- Texto escrito por Cristina Moreno de Castro
Quando comecei a resgatar mais vídeos que gravei em 2010 para o blog Novo em Folha, da “Folha de S.Paulo”, o jornalista James Cimino perguntou se eu ainda tinha guardado um vídeo que fiz com ele sobre uma experiência inusitada que ele teve, que rendeu a seguinte reportagem: Surdo-mudo bielorrusso cruza o mundo em motocicleta.
Claro que eu tinha! Tenho tudo guardadinho nos meus backups 😀
Para esta matéria, ele teve que fazer uma entrevista com um personagem que era surdo, mudo e alfabetizado em russo. Que não conhecia nenhuma palavra de inglês, muito menos de português.
Como fazer isso? É possível se comunicar com alguém, de maneira confiável, sem compartilhar nenhum idioma em comum? Só com mímicas, gestos, olhares, fotos e outros documentos?
Neste vídeo super divertido, James Cimino mostra que sim, é possível:
James Cimino é um jornalista muito versátil. Ele começou a carreira no “Agora“, jornal popular do Grupo Folha, onde esteve por quase dois anos. Depois foi repórter da “Folha de S.Paulo” por mais de três anos. De lá, foi para Los Angeles, como correspondente freelance da GloboNews e do UOL. Depois ele foi frila para “O Globo” em Nova York e, desde 2021, já fez vários trabalhos em Londres, na Inglaterra.
Na semana que vem, vou tentar resgatar mais vídeos daquela época, para que esses aprendizados tão legais não se percam mais 🙂
Você também vai gostar destes posts:
- Livro Sucursal das Incertezas, de José de Souza Castro, ganha versão impressa e nova cara digital
- Um manual de redação antirracista para jornalistas
- O jornalismo mudou. Para melhor ou pior?
- O jornalismo como conheci está com os dias contados
- Um estudo sobre a sobrevivência do jornalismo
- Reflexão aos leitores e fazedores de jornais
- Jornalistas agora têm que lutar contra fake news, coronavírus e o fascismo
- As dicas de 37 grandes jornalistas para quem está começando na profissão
- Uma homenagem às mulheres que fizeram a diferença na minha carreira
➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.
➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉
Descubra mais sobre blog da kikacastro
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.




