‘Vilarejo Macacos’: assista ao curta de animação de Víktor Waewell

Cena do filme Vilarejo Macacos, de Víktor Waewell.
Cena do filme Vilarejo Macacos, de Víktor Waewell.

Filme de 11 minutos de duração sobre distrito histórico de Minas Gerais, lançado em 30 de outubro de 2025, pode ser assistido de graça pelo YouTube; saiba mais

Quando meu amigo dos tempos de faculdade Víktor Waewell lançou seu primeiro livro, “Novo Mundo em Chamas“, escrevi sobre ele aqui no blog e na Amazon, comentando ter sido uma das minhas leituras favoritas de 2020.

Aquele foi só o começo da carreira de autor do Víktor. Pouco tempo depois, lançou o segundo livro, “Guerra dos Mil Povos“, também uma ficção histórica feita a partir de muita pesquisa.

O livro de estreia focava na revolta dos Palmares e este segundo se concentrou na nossa maior revolta indígena. Prato cheio para quem gosta de épicos, aventuras e também de História do Brasil.

Suas duas obras tiveram ótimas avaliações na Amazon, onde figuraram no topo dos mais vendidos da categoria. Víktor também foi um dos selecionados para o Prêmio Oceanos 2021, um dos principais em língua portuguesa.

Há pouco tempo, ele resolveu levar sua pesquisa para outros formatos audiovisuais, e lançou o podcast Tormentas e Redemoinhos.

Canal do blog da kikacastro no WhatsApp

Sua última novidade foi o curta de animação Vilarejo Macacos, lançado na última quinta-feira (30), que ele dirigiu e roteirizou. Até este domingo (2), já tinha mais de 13 mil visualizações. Eu fui uma dessas milhares: no primeiro dia, assisti junto com meu filho Luiz, de 9 anos, que, ao final, aplaudiu o filme.

Cena do filme Vilarejo Macacos, de Víktor Waewell.
Cena do filme Vilarejo Macacos, de Víktor Waewell.

Ele conta a história do vilarejo de Macacos, distrito oficialmente batizado de São Sebastião das Águas Claras, a 25 km de Belo Horizonte. Vemos os indígenas que habitavam a região, depois os portugueses chegando com os escravizados para lavrar ouro, que foi descoberto ali no início do século 18, passando pela construção da igreja, de 1718, até chegar à mineração moderna e às histórias dos moradores do povoado, que hoje recebe turistas de todo o país.

“O projeto nasceu do meu desejo de contar não só grandes acontecimentos, mas também histórias particulares do nosso país. Histórias particulares, paradoxalmente, costumam dar pistas sobre o universal”, disse Víktor.

Cena do filme Vilarejo Macacos, de Víktor Waewell.
Cena do filme Vilarejo Macacos, de Víktor Waewell.

Comentei com ele que esse filme, bastante didático e até poético, poderia ser exibido nas escolas. E ele disse que já está fazendo isso:

“Estou mostrando sim nas escolas de Nova Lima, e ainda fazendo oficinas com a garotada sobre como criar histórias com a própria História. Por sinal, estou amando isso!! Já fui em várias!!”

Cena do filme Vilarejo Macacos, de Víktor Waewell.
Cena do filme Vilarejo Macacos, de Víktor Waewell.

Diretor usou inteligência artificial para fazer animação de ‘Vilarejo Macacos’

Outro detalhe importante foi o processo de produção desse primeiro filme do Víktor, que usou muita inteligência artificial. “Depois vou fazer um conteúdo sobre a produção do vídeo, como foi feito e tal, mas é uma mistura de técnicas, entre fotografia, desenhos e IA“, ele explicou.

Para o autor, roteirista e diretor audiovisual, a IA vai propiciar uma “revolução cultural”, principalmente por baratear os custos de produção:

“Posso falar com propriedade, até há bem pouco tempo uma produção assim seria impossível sem muito recurso. Sem dúvida, estamos vendo o começo de uma revolução cultural sem precedentes, vamos ver cada vez mais conteúdos audiovisuais de altíssimo valor fora do circuito de blockbusters, que convenhamos, já se esgotou.”

Vale dizer que ele já trabalhava com produção de vídeos desde 2005, na era pré-IA, quando fundou a Matilde Filmes. Mas esta foi sua primeira obra de ficção histórica no audiovisual, expandindo o trabalho que começou na literatura.

***

Ficou com vontade de assistir ao curta de animação “Vilarejo Macacos: uma jornada histórica no interior de Minas”? Dê o play e aproveite:

Assista ao filme Vilarejo Macacos (11 minutos), de Víktor Waewell:

Versão com LIBRAS do filme Vilarejo Macacos:

Novo Mundo em Chamas, de Víktor Waewell“Novo Mundo em Chamas”
Víktor Waewell
Ed de autor
414 páginas
R$ 39,70 na Amazon (preço consultado na data do post; sujeito a alterações)

Guerra dos Mil Povos, de Víktor Waewell“Guerra dos Mil Povos”
Víktor Waewell
Ed de autor
514 páginas
R$ 46,30 na Amazon (preço consultado na data do post; sujeito a alterações)

 

Como comprar o livro de crônicas (Con)vivências, de Cristina Moreno de Castro, do blog da kikacastro.

Você também vai gostar destes posts sobre curtas-metragens de animação:

➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.

➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉

Canal do blog da kikacastro no WhatsAppReceba novos posts de graça por emailResponda ao censo do Blog da Kikafaceblogttblog


Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Avatar de Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, escritora, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1, TV Globo, O Tempo etc), blogueira há mais de 20 anos, amante dos livros, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Autora dos livros A Vaga é Sua (Publifolha, 2010) e (Con)vivências (edição de autor, 2025). Antirracista e antifascista.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo