Em fevereiro de 2023, quando tinha 7 anos, Luiz escreveu seu primeiro livro. Na verdade, ele ditou a história toda em um áudio, que me enviou e, quando ouvi, percebi que tinha um livro diante de mim.
Transcrevi, nós dois ilustramos, e imprimimos alguns exemplares para guardar de lembrança, daquela fábula que se chamaria “Viagem em Busca de uma Casa”. Foi um sucesso: o lançamento em forma de piquenique lotou, outros encontros literários para crianças também lotaram e ainda fui contar a história na escola municipal onde ele estudou na educação infantil.

Desde então, Luiz já pensou em escrever vários outros livros. Quando adotamos a cachorrinha Chica, por exemplo, em julho daquele ano, ele disse que faria um livro sobre um garotinho em busca do melhor animal de estimação – e, claro, seria a Chica.
Ele foi mudando de ideia várias vezes sobre o tema de seu segundo livro, só não tirou de cabeça a ideia de escrever mais um.
Foi assim que, em setembro de 2024, ele se fechou em seu quarto e gravou mais um longo áudio com a história da aventura de dois amigos no sítio dos avós, em busca de um tesouro.
Quando ouvimos, ficamos encantados, não só com a história, mas também com a bela homenagem que ele estava prestando ao sítio que seus avós maternos têm de verdade, há décadas, na Grande BH.
Luiz já viveu muitas aventuras por lá, geralmente acompanhado de seu primo Lipe: brincou de lama, armou barraca, transformou a casinha em clube de detetives, fez pipa com o bambu, “caçou” mandiocas, acendeu fogueiras, descobriu velharias guardadas nos armários…

Resolvemos que este seria o segundo livro desse escritor mirim tão criativo. Mais uma vez, transcrevi tudo, Luiz fez os desenhos, e imprimimos algumas cópias para guardar de lembrança, juntando ainda quatro redações que ele havia feito na escola (todas com nota máxima das queridas professoras Eli e Taís) e um conto que ele criou de última hora.
Assim nasceu este segundo livro: “Aventura no sítio e outras histórias“. São histórias de coragem, amizade, solidariedade e de crianças enfrentando seus medos e emoções.
Que essas histórias inspirem as outras crianças da idade do Luiz a viverem suas próprias aventuras – ou aventurarem-se neste mundo mágico da literatura!
Vai ter lançamento do livro! Anote aí:
Quem mora em BH e quiser ir prestigiar o Luiz no lançamento deste belo livro, e adquirir exemplares autografados, fique ligado porque já é nesta semana! Veja os detalhes a seguir:
- Data: 9 de janeiro, quinta-feira
- Horário: de 19h a 21h
- Local: Centro Cultural Unimed-BH Minas (local coberto! Podem ir se estiver chovendo também! ;))
- Endereço: Rua da Bahia, 2.244, quinto andar, Lourdes, BH
- Evento gratuito e aberto ao público
- Mais informações no site
Aí o convitinho:
Você também vai gostar destes posts:
- Os 13 melhores livros para crianças de 0 a 3 anos
- Os 20 melhores livros para crianças de 4 a 6 anos
- Melhores livros para crianças de 6 e 7 anos que leem sozinhas
- Melhores livros para crianças de 8 a 10 anos que gostam de ler
- Dia da Árvore: livros e ideias para as crianças amarem o verde
- Os melhores jogos para crianças a partir de 5 anos
- As melhores séries na TV para crianças de 4 a 10 anos
- Melhores restaurantes com espaço kids grátis para levar crianças em BH
- Os melhores filmes e animações para assistir com os filhos
- 150 coisas que aprendi em quatro anos de maternidade
➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.
➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉
Descubra mais sobre blog da kikacastro
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.





Não aguentei esperar o dia 9 para comprar o livro do Luiz e ganhar seu autógrafo: “Querido vovô, espero que você goste do meu livro. Beijos Luiz”. Gostei muito e já comprei dois. Mas vou ao lançamento, claro.
CurtirCurtir
Vai ser um dia incrível! 😀
CurtirCurtir