‘A Máquina do Tempo’: leia minha resenha e veja o trailer do filme

Filme A Máquina do Tempo (LOLA).
Filme A Máquina do Tempo (LOLA), com as protagonistas Thom (Emma Appleton) e Mars (Stefanie Martini).

Vale a pena assistir: A Máquina do Tempo (LOLA)
2022 | 1h19 de duração | Classificação: 14 anos | nota 9

Não sei por que este filme irlandês de 2022 só foi estrear em nossos cinemas agora em março de 2025, mas foi o que aconteceu: assisti no último sábado.

De cara, é um filme que chama a atenção por sua estética. Ele não só foi todo filmado em preto e branco, mas com câmeras antigas, de antes da Segunda Guerra Mundial. Além disso, as câmeras são sempre carregadas pra lá e pra cá, gerando imagens tremidas, corridas, cortadas bruscamente etc.

O efeito é muito autêntico: realmente parece que estamos assistindo a gravações caseiras feitas entre 1938 e 1941. A gente até se esquece, às vezes, de que não estamos no passado.

Canal do blog da kikacastro no WhatsApp

E, ao contrário do que se possa esperar, não incomoda nem um pouco assistir a um filme com esse grau de pretenso amadorismo, uma vez que essa intenção casa totalmente com o roteiro.

E o roteiro do diretor Andrew Legge também é muito bom. Gira em torno de duas irmãs britânicas órfãs, Thomasina e Martha, que criam uma máquina capaz de captar imagens do futuro. Batizam essa máquina de LOLA, em homenagem à mãe (e este é o título original do filme).

Graças a esta invenção brilhante de Thom, as duas conhecem o rock, se apaixonam pelas músicas e pela arte de David Bowie, Bob Dylan, The Kinks (veja trechinho abaixo em que elas cantam “You Really Got Me”), dentre outros, muito antes de serem conhecidos do resto do mundo – antes mesmo de eles terem nascido. Mas também percebem que a predição do futuro poderia ser útil como inteligência de guerra, evitando mortes causadas pelos nazistas durante ataques que ainda estavam em andamento.

Isso por si só já renderia um baita filme, mas fica ainda mais interessante quando a coisa desanda completamente. Tanto no mundo quanto na vida das duas protagonistas. E a gente assiste a tudo, chocados, e pensando: “Será que tem conserto?”

(Podemos pensar, depois de ver este filme, que qualquer “grande tecnologia revolucionária” pode provocar desastres em mãos erradas. Isso vale para a bomba atômica e para as redes sociais, por exemplo. E para o avanço desenfreado e desregulamentado da inteligência artificial…)

Enfim, é um filme rápido, de apenas 1h19, que a gente nem vê passar, com estética propositalmente simplória, mas que consegue contar uma história incrível de ficção científica e de guerra. Uma prova de que não é preciso rios de dinheiro para se fazer cinema de qualidade.

Canal do blog da kikacastro no WhatsApp

Assista ao trailer de A Máquina do Tempo:

Você também vai gostar destes posts:

➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.

➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉

Canal do blog da kikacastro no WhatsAppReceba novos posts de graça por emailResponda ao censo do Blog da Kikafaceblogttblog


Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Avatar de Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, escritora, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1, TV Globo, O Tempo etc), blogueira há mais de 20 anos, amante dos livros, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Autora dos livros A Vaga é Sua (Publifolha, 2010) e (Con)vivências (edição de autor, 2025). Antirracista e antifascista.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo