Um livro de Agatha Christie escrito por outra pessoa

Os cinco livros que Sophie Hannan lançou com Hercule Poirot, de Agatha Christie, entre 2014 e 2023. Os dois últimos me parece que ainda não têm tradução para o português.
Os cinco livros que Sophie Hannan lançou com Hercule Poirot, de Agatha Christie, entre 2014 e 2023. Os dois últimos me parece que ainda não têm tradução para o português.

Xiii… A Cris deve ter enlouquecido…! Como assim “um livro de Agatha Christie escrito por outra pessoa“?

Mas é isso mesmo, amigos: quase 40 anos depois que a rainha do crime já tinha morrido, a escritora britânica Sophie Hannah lançou um romance policial, “Os Crimes do Monograma”, com a inédita 41ª aparição do famoso detetive belga Hercule Poirot.

Hannah foi autorizada pelos herdeiros de Agatha, e detentores de seus direitos autorais, a lançar este que seria o primeiro romance inédito de Agatha Christie… mas que não foi escrito por ela. E ainda liberaram a presença de seu personagem mais marcante na história.

Comecei a ler com um pé atrás, imaginando como era hercúlea esta missão que Hannah pegou para si, que provoca inevitáveis comparações com a dama do crime.

Mas fiquei impressionada, de verdade, com a capacidade que ela teve de se apropriar do cenário, da linguagem e até da lógica de Agatha Christie. É fácil ler este livro e esquecer que não estamos, realmente, lendo Agatha, mas apenas uma outra escritora que provavelmente é fã e estudiosa de seu estilo.

Sophie conseguiu capturar o senso de humor, as historinhas de amor, as migalhas de mistério deixadas por Poirot e até a personalidade do detetive da Scotland Yard, que se parece com a de muitos outros ajudantes de Poirot que já apareceram nos livros de Agatha.

Acho que, tirando pelo tamanho do livro, que tem 286 páginas (já li 42 livros de Agatha, e eles têm, em média, 226 páginas), quase todo o resto foi bem fiel ao estilo, método e modelo daquela que foi a romancista mais bem sucedida da história da literatura popular mundial.

Foi uma surpresa boa e uma verdadeira homenagem aos milhões de fãs de Agatha Christie ao redor do planeta, além de ter sido também um tributo a ela própria, que deu um jeito de continuar viva (como só acontecia nos mais mirabolantes planos desvendados por Poirot).

Não à toa, o sucesso da iniciativa foi tão estrondoso, que Sophie já escreveu outros quatro livros baseados na obra de Agatha Christie – o mais recente deles lançado no ano passado. Que venham muitos mais!

Capa do livro 'Os Crimes do Monograma', de Sophie Hannah“Os Crimes do Monograma”
Agatha Christie por Sophie Hannah
ed. Nova Fronteira
286 páginas
R$ 24,90 na Amazon (preço consultado na data do post; sujeito a alterações)

Você também vai se interessar:

➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.

➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉

Canal do blog da kikacastro no WhatsAppReceba novos posts de graça por emailResponda ao censo do Blog da Kikafaceblogttblog

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1 e TV Globo, UOL, O Tempo etc), blogueira há 20 anos, amante dos livros, poeta, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Antirracista e antifascista.

Deixar um comentário