Há cinco anos postei aqui no blog 10 dicas de bom senso para quem está em um grupo de WhatsApp. Que valiam tanto para grupos de família quanto de amigos ou de trabalho. E tudo o que escrevi lá continua valendo mais do que nunca nos dias de hoje.
Hoje vi no LinkedIn um post escrito pelo excelente Evandro Spinelli, com quem trabalhei há mil anos na “Folha de S.Paulo”, sobre o bom uso do WhatsApp entre colegas de trabalho.
O foco do guia dele são as mensagens instantâneas entre indivíduos, não nos grupos. Entre chefes e subordinados, entre quaisquer pessoas num ambiente corporativo. E muito do que ele fala é sobre o respeito pelo TEMPO do outro, que é um tema mais necessário que nunca, nesta época de burnout em que estamos vivendo.
Mas vamos às dicas do Spinelli, que ele deixou que eu compartilhasse (os grifos e as legendas das fotos são meus, ok?):
“Guia prático de boas maneiras em comunicação instantânea por aplicativos de mensagem em ambiente corporativo.
Ou, como ser respeitado por seus colegas no trabalho à distância.
Ou ainda, como não ser um babaca no WhatsApp.
1- Não mande “oi”, “bom dia”, “boa tarde” sem dizer imediatamente qual é o assunto. Seja educado, mas vai falando logo o que você quer. Tenha em mente que seu interlocutor pode estar ocupado com coisas importantes para ele, e responder à sua saudação pode não estar na lista de coisas que ele julga importantes.

2- Não mande áudios. Não deixe as pessoas acharem que você é analfabeto ou preguiçoso. Escreva. Escrever (e escrever corretamente) também é importante em suas relações de trabalho. Escreva pro teu chefe e escreva para teus subordinados, sem distinção. Se o assunto for mais complexo, peça licença para mandar um áudio e aguarde a autorização.

3- Escreva tudo em uma única mensagem. Se é o mesmo assunto, pra que mandar 14 mensagens diferentes, cada uma com 3 palavras? Sabe o quanto isso irrita a pessoa que recebe? A tecla de enviar não substitui o ponto final nem a vírgula. Escreva tudo o que precisa escrever, use a pontuação correta, e só então envie.

4- Não ligue depois de mandar mensagem. Espere. Entenda que a pessoa não está à sua disposição. Até mesmo seu funcionário ou subordinado tem coisas a fazer. Espere a resposta e, se for necessário, peça licença para fazer a ligação. Se for urgente, então ligue direto. Mas urgente é urgente mesmo, não só uma tentativa de aplacar sua ansiedade ou aquela necessidade de resolver rápido um problema que é seu antes de você começar a malhar na academia.

5- Respeite os horários. As pessoas não estão à disposição o tempo todo. Elas também têm vida, dormem, almoçam, jantam, passeiam, limpam a casa, vão ao bar ou à igreja, praticam esportes. Não mande 30 mensagens na hora do almoço porque a pessoa pode estar, veja que surpreendente, almoçando!!! Não mande mensagens à noite ou de madrugada. Se for urgente, ligue. Mas antes pense se é urgente de verdade (falamos disso no item acima). O líder respeita os seus liderados. O chefe que não respeita as pessoas, que não segura as broncas sem incomodar todo mundo, não é líder, é só um tonto com cargo.
6- Não mande correntes. Parece desnecessário dizer, mas sei lá, né?
7- Não mande fake news. Outra coisa que parece desnecessário, mas é sempre bom ressaltar. E não venha com aquela desculpinha de “não sei se é verdade, só estou repassando” porque a responsabilidade também é sua. E mostra o tipo de coisa na qual você acredita.
- Leia também: Vamos nos unir contra os boatos!

Este guia não deve estar completo, mas já é um bom ponto de partida.
Ah, isso aqui também não é um guia pra você lidar com os amigos, família ou peguetes (ainda se usa esse termo?). É um roteiro para o mundo corporativo. Menos a parte da fake news, essa é pra vida.”
Muito bem, Spinelli, assino embaixo! 😀
Leia também:
- Grupos de WhatsApp: 10 dicas de BOM SENSO para seus participantes
- Reflexões sobre trabalho, burnout e a importância do DESCANSO
- 10 ideias para se desconectar da rotina de trabalho e das telas
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Muito bom! Eu acrescentaria: não mande mensagem para colegas de trabalho, funcionários ou chefes depois do horário comercial. Pois obriga a pessoa a pelo menos ler (ou, pior, responder ou providenciar o que se pede) num momento particular dela.
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