Vamos nos unir contra os boatos!

Não bastasse um viaduto ter afundado 6 metros e gerado deslocamento de 5 cm de sua alça, ter matado duas pessoas e ferido outras 23, ainda tem um espírito de porco que decide inventar um boato, atribuir a uma fonte falsa, e espalhar como virose por meio do WhatsApp. Qual o objetivo do cavalgadura em questão? Disseminar o pânico entre a população — não bastasse o fato de todos já estarem devidamente assustados e evitando fortemente passar sob qualquer viaduto da face da Terra.

Não há muito o que se fazer a esse respeito. Espíritos de porco existem, infelizmente. O que podemos fazer é refletir antes de compartilhar um desses boatos. Pensar: ele faz sentido? Vai ser útil repassá-lo para os outros? Algum jornal apurou a informação?, antes de clicar no “enviar”.

Já falei disso por aqui: a maioria das pessoas não se importa com um preceito básico do jornalismo, que é checar uma informação antes de divulgá-la. Ao não se importarem com isso, passam adiante mentiras criadas com algum interesse, nem que seja o interesse primário de confundir as pessoas (mas às vezes o buraco é mais embaixo).

O jornal “O Tempo” tem prestado um serviço muito bacana de fazer reportagens toda vez que esse tipo de boato surge. Os repórteres apuram, checam a veracidade da informação e, se constatam um hoax, fazem uma matéria alertando para que as pessoas não o compartilhem.

Vejam a quantidade de boatos espalhados pelo WhatsApp que o jornal divulgou apenas neste ano e me digam: você recebeu algum deles? E, mais importante: caiu em algum e o compartilhou? Deixo como reflexão.

E ainda teve o boato de que o Bolsa Família ia acabar, que acabou virando esta ótima charge do Duke:

boatoLeia também:

  • Boato de que a Copa de 98 foi comprada “partiu” de professor de educação física. Leia aqui para rir 😀
  • Site boatos.org é boa iniciativa contra essas pragas! ACESSE.

 

Anúncios

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s