A ideia tinha surgido pela manhã, quando saí da minha aula de spinning e vi que estava rolando um bazar de natal por perto. Andei pelas peças expostas e achei tudo muito bonito: brincos, panos de prata bordados, doces, brinquedos etc.
Também acho muito legal comprar esses produtos artesanais, estimular a economia criativa e o pequeno empreendedor, em vez de ir direto para a Amazon e seus produtos chineses de preços incompetíveis.
Mas não pude deixar de pensar, a cada barraquinha visitada, que não estamos precisando de NADA aqui em casa. Me veio à cabeça aquela cena inicial do filme Wall-E, com todo o lixo acumulado na Terra, e me bateu um certo desespero pelo acúmulo de coisas, pelo consumismo desenfreado, pela desigualdade.

E foi aí que pensei: neste ano não quero nenhum presente. Mas, como adoro dar presentes, me veio a solução simples: por que não dar algo que já tenho por aqui, que já está aqui em casa mesmo?
Conversei sobre esta ideia com o Luiz naquele dia 3 de dezembro. Ele estava aprendendo sobre sustentabilidade na escola e adorou colocar em prática o conceito. Já ficou pensando nos jogos ou livros que poderia dar aos primos. E eu fiquei pensando no que poderia dar, daqui de casa mesmo, aos meus pais e irmãs.

Com a empolgação plantada em quem mais interessava (afinal, crianças amam ganhar presentes no Natal – sejam novos ou não), resolvi lançar a ideia para a minha família neste ano. A aceitação foi boa. Então pensei: por que não espalhar para outras famílias também?
Mandei a mensagem abaixo para alguns amigos via WhastApp e também o Instagram. E hoje trouxe ao blog com um convite para você (espero que ainda em tempo): que tal passar adiante esta ideia na sua família também? 🤗❤️🌱
***
Eu e Luiz tivemos uma ideia para este ano: vamos fazer o Natal SUSTENTÁVEL? 🌱🌲
A ideia é: quem quiser dar presentes deve dar algo que já possua em casa. Vamos usar um dos 5 R’s da Sustentabilidade: o REUTILIZAR. ♻️
Por exemplo: podemos dar um livro, uma roupa que ainda esteja nova, um jogo, um enfeite de casa etc. A regra principal é só uma: proibido comprar! 🚫
Bora? Já pensamos em presentes pra todos da família por aqui 😄🙋🏽♀️
Se gostar da ideia, envie o textinho acima e a imagem abaixo para o grupo da sua família no WhatsApp e para suas redes sociais:
E feliz Natal! 😀
Você também vai gostar destes posts:
- Filmes natalinos para assistir com a família toda – e ir entrando no clima de Natal
- ‘Sim, Papai Noel existe’: leia a carta escrita há 120 anos e que ainda comove
- Aproveite o Natal para ensinar o bem
- Os 50 presépios de Natal mais criativos que você já viu
➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.
➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉
Descubra mais sobre blog da kikacastro
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.




