‘O Telefone do Sr. Harrigan’ e uma reflexão sobre as novas tecnologias

Cena do filme O Telefone do sr. Harrigan, baseado em um conto com o mesmo nome de Stephen King.
Cena do filme O Telefone do sr. Harrigan, baseado em um conto com o mesmo nome de Stephen King.

Vale ver na NetflixO Telefone do Sr. Harrigan (Mr. Harrigan’s Phone)
2022 | 1h44 de duração | Classificação: 12 anos | nota 8

Ontem falei aqui sobre o conto “O Telefone do Sr. Harrigan“, que abre o excelente livro “Com Sangue”, de Stephen King.

Peguei este livro para ler depois de assistir ao ótimo filme A Vida de Chuck, que foi inspirado na segunda história do livro. E, na via contrária, fui assistir ao filme “O Telefone do Sr. Harrigan”, disponível na Netflix, depois de ler o conto.

A adaptação é muito boa. Não tanto quanto A Vida de Chuck, mas também super fiel ao livro (não à toa, foi chamada pelo próprio Stephen King de “brilhante“). Tem aquela mescla de drama e terror, mostra com doçura a amizade entre o jovem Craig e o velho Harrigan e também aborda a questão do avanço da tecnologia, que está presente desde o título.

Por exemplo, nesta passagem, que é uma das minha favoritas no livro (está nas páginas 30 a 33), e no filme ainda ganhou um incremento ao tratar das fake news:

A maior parte da história se passa no ano de 2007, o mesmo em que o primeiro iPhone foi lançado. Nem faz tanto tempo assim, mas vejam quanto a tecnologia evoluiu desde então (já estamos no iPhone 17)…

Se tivéssemos nos feito todas essas perguntas que o sr. Harrison se faz, já viciado em sua nova “geringonça”, será que teríamos colocado um freio naquele “avanço”?

Porque é fácil pensar depois que tudo já aconteceu (ou degringolou). Muito mais difícil é ser visionário, como ele, e pensar no que pode acontecer.

Neste ponto em que estamos hoje, 2025, será que conseguimos antever algo sobre o futuro próximo? O que nos espera? Será que não devíamos estar um pouco mais preocupados?

Enfim, eu não sei. Talvez saiba daqui a quase vinte anos, quando os rumos já tiverem sido tomados – ou seja, quando já for tarde demais.

Como comprar o livro de crônicas (Con)vivências, de Cristina Moreno de Castro, do blog da kikacastro.

Você também vai gostar destes posts:

***

Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.

Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 

Canal do blog da kikacastro no WhatsApp
Receba novos posts de graça por email
Responda ao censo do Blog da Kika
faceblog
ttblog

Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Avatar de Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, escritora, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1, TV Globo, O Tempo etc), blogueira há mais de 20 anos, amante dos livros, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Autora dos livros A Vaga é Sua (Publifolha, 2010) e (Con)vivências (edição de autor, 2025). Antirracista e antifascista.

2 comments

  1. Não me lembro se em 2007 eu tinha celular, mas, se tivesse, duvido que teria a mesma perspicácia do Sr. Harrigan. Eu me lembro do surgimento da Internet e como eu pensava que ela faria muito bem à humanidade e a defendia contra a censura. Hoje não tenho a mesma certeza. Vou assistir ao filme.

    Curtir

Deixe um comentário

Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo