No início de julho, fui conhecer a coleção da galerista Vilma Eid, que está exposta na Casa Fiat de Cultura até o dia 17 de agosto.
São cerca de 300 obras, entre esculturas e pinturas, de 100 artistas de diferentes épocas e regiões (muitos mineiros e muitas mulheres!), que a colecionadora foi juntando a seu acervo particular ao longo de quatro décadas.
E agora ela disponibiliza tudo isso para o público em geral, de graça. Sorte a nossa! 😉
A mostra ocupa dois andares da Casa Fiat de Cultura, o terceiro e o quarto. Não gostei de tudo o que vi lá, mas achei algumas obras incríveis! Minhas favoritas eu fotografei e resolvi trazer hoje para o blog, reforçando que ainda faltam 10 dias para a exposição ser retirada de cartaz. Aproveitem para ver pessoalmente!
Para ver as fotos em tamanho maior, basta clicar sobre elas, ok?
José Antonio da Silva
Obras de José Antonio da Silva, artista do interior de São Paulo, que retrata principalmente a vida rural. Foi o primeiro incorporado ao acervo de Vilma Eid e há várias obras dele nesta mostra:
Thiago Honório
Obra “Vista” (2020-23), de Thiago Honório, artista do Carmo do Paranaíba (MG). Usa cristal, cedro e alumínio:
Agostinho Batista de Freitas
As obras desse artista foram minhas favoritas na exposição toda! Ele nasceu em 1927 em Paulínia (SP) e morreu em 1997 na capital paulista. Abaixo, as obras Povoado e Cidade, de 1977:
Obra Vale do Anhangabaú, de 1983:
Obra sem título, mas uma das várias do artista paulista Agostinho Batista de Freitas que retratam a rodovia dos Imigrantes. Esta é de 1988:
Obra Imigrantes, de 1986:
Obra Anhangabaú, de 1991:
Mais obras do artista Agostinho Batista de Freitas na parede:
Alcides Pereira dos Santos
Obras bélicas de Alcides Pereira dos Santos, artista de Rui Barbosa (BA), que morreu em São Paulo em 2007. As telas são de 1997 e 1998:
Noemisa Batista dos Santos
Obras da artista Noemisa Batista dos Santos, de Caraí (Vale do Jequitinhonha, MG), feitas entre 1970 e 1980:
Obra Batizado, de 1970:
Obra Casa, sem data:
Obra sem título, de 1980:
Mais artistas do Vale do Jequitinhonha
Três belas esculturas em cerâmica, de épocas diferentes. As duas mulheres amamentando são de 1970 e 2008, da artista Izabel Mendes da Cunha, de Itinga, no Vale do Jequitinhonha (MG).
A outra obra, sem título e sem data, é da artista Placidina Fernandes do Nascimento, nascida em 1930 em Joaíma, também no Vale:
Heitor dos Prazeres
Óleo sobre madeira, obra de Heitor dos Prazeres, sem título e sem data. Ele nasceu e morreu no Rio de Janeiro (RJ), de 1898 a 1966:
Madalena Santos Reinbolt
Tapeçaria de Madalena Santos Reinbolt, artista nascida em 1919 em Vitória da Conquista (BA) e morta em Petrópolis (RJ), em 1977. Obra sem título feita entre 1969 e 1977:
Ivan Serpa
Obra Cinema, de Ivan Serpa, artista que nasceu e morreu no Rio de Janeiro, de 1923 a 1973. Óleo e relevo sobre madeira, feito em 1966.
Vânia Mignone
Obra de Vânia Mignone, artista de Campinas (SP), sem título, feita em 2016:
Zica Bérgami
Obra Baile, de 1982, de Zica Bérgami, nascida em Ibitinga (SP) em 1913 e morta em São Paulo (SP) em 2011. Bico de pena sobre papel:
Mirian Inêz da Silva Cerqueira
Minha segunda artista favorita de toda a exposição foi Mirian Inêz da Silva Cerqueira, que nasceu em Trindade (GO), em 1938, e morreu no Rio de Janeiro (RJ) em 1996. Óleos sobre madeira feitos entre 1975 e 1993:
Maria Auxiliadora da Silva
Obra sem título, de 1974, da artista Maria Auxiliadora da Silva, que nasceu em Campo Belo (MG), em 1935, e morreu em São Paulo (SP) em 1974. Óleo e massa de poliéster sobre tela:
![[Detalhe da obra] Obra sem título, de 1974, da artista Maria Auxiliadora da Silva, que nasceu em Campo Belo (MG), em 1935, e morreu em São Paulo (SP) em 1974. Óleo e massa de poliéster sobre tela.](https://kikacastro.com.br/wp-content/uploads/2025/07/vilma-eid23c.jpeg?w=750)
![[Detalhe da obra] Obra sem título, de 1974, da artista Maria Auxiliadora da Silva, que nasceu em Campo Belo (MG), em 1935, e morreu em São Paulo (SP) em 1974. Óleo e massa de poliéster sobre tela.](https://kikacastro.com.br/wp-content/uploads/2025/07/vilma-eid23b.jpeg?w=750)
![[Detalhe da obra] Obra sem título, de 1974, da artista Maria Auxiliadora da Silva, que nasceu em Campo Belo (MG), em 1935, e morreu em São Paulo (SP) em 1974. Óleo e massa de poliéster sobre tela.](https://kikacastro.com.br/wp-content/uploads/2025/07/vilma-eid23a.jpeg?w=750)
Saiba mais sobre a exposição Em Cada Canto:
- Em cada canto: Casa Fiat de Cultura e Instituto Tomie Ohtake visitam Coleção Vilma Eid
- Onde: Casa Fiat de Cultura
- Endereço: Praça da Liberdade, nº10, Funcionários – Belo Horizonte/MG
- Quando: Em cartaz até 17 de agosto de 2025; de terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.
- Valor: Gratuito, sem necessidade de ingresso.
- Classificação: Livre
- Mais informações no site
Cartografias Inventadas na Casa Fiat de Cultura
No segundo andar da Casa Fiat, antes de chegar às obras da coleção de Vilma Eid, podemos ver a exposição Cartografias Inventadas, com obras inéditas das artistas Andréa Vilela e Mirella Spinelli, abordando a mesma temática: nossa querida Praça da Liberdade, em Belo Horizonte ❤
Abaixo, duas fotos com meus quadros favoritos dessa mostra:
Saiba mais sobre a exposição Cartografias Inventadas:
- Cartografias Inventadas
- Onde: Casa Fiat de Cultura
- Endereço: Praça da Liberdade, nº10, Funcionários – Belo Horizonte/MG
- Quando: Em cartaz até 24 de agosto de 2025; de terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.
- Valor: Gratuito, sem necessidade de ingresso.
- Classificação: Livre
- Mais informações no site
Outras exposições legais que já vi em BH:
- OSGEMEOS
- Flávio Cerqueira
- Marco Paulo Rolla
- Ziraldo
- Bob Wolfenson
- Sob a Pele, de Pauline Daniel
- Escher
- A Tensão’, de Leandro Erlich
- Paul Klee
- Mondrian
- Kandinsky
- Patricia Piccinini
- Dreamworks
- Ai Weiwei
- Los Carpinteros
- Ancestral
- Presépios de Natal premiados
➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.
➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉
Descubra mais sobre blog da kikacastro
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

































