Eu tinha ido à Gruta da Lapinha só aos 5 anos, e lembro que foi um passeio que me marcou muito na época. Beto e Luiz nunca tinham ido, então aproveitamos a folga de Carnaval para ir até lá no domingo.
Ficamos impressionados não só com o tanto que essa paisagem pré-histórica é incrível, com suas pedras esculpidas pelas águas, com brilhos, cores e texturas únicos, suas estalactites e estalagmites (tem palavras mais legais do que essas duas?), seus esconderijos misteriosos e os mais de vinte metros de túneis subterrâneos que a gente desce, mas também com a organização em geral do museu em homenagem ao genial Peter Lund e do próprio Parque Estadual do Sumidouro.
É muito mágico termos todas essas maravilhas tão pertinho de BH! Assim como temos Ouro Preto, a Serra do Cipó, e tantas outras paisagens imperdíveis. Minas Gerais não se cansa de me surpreender ❤️
Veja as fotos da Gruta da Lapinha, em Minas Gerais:
12 coisas que você precisa saber sobre o passeio na Gruta da Lapinha (MG)
Veja, a seguir, algumas informações úteis sobre o passeio na Gruta da Lapinha:
1. A Gruta da Lapinha fica a 52 km de Belo Horizonte e apenas 20 km do Aeroporto Internacional de Confins. (Veja como chegar até a Gruta da Lapinha).
2. Ela fica dentro do Parque Estadual do Sumidouro e faz parte do Circuito das Grutas de Minas Gerais.
3. Veja informações sobre hospedagem e alimentação em Lagoa Santa, município onde fica a Gruta da Lapinha.

4. A gruta tem, ao todo, 40 metros de profundidade e 511 metros de extensão, dos quais 300 metros são visitáveis. São 12 salões, com iluminação artificial, que visitamos com presença de um guia turístico.
5. O passeio dura, ao todo, uma hora. Começa na bilheteria, onde recebemos as informações gerais, passa pelo museu sobre a história de Peter Lund e do berço da paleontologia brasileira, que fica ali em Lagoa Santa, segue pela colocação de capacetes de segurança e termina dentro da gruta, em grupos de até 20 pessoas.

6. A sede administrativa da gruta tem banheiros, água, lanchonete, lojinha de souvenir, feirinha de artesanato e espaço amplo e aberto ao público, com parquinho e área verde ótima para piqueniques.
7. Os ingressos para a gruta custam R$ 30 a inteira e R$ 15 a meia, e podem ser comprados pela internet. Não é preciso fazer agendamento prévio. É obrigatório uso de calçados fechados. A visita é feita com presença obrigatória de um guia do IEF.
8. O percurso, de cerca de 40 minutos dentro da gruta, tem escadas e espaços estreitos, mas não é difícil. Tanto que no meu grupo havia muitas crianças pequenas e uma mulher usando muletas, mas que fez tudo numa boa.

9. Quem quiser também pode comprar ingressos para outras atrações do parque, como a trilha de mais de 5 km que vai até Pedro Leopoldo, o aluguel de quadriciclos, a visita à gruta da Macumba, a área de rapel etc. O Museu Arqueológico da Lapinha, em forma de castelo, está em processo de restauração.

10. Funcionamento da Gruta da Lapinha: Todos os dias da semana (segunda a segunda), de 8h30 a 17h (última saída às 16h). Saídas a cada hora do dia.
11. Contato: 31-3689-8592 e 31-99777-4276. Email: contato@grutadomaquine.com.br.
12. Acesse o site da Gruta da Lapinha para mais informações e orientações.
Você também vai gostar destes posts:
- Melhores parques e passeios ao ar livre em BH para levar as crianças
- Um passeio pelo zoológico de BH (e 3 dicas para aproveitar melhor)
- Parque da Serra do Curral: um respiro de natureza com uma vista deslumbrante em BH
- Melhores restaurantes com espaço kids grátis para levar crianças em BH
- Mercado Central de BH, 93: as melhores lojas para você virar freguês!
- Melhores livros para crianças de 6 e 7 anos que leem sozinhas
- Dia da Árvore: livros e ideias para as crianças amarem o verde
- As melhores séries na TV para crianças de 4 a 10 anos
➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.
➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉
Descubra mais sobre blog da kikacastro
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.




É uma das atrações turísticas de Minas que mais visitei. Sempre que havia em casa alguém do exterior ou de outros estados que queriam conhecer alguma gruta mineira, é para a Lapinha que os levava. Ver essas fotos é reanimadora, pois a Lapinha continua a mesma.
CurtirCurtir
Lá é uma incrível atração mesmo! 😀
CurtirCurtir