Iglesias, e ela me contou detalhes de sua rotina de trabalho em Brasília (ou em viagens, sempre na cola de Lula).
Esta série terá, ao todo, 15 posts. Vou trazer um novo episódio toda terça-feira, terminando em meados de dezembro.
Até breve! 😀
Veja os outros vídeos da série:
- Como é o trabalho do pauteiro?
- Como um repórter define sua pauta?
- Como é uma reunião de pauta?
- Como é feita a primeira página?
Você também vai gostar destes posts:
- Livro Sucursal das Incertezas, de José de Souza Castro, ganha versão impressa e nova cara digital
- A entrevista mais difícil que o jornalista James Cimino já fez
- Um manual de redação antirracista para jornalistas
- O jornalismo mudou. Para melhor ou pior?
- O jornalismo como conheci está com os dias contados
- Um estudo sobre a sobrevivência do jornalismo
- Reflexão aos leitores e fazedores de jornais
- Jornalistas agora têm que lutar contra fake news, coronavírus e o fascismo
- As dicas de 37 grandes jornalistas para quem está começando na profissão
- Uma homenagem às mulheres que fizeram a diferença na minha carreira
➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.
➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉
Descubra mais sobre blog da kikacastro
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.




