Quando li “Os Crimes do Monograma“, destaquei aqui no blog como a escritora britânica Sophie Hannah havia conseguido a proeza de capturar o estilo, método e modelo de Agatha Christie. Para fazer aquele livro, Hannah teve autorização dos herdeiros da rainha do crime para lançar um livro em seu nome, e ainda usando seu mais emblemático personagem, Hercule Poirot.
Achei que seria difícil alguém conseguir o mesmo feito, mas acabei de ler este “Histórias de Miss Marple” e, de novo, fiquei surpresa com o talento presente nos 12 contos, escritos por 12 autoras diferentes, todos tendo como protagonista a astuta senhorinha de St. Mary Mead que originalmente protagonizou 13 romances e 21 contos de Agatha Christie.
Neste livro, vemos Miss Marple com aquele mesmo jeitinho que Agatha a havia descrito: fã de crochê e tricô, de jardinagem e de uma boa fofoca no vilarejo em que vivia. Inteligentíssima e sempre de olhos e ouvidos abertos, que a levam a solucionar crimes intrincados, ganhando o respeito inclusive dos investigadores da Scotland Yard.
Embora alguns contos tenham quebrado bastante da rotina de Miss Marple, colocando ela em passeios em Nova York, Hong Kong e na Itália, no geral eu li as histórias como se estivesse lendo as originais da rainha do crime, assim como havia acontecido com Sophie Hannah.
Ou seja, temos aqui escritoras que são verdadeiras fãs de Agatha, e também estudiosas de seu estilo, que conseguiram copiar com fidelidade. São elas: Alyssa Cole, Lucy Foley, Naomi Alderman, Leigh Bardugo, Elly Griffiths, Natalie Haynes, Jean Kwok, Val McDermid, Karen M. McManus, Dreda Say Mitchell, Kate Mosse e Ruth Ware.
De novo: como aconteceu quando li “A Contadora“, percebi que eu nunca tinha ouvido falar de nenhuma delas. E, claro, o problema é comigo, não com elas, que são todas autoras best-seller, premiadas, com tradução para vários idiomas, e figuras presentes em listas de mais vendidos do New York Times e afins. Mas que bom que as conheci, porque achei cada história melhor que a outra.
Os contos têm, em média, 31 páginas cada. O mais curto tem 21 e o mais longo, 37. Ou seja, são histórias curtas, o que não prejudica em nada a construção da narrativa, a apresentação dos personagens, a criação do suspense, do clima, o clímax com um crime, a investigação de Miss Marple e a solução final. As autoras conseguiram construir tudo isso, muito bem, em seu pouco espaço, sem deixar peças soltas nem sensação de que faltou algo. Pelo contrário, terminei cada um dos contos satisfeita com todos os mistérios a respectivas explicações.
E talvez esse efeito seja ainda mais difícil de se conseguir em um curto espaço do que quando temos todo um livro de mais de 200 páginas para… hum… enrolar. Ou seja, de novo, mérito dessas autoras contemporâneas, que tão bem aprenderam com a mestra.
Pra melhorar, achei o livro num preço super camarada na internet (link abaixo), por isso ele foi o presente que resolvi me dar de aniversário neste ano. Para quem curte histórias de detetive, como eu, este livro-homenagem foi puro entretenimento.
“Histórias de Miss Marple: uma homenagem a Agatha Christie”
Várias autoras
ed. HarperCollins
399 páginas
R$ 27,56 na Amazon (preço consultado na data do post; sujeito a alterações)
Você também vai se interessar:
- Os melhores livros de detetive, policiais ou de mistério que já li
- Os melhores livros de contos que já li
- Minha seleção de livros de escritoras mulheres
- As melhores séries policiais ou de suspense na Netflix
➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.
➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉
Descubra mais sobre blog da kikacastro
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.




