Os dados das eleições em cada estado do Brasil desde 2002

A super fera jornalista de dados Gabriela Caesar, que hoje trabalha no Google, acaba de lançar a ferramenta Eleições no Brasil.

Trata-se do projeto final dela no Master do Insper, todo tabulado a partir de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Este projeto foi desenvolvido em código aberto e de forma independente, sem apoio financeiro ou vínculo com empresas”, escreveu ela em seu LinkedIn.

Com esta ferramenta, é possível ver, por exemplo, como votaram os eleitores de cada estado desde 2002, e comparar esse resultado com o resultado final no Brasil todo.

Por exemplo, considerando todo o Brasil:

  • Em 2002, Lula (PT) teve 61,27% dos votos válidos no segundo turno das eleições, enquanto José Serra (PSDB) teve 38,73% dos votos.
  • Em 2006, foi 60,83% para Lula contra 39,17% para Alckmin, que hoje é o vice dele nestas eleições, mas na época era do PSDB.
  • Em 2010, foi 56,05% para Dilma (PT) contra 43,95% do José Serra.
  • Em 2014, Dilma ganhou por 51,64% a 48,36%, de Aécio Neves (PDSB).
  • E, em 2018, Jair Bolsonaro (então PSL) ganhou de Fernando Haddad (PT) por 55,13% a 44,87%.

Considerando apenas Minas Gerais, o PT venceu em todas as eleições, de 2002 a 2014, assim como ocorreu nacionalmente, mas com percentuais maiores entre os mineiros (respectivamente: 66,45%, 65,19%, 58,45% e 52,4% para Lula e Dilma, naqueles anos). Apesar dessa tendência petista entre os mineiros, Bolsonaro teve vitória maior em Minas do que nacionalmente em 2018, com 58,19% dos votos válidos.

Considerando São Paulo, o PT vem sendo sistematicamente derrotado desde 2006, quando Alckmin venceu Lula com 52,26% dos votos válidos. Serra e Aécio também repetiram o feito entre os paulistas atucanados. E Bolsonaro teve um percentual de votos bem maior que nacionalmente, com 67,97% entre os eleitores paulistas.

Já na Bahia, por exemplo, o PT vence de lavada desde 2002, com percentuais bem mais altos que os nacionais, e inclusive Haddad venceu de Bolsonaro com 72,69% dos votos dos baianos.

Quer navegar com calma e ver a evolução dos votos em cada estado e entre os eleitores que vivem no exterior? CLIQUE AQUI e confira o trabalho completo da Gabriela!

 


Leia também:

***

Quer assinar o blog para recebê-lo por email a cada novo post? É gratuito! CLIQUE AQUI e veja como é simples! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! Se preferir, ENTRE EM CONTATO 😉

faceblogttblog

Por Cristina Moreno de Castro (@kikacastro)

Mineira de Beagá, jornalista, blogueira, poeta, blueseira, atleticana, otimista, aprendendo a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Redes sociais: www.facebook.com/blogdakikacastro, twitter.com/kikacastro e www.instagram.com/arvoresdascidades.

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: