1 ano de pandemia e a conversa com nosso ‘eu’ do futuro

Foto: Drew Beamer / Unsplash
Foto: Drew Beamer / Unsplash

Lembro que quando a pandemia começou, lá no já longínquo março de 2020, muita gente, mas muita mesmo, achava que seria coisa de poucos meses. Que em setembro, por exemplo, a vida já teria voltado ao normal. E eu, que lia muito o noticiário internacional e científico, dizia: gente, isso é coisa para 2 a 5 anos.

Ainda assim, confesso que entrei em 2021 mais otimista, achando que, com a chegada das vacinas, este seria um ano bem mais leve. Nem nos meus piores pesadelos a gente completaria 1 ano de pandemia no pior momento do coronavírus, com variantes novas, vacinas insuficientes, governo federal catastrófico e colapso completo da saúde pública e privada. Com lockdown mais severo não só no Brasil inteiro mas em outros países do mundo, mesmo os que tiveram gestão pública mais eficiente que a do genocida que chefia o Executivo no Brasil.

 

Mas chegamos ao primeiro aniversário da pandemia sem nada, nada para comemorar. Precisaremos de muito mais doses de vacinas, muito mais agilidade na vacinação e muito mais investimento em todo o resto (leitos, medicamentos, respiradores etc) para evitar que outras 300 mil vidas sejam ceifadas nos próximos meses.

No dia 3 de março do ano passado, antes de tudo isso começar, escrevi a mim mesma uma dessas “cartas para o futuro“. Recebi no dia 3 de março deste ano. Que inocente eu era então! Nem imaginava que o coronavírus ia vir com força total naquele momento. Achava que meu filho estaria curtindo a escolinha pra burro, como estava naquele inicinho de ano. Achava que a situação dos parentes, amigos e aqui em casa estaria plena de felicidade.

Espero, de coração, encontrar a Cris do futuro, de daqui a um ano, mais otimista que esta do presente. Vacinada, com a família toda vacinada, sem queridos mortos, preferencialmente empregada. E mais importante de tudo: vendo uma luz no fim do túnel.

Que este post sirva como uma carta para o futuro…

E você, como espera encontrar o mundo daqui a um ano? Escreva também uma carta para o futuro e compare, daqui a um ano, com a realidade que encontrará te aguardando.

 

Leia também:

***

Quer assinar o blog para recebê-lo por email a cada novo post? É gratuito! CLIQUE AQUI e veja como é simples!

faceblogttblog

 

 


Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Avatar de Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, escritora, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1, TV Globo, O Tempo etc), blogueira há mais de 20 anos, amante dos livros, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Autora dos livros A Vaga é Sua (Publifolha, 2010) e (Con)vivências (edição de autor, 2025). Antirracista e antifascista.

4 comments

  1. Na verdade acho que 99,9% da população planetária achava que era coisa de alguns meses!!!! Eu, por exemplo, estava chateada pq o clube fechou, pensei que em abril já estaria aberto novamente 🤦
    E foi um texto que vc publicou aqui que me fez carina real. Obrigada! Confesso que no início fiquei chocada, mas depois me ajudou muito. Eu estava empurrando tudo com a barriga, mas depois que me dei conta de que a vida agora seria essa comecei a de fato fazer adaptações que já tinha que ter feito desde o início da pandemia.
    Abraços

    Curtir

      1. É aquele em que vc diz que 2021 seria igual a 2020. Acho que até então eu inconscientemente me recusava a internalizar a permanência da pandemia… Inclusive estava planejando viagem internacional para dezembro do ano passado (e não era para o Afeganistão, um dos poucos lugares que ainda nos recebia)
        Mas de uma certa forma vc errou, Cris, 2021 está sendo ainda pior (infelizmente!!!!!)

        Curtir

Deixe um comentário

Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo