Se você gosta de séries de mistério, suspense, ou aquelas com histórias policiais ou de detetives, veio para a lista certa! Este post traz uma seleção da Netflix e Disney+
- Post atualizado em 06.6.2025
Ultimamente estou conseguindo ver mais séries na Netflix*, geralmente enquanto faço caminhada. Vejo meia horinha por dia, às vezes interrompendo o episódio no meio, às vezes conseguindo continuar a ver só muitos dias depois, nesta minha vida corrida e cronometrada que eu levo. Portanto, as séries que recomendo abaixo são mesmo MUITO boas: por conseguirem nos prender e por eu nunca perder o fio da meada, mesmo assistindo de forma tão entrecortada.
Um dos meus gêneros favoritos é o de suspense ou policial, então resolvi fazer um post só reunindo todas as séries desse gênero que eu já vi.
E vou atualizando o post aos poucos, sempre que descobrir alguma série nova, tá? Vocês podem indicar também nos comentários, claro! 😉
Anotem aí!
16 ótimas séries de mistério e suspense no streaming
1. Uma Mente Excepcional
Disney+ (StarPlus) – Já perdi as contas de quantas vezes e para quantas pessoas indiquei esta série nas últimas semanas. “Você gosta de séries policiais? Tipo Law & Order? Nossa, então não deixe de ver esta, é MUITO BOA!”, eu disse. A protagonista Morgan, interpretada pela atriz Kaitlin Olson, é uma mãe de três crianças, recém-separada do pai dos caçulas, que leva uma vida instável porque nunca consegue se fixar em nenhum emprego, que se veste de maneira extravagante e, além de ter uma memória fotográfica impressionante, é inteligentíssima e capaz de armazenar informações como se fosse um computador de última geração. A graça da série, para além de ver as histórias policiais de sempre, com assassinatos e suspeitos, é ver Morgan desvendando rapidissimamente as pistas mais obscuras (e calando a boca de todos que, a todo momento, duvidam de sua capacidade). Leia a resenha completa e assista ao trailer de Uma Mente Excepcional.
2. Only Murders in the Building
Disney+ (StarPlus) – A história tem muitos mistérios, que remetem ao melhor estilo de Agatha Christie. Um jovem morre misteriosamente no apartamento em que vive, em um prédio com centenas de moradores em Nova York. A polícia decide o caso como suicídio. Mas três vizinhos desconfiam que ocorreu um assassinato e resolvem desvendar o crime juntos, ao mesmo tempo em que inventam um podcast para contar suas descobertas. Esses três vizinhos são interpretados por três baitas atores: Steve Martin, Martin Short, e Selena Gomez. Já assisti às quatro temporadas (as últimas com Meryl Streep no elenco). Leia a resenha completa e assista ao trailer de Only Murders in the Building.
3. A Morte Entre Outros Mistérios
Disney+ (StarPlus) – Ela tem apenas dez episódios, que têm entre 39 e 54 minutos de duração, e me prenderam do início ao fim, num jogo de intrigas e suspense e com um roteiro muito bem feito, cheio de reviravoltas, em que mocinhos e bandidos nunca são quem parecem ser. A maior parte da história se passa dentro de um navio de luxo, numa festa privada bancada por uma família bilionária, que estava prestes a fechar um acordo com outra família também bilionária. Lembra até um pouco o filme “Triângulo da Tristeza“, com esse cenário. Mas eis que um hóspede é assassinado em um dos quartos. Leia a resenha completa e assista ao trailer de A Morte entre outros Mistérios.
4. As Leis de Lidia Poët

Netflix – Lídia Poët é uma clássica história de detetive de época, bem ao estilo de Sherlock Holmes, mas com um diferencial importante: quem desvenda os crimes é uma mulher incrível, baseada em uma personagem real, que enfrenta todo tipo de machismo, inclusive institucionalizado.
Assim, a série vai além de uma mera história de detetive, com um viés feminista de sua personagem principal, que foi, na vida real, a primeira mulher advogada na Itália, e uma pessoa notável em vários aspectos: progressista, humanista e bem à frente do seu tempo. A série, é claro, retrata Poët por uma lente ficcional, mas nos leva a querer saber mais sobre a personagem real – e é incrível como ela contribuiu para abrir portas para outras mulheres.
São apenas seis episódios [ATUALIZAÇÃO: agora são 12, já que fizeram uma segunda temporada], de pouco mais de 40 minutos cada, em que vamos conhecendo um pouco mais sobre a história de Poët e sobre como ela luta contra moinhos – não só contra criminosos, mas contra os homens togados que tentam impedir que ela trabalhe. De quebra, ainda ajuda clientes marginalizados, como operários e prostitutas. E, no meio disso tudo, se apaixona. Belo roteiro! Assista ao trailer de As Leis de Lidia Poët.
5. Manual de Assassinato para Boas Garotas
Netflix – Esta série tem todos os ingredientes do gênero do mistério: uma jovem morta anos antes, cujo corpo nunca foi encontrado; uma adolescente que resolve investigar o caso, sai interrogando todo mundo e passa a receber ameaças; um monte de gente bastante suspeita ao redor. Isso tudo num cenário bucólico de uma cidadezinha em que todos parecem se conhecer. Leia a resenha completa e veja o trailer de Manual de Assassinato para Boas Garotas.
6. Assassinato na Casa Branca
Netflix – Para quem gosta de séries de mistério, esta é um prato cheio. Tanto pelo mistério em torno do assassinato que é investigado nessa minissérie, quanto pelo cenário em que ele ocorre: em plena Casa Branca, que tem todo um aparato de funcionários de todos os tipos (inclusive de segurança, mas também cerimonial, limpeza, manutenção, floricultura, cozinha etc etc) – todos potenciais suspeitos. Leia a resenha completa e veja o trailer de Assassinato na Casa Branca.
7. O Casal Perfeito

Netflix – Esta minissérie deu o que falar logo que foi lançada pela Netflix. Um dos motivos é a presença de Nicole Kidman no elenco. Mas a história é boa mesmo. Uma família milionária vai celebrar o casamento de um dos filhos, quando uma pessoa morre, e a polícia começa a investigar. Literalmente todo mundo é muito suspeito naquela família, e há motivos de sobra para a morte, como vamos descobrindo aos poucos. E a narrativa mantém bastante suspense. Para se ter uma ideia, só vamos descobrir quem que morreu depois de quase 50 minutos do primeiro episódio. Depois são só mais cinco episódios até o desfecho, que consegue surpreender. Assista ao trailer de O Casal Perfeito.
8. Lupin
Netflix – Já assisti às três temporadas, que totalizam 17 episódios, cada uma melhor que a outra. Trata-se de um ladrão genial, extraordinário mesmo, que está tentando vingar a morte do pai, agindo inspirado no personagem Lupin, do clássico da literatura. Esta série é super ágil e conta para o ator principal com o excelente Omar Sy, de Intocáveis. Assista ao trailer da série Lupin.
9. Não fale com estranhos
Netflix – Minissérie com oito episódios, que conduz o roteiro com muita habilidade e não deixa o interesse do espectador esmorecer nem por um segundo. Logo no primeiro episódio, somos apresentados a três mistérios: um adolescente encontrado nu e desacordado, uma alpaca decapitada e uma mulher desaparecida. Esses mistérios têm alguma relação entre si? É o que vamos descobrindo nos capítulos seguintes. A premissa da série é que todo mundo tem pelo menos um segredo grande a esconder. E esses segredos vão se entrelaçando, dando nós, indo e voltando, de tal forma que, se fossem teias, no final da série teríamos um novelo inteiro. Leia a resenha completa e assista ao trailer de Não Fale com Estranhos.
10. Safe
Netflix – Outra minissérie de oito episódios, outra baseada em uma novela de Harlan Coben (assim como “Não Fale com Estranhos”), um escritor americano especializado em mistério e que já escreveu uns 30 livros do gênero. Eu gostei mais da outra série, mas esta também foi divertida de ver. Logo no primeiro episódio, uma adolescente desaparece e o namorado dela também some. O pai da jovem passa a investigar para ver se encontra a filha. Assista ao trailer da série Safe.
11. Apenas um Olhar
Netflix – Esta minissérie de seis episódios também é baseada em um livro de Harlan Coben. Assim como as duas anteriores, tem muuuuito suspense e muitas reviravoltas na trama. Só achei o ritmo dessa produção polonesa um pouco lento demais. Mas vale a pena assistir. Os episódios são curtos, todos de cerca de 40 minutos de duração. Assista ao trailer da série Apenas um Olhar.
