‘O Menino e o Mundo’: estética linda, história pouco original

Veja se estiver com tempo: O MENINO E O MUNDO
Nota 6

Cena do filme O Menino e o Mundo

Confesso que fui assistir a “O Menino e o Mundo” com certa preguiça. Tinha acabado de ver “Divertida mente” – que também concorre ao Oscar deste ano na categoria melhor animação –, que tem toda aquela profusão de cores, detalhes e sons, além de um dos roteiros mais filosóficos da Disney. Achei muito bom, dei nota 8 aqui no blog.

Aí fui ver o trailer da animação brasileira e percebi que não há diálogos e os traços do desenho parecem infantis. A estética é completamente diferente. E, ao mesmo tempo que acho o fim do mundo o complexo de vira-latas do brasileiro, também dispenso o ufanismo gratuito: não vou torcer por um filme numa premiação apenas por ter sido feito por um conterrâneo meu.

Mas, como eu disse, a estética de “O Menino e o Mundo” é oposta à de filmes de animação blockbuster. E é seu ponto forte, no fim das contas. A arte do filme é L-I-N-D-A. As cenas que mostram o céu, por exemplo, são de embasbacar. O brilho que conseguem imprimir na tela parece mesmo um sol, ou uma lua, ou um vaga-lume. É muito bonito mesmo.

menino3

Além disso, o filme adora explorar as simetrias e formas geométricas. Se mostra uma plantação de algodão, por exemplo, traz a vista de cima, com várias formas ritmadas, como se os trabalhadores fossem formiguinhas [imagem abaixo]. O mesmo ao mostrar contêineres sendo embarcados num navio ou operários trabalhando na indústria.

menino2

Esse ritmo e essa simetria são obviamente propositais dentro da crítica que o filme faz ao “progresso” do mundo moderno, ao esmagamento provocado pela indústria no ser humano, que se torna máquina. Aquela coisa que já vem sendo mostrada no cinema desde “Tempos Modernos”, de Charles Chaplin, ou antes.

Esteticamente, lindo. Em termos de história, velho. Ou, pelo menos, muito pouco original. Como o filme não tem diálogos, vamos absorvendo aquelas cenas maravilhosas, embalados por uma trilha sonora muito gostosa, mas senti falta da história mesmo. Parecia um videoclipe de fazer ninar. Aí vem outra confissão: faltando meia hora pro filme acabar, eu cochilei. Dormi mesmo, de apagar. Acordei bem no finzinho e tive que voltar para ver de novo o que tinha perdido. Ou seja, não basta ser lindo, se acabar dando sono.

Tendo “Divertida mente” como concorrente, será difícil que a animação de Alê Abreu leve a estatueta do Oscar. O filme da Disney já ganhou, por exemplo, o Globo de Ouro e o Bafta, que são duas premiações de quase tanto prestígio quanto o Oscar. Mas já é bacana ver o trabalho do brasileiro sendo reconhecido em vários festivais mundo afora. Que venham novas indicações!

Assista ao trailer do filme ‘O Menino e o Mundo’:

Mais posts sobre filmes:

➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.

➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉

Receba novos posts de graça por emailResponda ao censo do Blog da Kikafaceblogttblog

 

tarja_licenca


Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Avatar de Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, escritora, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1, TV Globo, O Tempo etc), blogueira há mais de 20 anos, amante dos livros, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Autora dos livros A Vaga é Sua (Publifolha, 2010) e (Con)vivências (edição de autor, 2025). Antirracista e antifascista.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo