Paul Klee no CCBB: por que vale a pena ver (e uma amostra com 21 obras)
Dica importantíssima para quem mora em Belo Horizonte: depois de mais de dois meses em cartaz, a exposição com mais de 100 obra do suíço Paul Klee está quase chegando ao fim! Ela termina no dia 18 de novembro: portanto, você tem apenas mais duas semanas e meia para vê-la ou revê-la!
Eu não conhecia Paul Klee, confesso sem qualquer vergonha. Mas saí do CCBB com a impressão de que estive diante de um gênio. Um sujeito que, ainda aos 4 anos de idade, desenhava com razoável desenvoltura. Aos 11, já fazia desenhos incríveis. Que começou no campo mais “fácil” do desenho perfeccionista da natureza e do corpo humano (ele fazia até os músculos dos braços e das pernas como se fossem ilustrações científicas, de tão detalhadas), e prosseguiu na seara experimentalista, vanguardista, que naquela época era também uma escolha política (lembrando que os hitleristas baniram a arte dos modernistas).
Ele usou inúmeras técnicas e tinha um domínio impressionante sobre as cores, sobre as sombras, as luzes, e também sobre as formas. Falo isso sem nenhum conhecimento de artes plásticas, apenas com o que ele suscitou em mim, e depois do que aprendi na exposição.
E mais: ele era extremamente produtivo! Em 1939, um ano antes de morrer, quando já estava com a saúde bastante debilitada, a exposição nos informa que ele produziu, só naquele ano, mais de 1.200 obras. E elas estão entre as melhores, como vocês podem ver abaixo.
Segue uma pequena amostra da exposição, com os quadros que eu mais curti, com seus respectivos títulos e datas:
Quer saber mais sobre a obra de Paul Klee? CLIQUE AQUI e acesse o livro oficial da exposição “Equilíbrio Instável”, com várias informações importantes. Mas, se você mora em BH, o melhor mesmo é ir até o CCBB e viver a experiência completa 😉
Serviço:
Exposição PAUL KLEE – Equilíbrio Instável
Até 18 de novembro
De quarta a segunda, das 10h às 22h
No CCBB BH: Praça da Liberdade, 450.
Mais informações: (31) 3431-9400 ou no site do CCBB
Gratuito
Leia também:
- Outras exposições no CCBB
- Guia turístico de Belo Horizonte com 90 dicas de passeio
- Post de uma mineira bairrista
- O bom e o ruim de Minas
- Que tal passar as férias em BH?
- Mais posts sobre Belo Horizonte
- Mais posts sobre viagens e turismo
***
Quer assinar o blog para recebê-lo por email a cada novo post? É gratuito! CLIQUE AQUI e veja como é simples!
Categorias

Cristina Moreno de Castro Ver tudo
Mineira de Beagá, jornalista, blogueira, poeta, blueseira, atleticana, otimista, aprendendo a ser mãe. Redes: www.facebook.com/blogdakikacastro, twitter.com/kikacastro www.goodreads.com/kikacastro. Mais blog: http://www.otempo.com.br/blogs/19.180341 e http://www.brasilpost.com.br/cristina-moreno-de-castro