12. Inacreditável
Netflix – Minissérie com um misto de suspense, drama e de reflexões sobre um assunto tão sério quanto a violência sexual contra as mulheres. A personagem principal da trama é a jovem Marie, interpretada brilhantemente por Kaitlyn Dever, que chegou a ser indicada ao Globo de Ouro pelo papel. Ela sofre um abuso violento de seu estuprador, mas depois sofre muitos outros abusos, de incontáveis pessoas, inclusive daquelas que deveriam protegê-la. As outras personagens principais são as detetives Karen Duvall (Merritt Wever) e Grace Rasmussen (a experiente Toni Collette). Ambas são como a Liv de Law & Order: corajosas, duronas, obstinadas com o trabalho, mas extremamente sensíveis com o que viveram as vítimas, empáticas com a situação delas, compreensivas. Bom seria se existissem mais detetives assim no mundo. Leia a resenha completa e assista ao trailer de Inacreditável.
13. O Bosque
Netflix – Minissérie com seis episódios, cada um com cerca de 50 minutos. Esta se passa numa cidadezinha minúscula, na França, onde todos se conhecem. De repente, uma menina some. O novo chefe da polícia local, capitão Decker, investiga o caso, com ajuda da policial Virginie. A série é mais sombria, mais rústica, como os policiais de antigamente. Sem tantos recursos e tanta tecnologia à disposição. Assista ao trailer de O Bosque.
14. Ninguém pode saber

Netflix – No primeiro episódio, somos apresentados a Laura e Andy, mãe e filha, moradoras de uma cidade absolutamente pacata. Eis que um homem ataca pessoas na lanchonete e Laura impede que esse ataque continue da maneira mais surpreendente. Toda a imprensa passa a querer ouvi-la, mas tudo o que ela quer é manter a discrição. Nos episódios seguintes, vamos descobrindo uma história intrincada por trás da fachada de Laura, ao mesmo tempo em que a filha Andy também vai percebendo que a mãe não era quem ela achava conhecer. Baita suspense legal, com oito episódios nesta primeira temporada. Assista ao trailer de Ninguém Pode Saber.
15. Stranger Things
Netflix – Série de ficção científica e fantasia, mas também bastante suspense e um pouco de terror. Por enquanto com quatro temporadas, mas dizem que uma quinta está em produção. Tem altas coisas previsíveis, mas é uma série teen divertida, com muita nostalgia para quem viveu os anos 80. Se você gosta de suspense, sci-fi e nostalgia, tudo no mesmo pacote, já deve ser fã deste sucesso da Netflix. Assista ao trailer de Stranger Things.
16. Wandinha
Netflix – Esta série dirigida e produzida pelo grande Tim Burton, lançada no fim de 2022 pela Netflix, fez sucesso instantâneo. Inclusive entre a nova geração, que não conhecia nada de Família Addams e ficou estranhando Wednesday ter sido traduzido como “Wandinha” (como sempre foi, ora bolas). Só de ser sobre a Família Addams, já mereceria estar nesta lista de melhores séries, mas temos aqui uma verdadeira história policial, com Wandinha fazendo as vezes de uma detetive e desvendando um mistério envolvendo serial killers como uma Sherlock. Com a diversão a mais de tudo se passar numa atmosfera escolar adolescente típica. Todos os esquisitões ao seu redor são suspeitos, inclusive os ditos “normais”. O elenco também é incrível, com presença até da Wandinha original, de 30 anos atrás, a atriz Christina Ricci. A primeira temporada foi incrível e já termina deixando claro que haverá muitas outras. Mal posso esperar (e se cuide, “Stranger Things”!). Assista ao trailer de Wandinha.
* ATUALIZAÇÃO EM 19/4/2023: Comecei o post só com séries da Netflix, mas depois acrescentei da StarPlus, por isso mudei o título para “no streaming”, dando mais espaço a outras plataformas 🙂
Mais séries legais que vi na Netflix, de outros gêneros:
- Gilmore Girls (comédia, drama)
- ‘Love’ (amor, comédia e drama)
- ‘O Gambito da Rainha’ (drama)
- Anne with an “E” (série de época)
- Black Mirror (ficção científica)
- Nada Ortodoxa (drama)
- ‘Love’: uma série curtinha da Netflix que une amor, drama e humor
Leia também:
- Uma crítica para a série ‘Dark’, sucesso mundial da Netflix
- As melhores séries na TV para crianças de 4 a 10 anos
➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.
➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉
Descubra mais sobre blog da kikacastro
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.














Amei a serie Safe, é com o mesmo ator de dexter
CurtirCurtir
Muito boa, né!
CurtirCurtir