‘Elementos’: uma animação que tem tudo pra vencer o Oscar

Personagens de fogo e água formam casal protagonista de Elementos, da Disney Pixar.
Personagens de fogo e água formam casal protagonista de Elementos, da Disney Pixar.

Vale ver no cinema: ELEMENTOS (Elemental)
2023 | 1h41 de duração | nota 9

Elementos“, da Disney Pixar, tem tudo para ser a animação premiada como melhor da categoria no Oscar de 2024: as imagens são lindas, o roteiro é muito bem amarrado, agrada a crianças e adultos, o tema sempre encontra espaço.

Pra começar, as imagens. Temos aqui um filme cujos personagens são feitos de água, fogo, ar ou terra. Os três primeiros, elementos não sólidos, fluidos, e, por isso mesmo, instáveis. Mas a animação detalhista e caprichada conseguiu manter o foguinho pairando de um lado para o outro, qual um fantasma, e a água jorrando, e o ar esfumaçando por aí.

Brinca ainda com transparência, reflexo das luzes, formação de arco-íris. É um prato cheio para nossos olhos, tão acostumados à solidez das imagens ao nosso redor, à concretude que costuma ser levada às telas de cinema. Uau!

Personagens do filme Elementos são de fogo, água, ar e terra.
Personagens do filme Elementos são de fogo, água, ar e terra.

Em seguida, o roteiro. O tema principal do filme é aquele clássico embate entre os filhos seguirem os passos dos pais ou trilharem seus próprios caminhos. Já foram escritos milhares de livros e roteiros com esta reflexão, mas ela continua atual para sempre. Afinal, todos nós passamos, em maior ou menor grau, pelo dilema de agradar a família ou surfar na nossa liberdade.

Nem sempre um caminho anda junto com o outro: às vezes aparecem conflitos justamente porque, geralmente no fim da adolescência, as estradas se abrem após uma encruzilhada.

A vida fica bem mais fácil e leve quando podemos fazer aquilo de que gostamos e recebemos as “bênçãos” dos nossos pais para isso. Por bênçãos, entendam aval, OK, a aceitação. Com raras exceções, filhos querem deixar os pais orgulhosos, ponto.

“Elementos” trabalha muito bem esta questão e ainda inclui alguns… ahn… elementos que tornam o roteiro mais interessante também para os adultos. A questão da imigração, por exemplo, de famílias que seguem rumos geograficamente distantes de seus pais em busca de uma vida melhor – às vezes à custa de grande sacrifício. A questão da culpa. Do preconceito, decorrente das diferenças entre pessoas, etnias e raças.

E tudo costurado numa história de amor que remete ao bom e velho Romeu e Julieta. Família tal que “não se mistura” com a outra. Água e fogo? Impensável! Ou não?

Personagens de fogo e água formam casal protagonista de Elementos, da Disney Pixar.
Personagens de fogo e água formam casal protagonista de Elementos, da Disney Pixar.

(Por falar em história de amor, todo mundo que assistir a este filme no cinema ainda vai poder ver, antes, o curta-metragem “Carl’s Date“, de 8 minutos, que mostra Carl Fredricksen, de “Up: Altas Aventuras“, se preparando para um encontro. Muito fofo! <3)

O resultado é um daqueles filmes que a gente praticamente tem certeza de que vai levar a estatueta do Oscar.

Mais uma para a prateleira do produtor Pete Docter, que, até o momento, já ganhou 60 dos 80 prêmios a que foi indicado (uau!). Ele levou o Oscar de melhor animação por Up: Altas Aventuras (2010), Divertida Mente (2016) e o lindo Soul (2021). Ainda tem grandes chances de ser indicado pelo roteiro neste filme, assim como foi em Divertida Mente, Up, WALL-E e Toy Story.

Em breve veremos as indicações e os resultados para o promissor “Elementos”. Por enquanto, fica a recomendação para uma agradável tarde no cinema entre pais e filhos 😉

P.S. em 11/3/2024 – Assisti a este filme antes de ver as outras animações indicadas ao Oscar. Ele acabou preterido por uma animação que eu nem vi (ainda), “O Menino e a Garça”.

‘Elementos’ foi indicado a 1 Oscar em 2024 (não venceu):

  • Melhor animação

Assista ao trailer dublado do filme ‘Elementos’:

Leia também:

➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.

➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉

Receba novos posts de graça por emailResponda ao censo do Blog da Kikafaceblogttblog

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1 e TV Globo, UOL, O Tempo etc), blogueira há 20 anos, amante dos livros, poeta, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Antirracista e antifascista.

Deixar um comentário