7 ideias para a Semana das Crianças: passeios, presentes e atividades

Como é bom ser criança! Nas fotos, o Luiz brincando num escorregador inflável.
Como é bom ser criança! Nas fotos, o Luiz brincando num escorregador inflável.

Começou uma das épocas mais esperadas pelas crianças de todo o Brasil: a Semana das Crianças! Embora o feriado nacional seja só em 12 de outubro, muitas escolas deixam os alunos de folga a semana toda.

E aí? O que fazer com os pequenos à toa dentro de casa? Ou, mesmo que eles estejam tendo aulas normalmente, como criar experiências e momentos legais junto com eles, que eles possam guardar para sempre em suas memórias afetivas da infância? ❤

Aí vão algumas ideias, selecionadas a partir de posts do blog que são sempre atualizadinhos 😉

O que fazer na Semana e no Dia das Crianças?

Separei 7 ideias: dá para colocar em prática uma para cada dia da semana, olha que legal! 😉 E algumas também servem de dica de presente para o 12 de outubro. Confira a seguir.

1. Passeio ao ar livre

Mosaico mostrando fotos de parques e outros espaços para passear ao ar livre com crianças em Belo Horizonte

Se não estiver chovendo, uma boa pedida é levar os pequenos para passear nos parques, praças, zoo e outros espaços ao ar livre da sua cidade. Além de ser diversão garantida, e muito saudável, ainda são áreas que geralmente têm entrada gratuita, ou preço popular. Melhor ainda se puder fazer um piquenique, levar a bike ou incluir o cachorrinho da família no passeio, hein?

2. Chef em casa

melhores receitas para fazer com crianças

Que tal inventar uma receita bem legal e cozinhar junto com seu filho ou filha? Não é preciso ser nenhum/a expert em culinária: eu mesma sou péssima no fogão, mas consegui criar um caderno de receitas com 27 quitutes relativamente simples, que garantiram a diversão e um momento especial com meu filhote durante meses.

3. Restaurantes com espaço kids

Parede de escalada para crianças no restaurante Fazendinha São Bento, em BH.

Cozinhar não é mesmo sua praia? Então que tal aproveitar o feriadão e levar a família inteira para algum restaurante bem legal? Mas não vale qualquer lugar, não: tem que ter parquinho ou espaço para as crianças brincarem, e sem taxa extra!

4. Brincadeiras em casa

Luiz pintando e fazendo arte no chão da área de casa

No início da pandemia, quando todo mundo estava preso dentro de casa, montei uma lista com mais de 20 coisas legais para fazer com os pequenos dentro de casa. Mas, poxa, essa lista vale para qualquer época – não precisa estar em quarentena com medo de um vírus letal para usar a criatividade e brincar bastante no espaço de casa, não é mesmo?

5. Jogos de cartas e tabuleiros

Alguns dos jogos de cartas e tabuleiro que mais nos divertem aqui em casa, desde que o Luiz tinha 5 anos.

O tipo de brincadeira que eu mais amo são os jogos, de cartas ou tabuleiro. Muitos deles são divertidos para crianças e adultos, e têm a capacidade mágica de reunir e divertir toda a família. Tem coisa mais legal, para uma criança, do que a experiência de passar momentos juntos com os pais ou com os irmãos mais velhos, por exemplo? Os jogos fazem isso! 😀

Então, além de ser dica do que fazer nesta semana, são também minha dica do que presentear no dia 12 de outubro. E, olha: tem uns jogos que custam a partir de R$ 15, viu?

6. Assistir TV juntinhos

family mother father and children watching projector, TV, movies with popcorn in the evening at home

Está chovendo? Bateu preguiça? A vontade que deu foi de ficar quietinh@ no sofá vendo TV e comendo um balde de pipoca? Sério, eu não julgo. Tem dia que a vontade é essa mesmo. Mas que tal se você puder passar esse tempo em frente à TV juntinho do seu filhote? O que seria só uma falta de opção melhor, pode virar uma experiência gostosa também, em família.

Ah, e tem muuuuuito programa feito para crianças que os adultos também adoram quando assistem, viu? Falo por mim! Eu já selecionei ótimas séries live action, filmes e animações, além de desenhos animados para todas as faixas etárias, que tanto meu filho quanto eu adoramos maratonar juntos. Acesse nos links abaixo:

7. Biblioteca em casa

Alguns livros lindos, educativos, ou simplesmente divertidos que as crianças de 6 e 7 anos adoram ler sozinhas!

Outro programa ótimo para os dias em que queremos ficar mais quietinhos é ler. Sim, pegar um bom livro, sentar ou deitar num lugar confortável e silencioso, e mergulhar na história! Se a criança ainda for muito pituchinha, vale ler histórias para ela – garanto que vai amar! Mas as crianças de 7 anos ou mais, que já sabem ler sozinhas, também se sentem super queridas e importantes quando compartilham o momento de leitura com seus pais, sabia? Pelo menos falo pelo meu Luiz 😉

Além disso, livros são ótima ideia de presente para dar em qualquer data: dia das crianças, natal, aniversário… Selecionei alguns, separados por faixa etária, que fizeram muito sucesso aqui em casa:

Gostou deste post? Você também vai gostar dos posts abaixo:

➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.

➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉

Receba novos posts de graça por emailResponda ao censo do Blog da Kikafaceblogttblog

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1 e TV Globo, UOL, O Tempo etc), blogueira há 20 anos, amante dos livros, poeta, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Antirracista e antifascista.

2 comentários

  1. Antes de entrar aqui eu lia as últimas das 418 paginas do livro de Jo Nesbo “O boneco de neve”, publicado pela Editora Record, com a sensação de que o mundo não tem jeito. Se não é a loucura do Estado de Israel bombardeando a cidade de Jerusalém e matando os que tentavam se salvar nas mesquitas, jogando bombas para varrer do mapa os “terroristas” palestinos, é a loucura mostrada nessa terrível ficção norueguesa: um homem que se vingava de uma doença rara herdada dos pais. E então renovo minha esperança na humanidade ao ler esse texto de minha filha. O mundo tem jeito.

    Curtido por 1 pessoa

Deixar um comentário