Viagens extraordinárias: últimos dias da companhia Solas de Vento no CCBB de BH!

O cenário quase nu de "Volta ao Mundo em 80 Dias", da cia Solas de Vento, que usa a imaginação para nos transportar para a história. Foto: Cristina Moreno de Castro

Passo aqui rapidinho hoje só para recomendar FORTEMENTE uma trinca de peças de teatro da Companhia Solas de Vento, que está em cartaz no CCBB de Belo Horizonte apenas até a próxima segunda-feira.

Trata-se da montagem teatral Viagens Extraordinárias, que é composta por três espetáculos, todos eles inspirados na obra mágica do Júlio Verne: “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, “Viagem ao Centro da Terra” e “20.000 Léguas Submarinas”.

Já assisti aos dois primeiros e, na próxima sexta, vou ver o terceiro. Os ingressos são a preços populares: eu paguei R$ 15 para cada um. A casa está ficando lotada TODOS OS DIAS.

Detalhe: não se trata de teatro infantil. Claro, a classificação é livre, a linguagem é acessível e a criançada ADORA! Mas ouso dizer que os adultos amam ainda mais. Porque a história de Júlio Verne é um clássico universal, que ainda não foi adaptado em filmes da Disney que nossos filhos decoraram, os atores são excepcionais, os diálogos são cheios de humor pastelão da melhor qualidade e ainda vibramos com as apresentações circenses e a forma mágica como eles improvisam pedaços de madeira ou barras de ferro para criar barcos, trens, vulcões, elefantes e muito mais. Estas peças são um deleite para nossa imaginação!

Numa era em que as artes estão cada vez mais realistas, com animações 3D simulando até os pelinhos do dedão do pé à perfeição, com espetáculos sempre entregando cenários impecáveis, de bandeja pra gente, é encantador ver os cenários dessas três peças, que são praticamente nus, mas ainda assim capazes de simular, com perfeição, por exemplo, uma tempestade num mar. O máximo que eles usam é um projetor de vídeos (todos feitos ao vivo), que complementam o parco cenário ao criarem um espécie de “efeitos especiais” caseiros.

 

Cena de “Viagem ao Centro da Terra”, com um barco em um mar revolto. Foto: Cristina Moreno de Castro

 

Enfim, estou longe de ser uma expert em teatro. Para ser bem sincera, as únicas peças teatrais a que assisti nos últimos anos foram todas “infantis”, com meu filho Luiz, que AMA teatro. Mas, comparando estas três com todas as outras que estou acostumada a ver (especialmente da Copas Produções Artísticas e da Cyntilante, duas produtoras caprichadas aqui de BH), já posso dizer que elas são MUITO especiais.

Fui procurar saber um pouco mais sobre a Solas de Vento, para ver quem está por trás desse projeto. E descobri que é uma companhia criada em São Paulo, há 15 anos, a partir da parceria dos dois atores principais, os feras Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues. Os dois, além de atores, têm experiência com o circo (acrobacia, palhaço etc) e dança. Isso tudo a gente vê no palco.

Eles lançaram “A Volta ao Mundo em 80 Dias” há 11 anos, que já teve várias temporadas e recebeu prêmios. Já “Viagem ao Centro da Terra” estreou há sete anos e também conta com a participação do ator André Schulle. Ele também está em “20 mil léguas”.

 

Os atores de “Viagem ao Centro da Terra”: Bruno Rudolf, André Schulle e Ricardo Rodrigues. Foto: Cristina Moreno de Castro

 

Não encontrei informações no site do CCBB se este espetáculo já esteve nas unidades de São Paulo, Rio e Brasília ou se ainda vai passar por essas cidades. Seja como for, o grupo sai em turnê com essas peças com frequência, pelo que vi no site da própria companhia. Ou seja, se você não conseguir ir aqui em BH, não deixe de ver quando surgir a oportunidade! 😉

 

Mais informações:

Viagens Extraordinárias (agora só com a peça ‘20.000 Léguas Submarinas’)
Data: até 8 de agosto
Duração: 50 minutos
Ingressos: a partir de R$ 15, no eventim
Local: CCBB BH (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários – BH)
Funcionamento: Todos os dias, das 10h às 22h, exceto às terças
Contato: (31) 3431-9400 e ccbbbh@bb.com.br
Site e programa completo

 


Exposições legais que vi no CCBB:

Leia também:

 

***

Quer assinar o blog para recebê-lo por email a cada novo post? É gratuito! CLIQUE AQUI e veja como é simples! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! Se preferir, ENTRE EM CONTATO 😉

faceblogttblog

Por Cristina Moreno de Castro (@kikacastro)

Mineira de Beagá, jornalista, blogueira, poeta, blueseira, atleticana, otimista, aprendendo a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Redes sociais: www.facebook.com/blogdakikacastro, twitter.com/kikacastro e www.instagram.com/arvoresdascidades.

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: